Engomadoria: Como promover o meu serviço online?

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Engomadoria: Como promover o meu serviço online?

O mais comum em Portugal é existir um espaço completo, com serviço de lavandaria e engomadoria. Apesar disso, pode sempre criar exclusivamente uma engomadoria, que também é um serviço com bastante procura. Tem uma engomadoria ou pretende criar? Veja como promover os seus serviços de engomar online.

As engomadorias são espaços dedicados à atividade de engomar roupa, isto é, de “passar a ferro”, que acaba por ser o termo mais comum utilizado.

Se para alguns é uma tarefa fácil e até calmante, para outros acaba por ser uma atividade para a qual não têm jeito, tempo ou que simplesmente preferem optar por não a realizar. Adicionalmente, existem também pessoas que não dispõem de equipamentos de engomar (mesmo os tradicionais ferros de engomar) por opção ou por falta de condições.

Como tal, as engomadorias têm uma elevada procura e são um negócio com alguma rentabilidade. No entanto, se os potenciais clientes não conhecerem a sua engomadoria, é difícil atingir o sucesso pretendido.

Hoje em dia, os canais online são uma excelente forma de dar a conhecer e promover os seus serviços.

Saiba como promover a sua engomadoria online!

- Tenha uma plataforma online própria

Ter um website com um blog é uma das melhores maneiras de gerar tráfego, de forma contínua para o seu site e, em consequência, um melhor e mais forte posicionamento orgânico no Google. Deste modo, mais facilmente aparecerá nos primeiros resultados deste motor de pesquisa e, consequentemente, será visitado por mais pessoas.

Para tal, o conteúdo deve ser relevante e estar devidamente otimizado, seguindo todas as normas de SEO (Search Engine Optimization).

O website deverá, ainda, ter uma boa experiência de usabilidade e estar adaptado para dispositivos móveis, onde a maioria da população acaba por aceder. Pode aproveitar para dar a conhecer a empresa, partilhando conteúdos, como a sua missão, valor, objetivos, todos os serviços disponíveis, contactos, feedbacks de clientes  e outras informações que considere importantes.

Pode, até, dar oportunidade dos clientes marcarem diretamente os serviços pretendidos online, através de um formulário de contacto ou mesmo de uma transação real.

O Vendus Go! é um segundo software gratuito, dentro do Vendus, que tem como objetivo permitir criar e configurar rapidamente uma mini loja online onde poderá receber e processar as encomendas dos seus clientes.

- Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais fazem parte do dia a dia de grande parte das pessoas, de todas as gerações. Deste modo, para a sua engomadoria ser encontrada, oferecer um certo nível de confiança e interagir com possíveis clientes, é praticamente “obrigatório” marcar presença nas redes sociais.

No entanto, existem bastantes redes sociais, com diferentes características, intuitos e públicos-alvo e não tem de estar presente em todas. Em contrapartida, deve optar por estar presente de forma estratégica, isto é, naquelas com as quais a sua marca e os seus potenciais clientes se identifiquem.

Algumas das redes mais conhecidas são o Facebook, Instagram, Pinterest, Youtube, LinkedIn, TikTok e, mais recentemente, o BeReal, que tem ganho um grande destaque.

O segredo é criar conteúdos de forma recorrente e investir em imagens e vídeos de qualidade. Deve também aproveitar para interagir com os seus seguidores.

- Influenciadores Digitais

Os Influenciadores Digitais (também denominados de Influencers) são, neste momento, um dos meios mais fortes para dar a conhecer alguma marca ou produto e promovê-la junto dos seus seguidores.

Se antigamente quem influenciava e criava algumas das maiores tendências eram as figuras públicas, como atores, apresentadores de televisão ou modelos, atualmente já qualquer pessoa pode tornar-se influenciadora digitalmente, criando uma forte presença nas plataformas digitais.

Os Influenciadores acabam por ser pessoas que partilham diariamente momentos da sua vida, relacionados com diferentes tipos de produtos ou serviços, embora existam aqueles mais focados num único segmento, como Moda e Beleza, Tecnologia e Entretenimento e entre outros segmentos.

No caso do seu espaço de engomadoria, deve ter o seu target e estratégia bem definida. Tendo isso, pode fazer sentido criar algum tipo de parceria com Influenciadores com os quais o seu negócio se identifique e cujo target seja semelhante.

Nem só o número de seguidores contam, devem analisar um conjunto de métricas para os selecionar.

- E-mail marketing

Para além de ser utilizado para comunicar e informar, o e-mail mantém-se como um dos canais de marketing mais eficientes da atualidade. Por outro lado, apesar da generalidade das pessoas saber enviar um e-mail, é necessário que exista conhecimento técnico mais aprofundado para explorar todas as potencialidades deste canal.

Para isso, um dos primeiros requisitos é ter uma base de dados completa e atualizada dos seus clientes ou potenciais clientes, de forma a poder utilizar alguns dos seus dados e contactos para enviar conteúdo personalizado e, idealmente, segmentado.

Se pretende explorar todas as vantagens deste canal, crie conteúdo relevante para o seu público, relacionado com diferentes temáticas ligadas com a engomadoria (exemplo: dicas para engomar, como manter a roupa mais tempo e entre outras).

Existem diferentes plataformas de e-mail marketing que poderá utilizar para facilitar a criação, envio e análise deste tipo de e-mails, como o E-goi, Active Campaign ou MailChimp, por exemplo.

- Publicidade paga

A publicidade online “é uma das melhores formas de chegar até a sua audiência, alcançar mais clientes, aumentar as vendas e os lucros”, como refere Neil Patel, um dos mais reconhecidos empreendedores e marketers da atualidade.

Para além dos resultados serem mais rápidos do que a publicidade tradicional, é possível chegar exatamente ao segmento que pretende e medir os resultados objetivos com grandes certezas e objetividade.

Pode apostar em publicidade paga em diferentes canais de comunicação (Google, redes sociais, e-mail) e formatos (vídeo, texto ou imagens).

As plataformas de anúncios mais utilizadas são o Google Ads e os Anúncios do Facebook (Facebook Ads).

 

A grande vantagem dos canais online é o facto de poder analisar todas as campanhas e atividades, podendo ter dados de performance reais e objetivos, que o ajudam a analisar o que funciona melhor e tirar algumas conclusões para o seu negócio, como a preferência por determinados tipos de conteúdos ou serviços.

Defina KPIs objetivos e concretos e ajuste a sua estratégia conforme os resultados obtidos e as necessidades dos seus clientes e potenciais clientes.

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