8 Dicas para fazer do Homeoffice um bom local de trabalho

Blog / Empreendedorismo / 8 Dicas para fazer do Homeoffice um bom local de trabalho
8 Dicas para fazer do Homeoffice um bom local de trabalho

Trabalhar a partir de casa já é uma realidade em Portugal, mas sabe como tornar o seu escritório em casa num bom local de trabalho? Deixamos umas dicas para que possa ser produtivo sem perder a sanidade mental!

1. Prepare o seu espaço de trabalho

Ter um local de trabalho calmo, com espaço suficiente e luminosidade adequada é fundamental para trabalhar bem. Encontre um local na sua casa sossegado e privado, preferencialmente com luz natural e que permita fechar portas, isolando-o confortavelmente das interferências exteriores.

2. Utilize bom equipamento

Aposte em equipamento de qualidade, resistente à utilização diária, que proporciona conforto e evita dores corporais:

  • opte por um cadeira confortável, regulável em altura;
  • escolha uma mesa exclusiva para trabalhar, com largura suficiente para albergar monitor e portátil;
  • adquira um portátil com um bom processamento, que permita fazer todas as tarefas com rapidez;
  • Utilize um monitor com tamanho adequado e com boa resolução.

3. Estabeleça um horário

Crie um horário de trabalho fixo e faça o esforço para o cumprir numa base diária. Desta forma, é possível programar os horários como se estivesse a trabalhar num escritório e evita a procrastinação.

Uma das vantagens de ter um horário definido prende-se com o fato de conseguir separar facilmente a vida pessoal da vida profissional, ter um tempo de trabalho produtivo e também um tempo de lazer relaxante.

4. Evite distrações

Deixar o telemóvel sem som ou noutra divisão ou pedir aos membros da família para não interromperem durante o período de trabalho são algumas ideias para evitar distrações durante o período de trabalho.

5. Faça pausas

Se tem um horário de trabalho, também deve estipular momentos de pausa. Quer seja uma pequena pausa de manhã ou um tempo mais alargado durante a hora de almoço, é importante pausar o trabalho e fazer algo que aprecia e que traga sensação de descanso. Esse é o momento ideal para deslizar os olhos pelo seu perfil pessoal do Instagram, fazer um curso ou simplesmente dar uma caminhada pela vizinhança.

6. Crie uma lista de tarefas

Criar um conjunto de tarefas diárias ou semanais é muito útil, especialmente para se organizar e para cumprir prazos. Pode utilizar a tradicional agenda ou recorrer a aplicativos, por exemplo:

7. Utilize ferramentas de gestão

Existem algumas ferramentas pensadas para facilitar o trabalho remoto, que ajudam a otimizar a comunicação e a realização de determinadas funções, nomeadamente:

8. Tenha um plano B

Pode ficar sem energia, perder o acesso à internet ou outro tipo de percalço que o impeça de trabalhar convenientemente. Por isso, é importante ter um plano de emergência em caso de necessidade e adotar algumas medidas, nomeadamente:
  • Usar o seu portátil ligado à tomada, para que no caso de faltar energia, ainda ter algumas horas de trabalho garantidas;
  • Ter um sistema de acesso a internet alternativo, por exemplo, pens, cartões e hotspots de internet móvel;
  • Escolher um local de coworking perto da sua residência, onde se poderá deslocar facilmente caso necessite.

Vantagens e Desvantagens do Trabalho Remoto

Trabalhar a partir de casa apresenta muitas vantagens, mas não é um “mar de rosas”, existem alguns contras  do trabalho em homeoffice. As principais vantagens estão relacionadas com a autonomia na gestão do trabalho, a liberdade no local e na forma de trabalho, a poupança de tempo pois não existem deslocações e também o acréscimo monetário, pois há um menor gasto com alimentação fora de casa. Conheça as nossas dicas para ser um freelancer de sucesso.

Carga excessiva de horário, má gestão de tempo, presença de distrações e dificuldade em cumprir prazos podem ser os principais entraves no trabalho em casa. Saiba com mais detalhes as vantagens e desvantagens do trabalho freelancer.

Como trabalhar como Freelancer

Se deseja trabalhar por conta própria, é fundamental que tenha um currículo atualizado no Linkedin e que se registe nos principais sites de trabalho remoto como Workana. Se precisa de ideias consulte a nossa lista de negócios rentáveis que pode fazer a partir de casa.

 

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.