16 Negócios para trabalhar a partir de casa

Blog / Empreendedorismo / 16 Negócios para trabalhar a partir de casa
16 Negócios para trabalhar a partir de casa

É possível trabalhar como freelancer para empresas ou ter o próprio negócio a partir de casa. Inspire-se nas diversas opções existentes e opte pela que se adequa às suas aptidões pessoais e profissionais.

1. Formação

Escolha a área em que é especialista e dê formação. Pode ser no formato de aulas particulares em casa ou através de uma forma de comunicação online ou como formador para uma entidade certificada. Esta atividade, que pode ser exercida a tempo integral ou parcial, permite ensinar em muitas áreas: matérias escolares (matemática, português, inglês, etc), culinária, dança, piano, informática, tecnologia, as possibilidades são imensas! Depois de identificar o seu talento como formador, divulgue nas redes sociais (linkedin, facebook), para atrair alunos!

2. Consultoria

Ser consultor é tão vasto e pode ser realizado a partir de qualquer sítio, que pode ser uma boa área para investir esforços. Apenas precisa de ser especialista em determinada área: consultoria jurídica, empresarial, financeira, vendas, recursos humanos, nutrição, desporto, etc.

3. Coaching

Se o seu desejo é ajudar as pessoas a serem bem sucedidas e a progredirem na sua vida pessoal e profissional, enveredar pelo coaching pode ser uma opção. Aposte na formação essencial para exercer a profissão e escolha uma área específica de atuação: desenvolvimento pessoal, crescimento profissional, alcance de determinados objetivos como estudar melhor, emagrecer, etc. O mais importante é propor ações, desafios e transmitir conhecimento aos seus clientes para que atinjam resultados positivos e assumam mudanças comportamentais.

4. Tradução de Textos

Se é formado na área, é possível exercer a tradução desde o conforto da sua casa ou, se preferir, num espaço de coworking. Para divulgar os seus serviços, deve inscrever-se em sites especializados na contratação deste tipo de profissionais. Pode traduzir documentos ou livros de origem ou simplesmente proceder à revisão dos mesmos.

5. Blogging

Esta é uma área interessante, no entanto, não tem um retorno financeiro imediato. Isto porque o valor recebido procede da publicidade e programas de afiliados, que precisa de utilizadores que surgem com o tempo. Torna-se uma atividade ideal para trabalhar parcialmente, pelo menos quando inicia o projeto. Exercer atividade como blogger implica conhecimento sobre a web e a produção de conteúdos relevantes e interessantes.

6. Produção de Conteúdo

Já mencionamos blogging, mas neste caso, trata-se de produção de conteúdo de qualidade para blogs ou sites corporativos. Para além de aptidão para a escrita, também deve ter conhecimento de técnicas SEO e boas práticas online. Ser organizado, gerir bem o tempo e cumprir com os compromissos estipulados, são características bastante valorizadas neste mercado.

7. Webdesign

Hoje em dia, quase tudo passa pelo online, por isso, dedicar-se à criação de sites e landing pages é um excelente negócio. É verdade que a concorrência é feroz, mas pode ser bem sucedido se for de encontro às necessidades e expectativas dos seus clientes. Pode ainda complementar a oferta com serviços de criação de blogs e lojas virtuais.

8. Gestão de Redes Sociais

É uma das profissões mais em voga nos dias de hoje e pode ser completamente realizada a partir de casa. Apenas precisa de um computador com acesso à internet e claro, conhecimento de redes sociais. Pode trabalhar como freeelancer para várias empresas, gerindo as suas páginas no Facebook, Instagram, LinkedIn, etc, e dando maior visibilidade aos seus negócios.

9. Marketing Digital

Se atua na área do marketing digital, é perfeitamente possivel trabalhar em casa como freelancer: ajudando pequenas empresas a ganhar visibilidade na Internet e a conquistar mais leads, fazendo planos, produzindo conteúdos, gerindo campanhas, dinamizando redes sociais, entre tantas outras áreas.

10. Loja Virtual

Ter uma presença online é importante, mas criar uma loja para vender produtos é cada vez mais, uma excelente ideia! É possível gerir completamente uma loja virtual a partir de casa. Apenas precisa de criar um website específico para e-commerce (existem vários templates disponíveis no mercado) e escolher os produtos que pretende vender! Claro que ter uma boa descrição dos produtos (preferencialmente usando técnicas SEO), divulgar nas redes sociais e ter uma atendimento exemplar são ações fundamentais para o sucesso!

11. Design Gráfico

É profissional desta área? Devido à natureza do trabalho, esta é uma atividade que pode exercida em casa para diversas empresas. Anúncios publicitários, logótipos, ebooks e jornais, são algumas das áreas que pode trabalhar como designer gráfico. Lembre-se de estar sempre atualizado e a par das tendências do mercado.

12. Fotografia

Esta é uma área que claramente pode ser bem sucedido. Se é fotógrafo ou simplesmente tem muito jeito para tirar fotografias, pode vender as suas fotos a bancos de imagens ou fazer reportagens fotográficas em casamentos ou outros eventos sociais relevantes. Encontre o nicho de mercado que vai de encontro às necessidades dos clientes e aos seus talentos naturais.

13. Desenho e Ilustração

Rentabilize o seu jeito natural para desenhar. Existem muitas formas que o pode fazer, sem sair de casa. Ilustrações para peças publicitárias, livros infantis ou social media, são só algumas delas. Mais uma vez, a melhor forma é inscrever-se em plataformas especializadas na procura deste tipo de serviços e dar azo à imaginação!

14. Edição de Vídeos

Se tem conhecimentos de edição de vídeo, divulgue os seus serviços na Internet junto de empresas que possam querer contratar um freelancer para a filmagem e edição de imagens de acordo com a área do negócio.

15. Reparações

Se é daquelas pessoas com um jeito natural para reparar equipamentos eletrónico, então este pode ser o seu negócio! A reparação de computadores, smartphones e tablets é muito requisitada, por isso, se tem os conhecimentos, materiais e equipamentos necessários, dedique-se a resolver problemas de software e hardware. Rapidamente vai ter clientes e, se fizer um bom trabalho, eles próprios vão divulgar o serviço!

16. Dropshipping

Esta forma de gerir as vendas - sem stock, comercializando os produtos diretamente do fornecedor - é um excelente negócio para fazer a partir de casa! Na realidade, embora tenha de criar uma loja online, não tem de suportar a despesa de ter stock. Só no momento da compra feita por um cliente, é que precisa de fazer o pedido.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.