Como organizar um Restaurante

Blog / Restauração, Cafetaria e Bar / Como organizar um Restaurante
Como organizar um Restaurante

A organização é fundamental para ter um restaurante de sucesso. Ter um menu claro e bem estruturado, uma equipa que trabalha de forma eficiente e um espaço agradável onde é fácil encontrar tudo o que precisa, são alguns dos aspetos que deve ter em conta quando está a organizar um restaurante. Pronto para descobrir como tornar o seu restaurante super organizado?

 

6 Dicas para Organizar um Restaurante

Ter um restaurante organizado e a funcionar em pleno não tem de ser uma tarefa difícil, deixamos algumas ideias para ser bem scedido nesta área:

 

1. Pense bem no espaço do Restaurante

É muito importante ter um espaço acolhedor e confortável para receber os clientes, mas não pode descurar a funcionalidade e a organização do restaurante. Por isso, invista numa cozinha com um layout funcional, onde tudo tem o seu lugar e é fácil confecionar os alimentos e empratar.

A sala do restaurante, zona onde efetivamente os clientes degustam os seus pratos, também não deve ser esquecida. Pense bem na disposição do mobiliário, privilegiando o conforto e a privacidade dos clientes, deixando uma área adequada de circulação de pessoas.

2. Recrute uma equipa qualificada

Não é suficiente apenas contratar um bom chef. Naturalmente que a qualidade dos pratos é essencial, mas escolher bem todos os colaboradores é fundamental para que o estabelecimento tenha um serviço de alto nível e alcance popularidade.

Comece por definir bem os critérios para cada função e os requisitos que considera essenciais para os elementos da sua equipa. Para além das skills técnicas, é muito importante que encontre profissionais enquadrados com os valores e missão do restaurante e com características pessoais desenvolvidas como simpatia, empatia, caráter e integridade. Saiba como escolher os profissionais ideais para o seu restaurante!

Não se esqueça de providenciar treinamento e momentos de lazer em equipa, para que todos os profissionais se conheçam melhor, criem ligações, aprendam a comunicar eficientemente e trabalhem em perfeita sinergia.

3. Organize a cozinha

Mesmo que tenha pouco espaço, procure dedicar um espaço exclusivo e de fácil acesso para guardar a louça e todos os utensílios utilizados tanto para cozinhar, como para servir os pratos aos clientes.

Organize cada espaço de forma funcional, dispondo os utensílios por ordem de utilização, ou seja, mantenha-os na zona onde vão ser usados. Por exemplo, mantenha as facas que são mais utilizadas, os temperos que não podem faltar e outros utensílios mais usados sempre à mão. O restante equipamento pode ser armazenado em prateleiras ou armários fechados e utilizado quando necessário.

Armazene os alimentos de forma segura e higiénica e crie uma rotina de preparação eficiente. Opte por ter “uma linha de montagem” conhecida por todos os colaboradores e defina de forma clara e objetiva as funções que cada elemento tem na cozinha e na sala do restaurante. Uma máquina bem oleada traz imensos benefícios em termos de organização e posterior satisfação dos clientes.

4. Elabore Fichas Técnicas

As fichas técnicas são fundamentais num restaurante, pois permitem a padronização das receitas, garantindo sempre a mesma qualidade, independentemente do dia ou hora da confeção. Convém referir que estas fichas não são apenas a receita, são os verdadeiros documentos de identidade de um prato específico.

Por isso, crie fichas técnicas pormenorizadas de todos os pratos do restaurante, que devem conter:

  • foto, empratamento e mise-em-place;
  • nome da receita e tamanho;
  • rendimento e peso;
  • lista de ingredientes e respetivo custo;
  • valor da mão de obra, custo total da receita e lucro;
  • utensílios e equipamentos necessários;
  • preço de venda ao público;
  • modo de preparação.

5. Crie uma rotina de limpeza eficiente

Pode parecer que a limpeza não está diretamente relacionada com a organização do seu restaurante, mas, a verdade é que ter um espaço organizado passa por ter uma rotina de limpeza frequente e adequada ao espaço.

Na realidade, a limpeza da cozinha, do local onde se armazena a matéria-prima para servir os pratos deliciosos que confeciona, assim como, do espaço de atendimento direto ao cliente, é um dos fatores fundamentais para ter um restaurante bem-sucedido e devidamente organizado.

Assim, mantenha em bom estado todo o equipamento da cozinha e da sala e crie um calendário diário, semanal e mensal de limpeza de todos os espaços. Também deve-se aplicar o mesmo cuidado aos uniformes e outros equipamentos, como toucas, luvas e aventais.

6. Utilize um excelente software para restauração

O software de faturação online Vendus é ideal para profissionais e empresários de restauração de sucesso que optam por soluções tecnológicas robustas, acessíveis e com suporte gratuito e ilimitado. Com o Vendus pode organizar o dia a dia do seu restaurante, com todas as funcionalidades que este programa disponibiliza:

  • Impressão do Pedido para Cozinha;
  • Take Away e Delivery;
  • Ementa digital;
  • Gestão de mesas;
  • Dividir e separar conta;
  • Transferir produtos e mesas
  • Consultas de mesa e faturação;
  • Compatível com tablet e smartphone.

    O Vendus permite a utilização gratuita durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações. Este programa de faturação na cloud também disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses. Conheça os planos e preços e experimente hoje mesmo o Vendus!

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.