Como escolher um leitor de código de barras para o seu negócio

Blog / POS - Ponto de Venda / Como escolher um leitor de código de barras para o seu negócio
Como escolher um leitor de código de barras para o seu negócio

Os códigos de barras são utilizados em todo o mundo e em todo o tipo de negócios. São quase um bilhete de identidade dos produtos, que facilita a sua leitura por parte dos estabelecimentos, ajudando na contagem de stock e nas transações. No entanto, para que isso aconteça, é necessário utilizar um leitor de código de barras, que transforme os números e linhas contidas no código em dados concretos. Saiba como funciona um leitor de código de barras aqui.

Posto isto, a escolha do leitor de código de barras deve ser um processo consciente e deliberado, visto ser uma ferramenta que impacta diariamente e diretamente cada negócio.

Sabia que existem vários tipos de leitores de código de barras? Conheça os 3 principais disponíveis no mercado:

  • Leitor manual CCD

Os leitores manuais são modelos mais simples, indicados para códigos com boa definição, com um tamanho superior e em superfícies lisas, uma vez que a leitura faz-se através de uma luz LED de pouca precisão. Considerando este fator, o leitor só consegue captar informação a uma distância inferior a 10 cm, distância entre o leitor e a embalagem.

Com um custo relativamente baixo, este é um tipo de leitor bastante utilizado em pequenos negócios, com um número reduzido de produtos, não sendo recomendado para negócios maiores e com uma elevada variedade de produtos.

  • Leitor manual laser

Este tipo de leitor é bastante mais sofisticado que o de CCD, uma vez que inclui um laser com capacidade para realizar leituras a distâncias maiores, o que o torna muito mais rápido e eficiente para negócios maiores, com elevado volume de produtos e que atende um grande fluxo de clientes.

Atualmente, existem vários modelos de leitores de laser manual, incluindo leitores portáteis, que representam uma maior mobilidade e praticidade para a empresa.

  • Leitor fixo laser

O leitor fixo laser, como o próprio nome sugere, é fixado num local, de forma a que sejam os produtos a apontar para o laser para a leitura e não o contrário, como acontece com os leitores anteriores.

Este leitor é uma forma de otimizar espaço, tempo e trabalho por parte do colaborador, sendo indicado para empresas que lidam com elevado número de produtos e pessoas, como supermercados.

O que deve ter em consideração na hora de escolher o melhor leitor de código de barras para minha empresa?

1. Local onde vai inserir o leitor

A leitura de código de barras pode ser realizada em vários locais do seu estabelecimento, embora, por norma, seja feita no ponto de venda ou na zona de logística. Assim sendo, escolha primeiro um local e, de seguida, considerando as características do espaço, escolha o tipo de leitor mais adequado. Por exemplo, em logística, visto que é um trabalho feito em mobilidade, é mais prático ter um leitor manual e móvel, para agilizar a operação;

2. Tipo de mercadoria que será lida

É essencial considerar o tipo de produto, como peso, altura, tamanho da embalagem, tipo de superfície ou, por exemplo, se o produto possui alguma particularidade na sua embalagem, que é o local onde normalmente está o código de barras.

Em supermercados, por exemplo, geralmente é utilizado um leitor de código de barras fixo, uma vez que a generalidade de produtos tem um tamanho relativamente reduzido e um peso baixo, tornando o processo mais rápido e facilitado para o colaborador. No entanto, em lojas de bricolage e construção, é normal existirem produtos como salamandras, ar condicionados e outros, com uma embalagem de grande dimensão e pesada. Nesse caso, faz sentido utilizar um leitor de código de barras manual;

3. Compatibilidade com o tipo de código de barras utilizado nos produtos

A maioria das empresas utiliza códigos de barras nos produtos com o sistema EAN de 13 dígitos. Ainda assim, podem existir fornecedores que utilizem um outro formato.

Assim sendo, recomendamos que escolha um leitor que consiga ler o código de barras utilizado nos produtos que comercializa e adequado ao tipo de serviço prestado no seu estabelecimento;

4. Necessidades do seu negócio

Tenha em conta o tipo de negócio da sua empresa, as necessidades dos seus colaboradores, o investimento em equipamento que necessita de fazer e os dados do seu negócio. É um grande erro considerar apenas o preço do leitor, visto que o barato pode sair mais caro.

É importante que escolha o tipo de tecnologia de leitura adequado ao volume de negócio, tipo de produto, local e circunstâncias da leitura. Como vimos, pode utilizar tecnologia CCD ou laser, dependendo das suas necessidades;

5. Fornecedor com um elevado nível de suporte

É fundamental escolher uma empresa que ofereça um suporte qualificado para o equipamento. Estes equipamentos são bens que devem durar algum tempo e, recebendo a manutenção necessária podem durar ainda mais tempo, o que torna o investimento realizado mais valorizado.

6. Interface utilizada

Existem vários tipos de interfaces utilizadas pelos leitores, como ligação por USB ou Bluetooth. No momento da escolha, não se esqueça de considerar os dispositivos utilizados na gestão do seu negócio e assegure que o leitor escolhido permite uma ligação e configuração fácil com todos eles, tornando o processo de leitura mais ágil.

A escolha inteligente de um leitor de código de barras pode trazer vários benefícios para os negócios:

  • Agilidade e eficiência - Torna o atendimento ou contagem de stock mais ágil, utilizando processos automatizados, com a redução da manualidade;
  • Exatidão e segurança - Evita a manualidade do processo, o que reduz drasticamente a probabilidade de erro humano ou outro tipo de falhas. Isto, por sua vez, reduz os custos para a empresa;

  • Satisfação dos clientes - A modernização dos processos e o aumento da agilidade no atendimento influenciam diretamente a satisfação dos clientes e a confiança que eles têm na empresa.

Ter um leitor de código de barras é fundamental em qualquer tipo de negócio, seja uma pequena mercearia ou um grande supermercado. Tenha em conta estas dicas, conheça 10 Leitores de Código de Barras para o seu POS e escolha o modelo mais adequado.

Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.