Como aumentar a frequência dos clientes no restaurante em 2021

Blog / Empreendedorismo / Como aumentar a frequência dos clientes no restaurante em 2021
Como aumentar a frequência dos clientes no restaurante em 2021

Devido à COVID-19 e às medidas sanitárias que tiveram de ser impostas pelo governo, os restaurantes perderam clientes e a sua fonte de rendimento principal. No entanto, alguns estabelecimentos reinventaram-se e fizeram take away ou entregas em casa, mesmo quando não podiam receber pessoas no seu interior.

Mas agora, com o processo de desconfinamento em ação, tudo está prestes a mudar, por isso deixamos algumas dicas para aumentar a frequência no seu restaurante e para faturar sem parar!

8 Dicas para atrair clientes ao Restaurante

Pequenas mudanças podem fazer a diferença e, muitas vezes, não são difíceis de implementar. Experimente as nossas ideias e veja o seu negócio a crescer!

1. Preste um atendimento excelente

Os clientes não vão apenas ao restaurante para comer, mas também apreciam a experiência, o ambiente, o serviço prestado, a simpatia com que são atendidos. Por isso, preste um excelente atendimento e proporcione uma experiência que fica na memória de cada cliente! Assim, quem o visita vai tornar-se um embaixador do restaurante, recomendando aos seus amigos e familiares.

2. Crie menus atraentes

Sabe aquelas imagens que só de as ver se fica com água na boca? O menu do seu restaurante tem de causar sensação, não só pelas imagens, mas também pelo aspeto e principalmente pelo paladar. Crie pratos saborosos ou recrie bem ementas tradicionais. O importante é os clientes gostarem da refeição e voltarem numa próxima oportunidade.

3. Aproveite datas especiais

As datas comerciais e comemorativas são excelentes momentos para promover o restaurante. Por exemplo, faça um menu especial romântico para o dia dos namorados ou uma refeição especial para o dia das mães. Independentemente da ocasião, o importante é estar atento aos momentos que podem ser celebrados no seu estabelecimento.

4. Crie um programa de fidelidade

É uma estratégia bem conhecida que pode trazer os clientes mais vezes ao restaurante. E o melhor, é que não custa quase nada! Normalmente, no caso de restaurantes e estabelecimentos idênticos, os mais utilizados são os cartões com carimbos, que acumulam refeições. Quando o cartão está preenchido, o cliente recebe uma refeição gratuita!

5. Aposte no Grab and Go

Se fizer sentido, venda produtos dentro do restaurante, por exemplo, alimentos em conserva ou cervejas artesanais. É um conceito que tem mostrado potencial para impulsionar as vendas. Se já tiver uma marca bem desenvolvida, pode também apostar em artigos personalizados, como canetas, chapéus, etc.

6. Invista em Take Away e entrega em casa

Se ainda não tem estes serviços, considere a opção de os ter. Para além de ser uma forma de promover o nome do restaurante, também aumentam as vendas. Não se esqueça de analisar bem o investimento e custos fixos que estes serviços acarretam, para poder avaliar os benefícios para o seu negócio.

7. Implemente um plano de marketing digital

Ter uma presença online é fundamental para o sucesso do seu restaurante. O ideal é ter um site próprio, com fotografias de qualidade do menu e das instalações. E naturalmente, deve promover o restaurante nas redes sociais, através de conteúdo relevante para o cliente. Saiba mais como criar uma página nas principais redes sociais.

8. Utilize um software de faturação eficiente e rápido

Ser rápido no momento de pagar a conta também é uma mais-valia! Por isso, utilize um programa de faturação certificado, que vá de encontro às necessidades do restaurante e que permita registar e controlar as vendas em segundos. É o caso do Vendus - software de faturação online - que apenas por 8€/mês disponibiliza várias funcionalidades. Experimente grátis e usufrua imediatamente:

  • Pagamento mensal ou anual de baixo custo;
  • Gestão de stock;
  • Apresentação de estatísticas e relatórios;
  • Compatível com impressoras de talões e impressoras A4;
  • Atualizações gratuitas;
  • Suporte por telefone, email e chat.

Medidas Atuais de desconfinamento para Restaurantes

A partir de 1 de maio de 2021, os restaurantes podem estar em funcionamento até às 22h30 todos os dias de semana e também ao fim de semana. No entanto, existem algumas regras que têm de ser cumpridas, a par das medidas aconselhadas pela Direção-Geral da Saúde: distanciamento, lavagem de mãos e higiene de espaços.

Os restaurantes apenas podem receber seis pessoas por mesa no interior e dez pessoas por mesa nas esplanadas. Em caso de celebração de casamentos, batizados ou outros eventos semelhantes, a lotação está limitada a 50% do espaço.

Nesta fase, estas medidas aplicam-se a Portugal Continental, exceto em Odemira (freguesias de São Teotónio e Longueira/Almograve), Aljezur, Resende, Carregal do Sal, Portimão, Paredes, Miranda do Douro e Valongo. Todas as semanas será feita uma avaliação para identificar a situação ao nível nacional. Consulte o Guia de Boas Práticas para a restauração da DGS.

    Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.