Como atrair clientes para o seu ginásio

Blog / Empresas / Como atrair clientes para o seu ginásio
Como atrair clientes para o seu ginásio

A comunicação é uma das grandes chaves para o sucesso de uma empresa. No caso dos ginásios, quando definir o plano de negócios e calcular qual o investimento necessário, é imprescindível construir uma estratégia bem definida, incluindo um plano de comunicação e marketing, adaptado aos seus objetivos, assim como ao seu público-alvo.

Posto isto, é essencial definir qual a buyer persona do seu ginásio para definir as ações a executar de acordo com o seu público-alvo.

Conheça algumas estratégias e técnicas para atrair clientes para o seu ginásio:

Utilização das redes sociais

Hoje em dia, as redes sociais assumem um grande poder na promoção de um produto ou serviço, sendo uma forma de dar a conhecer mais pormenores sobre o seu negócio, interagir com os cliente, responder a questões, ou simplesmente partilhar algum conteúdo. É essencial criar uma presença forte nas redes sociais, nomeadamente no Facebook e Instagram, com a utilização de uma comunicação alinhada à missão e valores da empresa, utilizando formatos como stories, partilhando vídeos ou até fazendo lives com perguntas e respostas em tempo real. É importante adicionar a sua localização física e marcá-la nos seus posts para aumentar o alcance, bem como informação mais detalhada ao seu público-alvo.

Deve considerar a criação de anúncios no Facebook e Instagram. Com pouco investimento financeiro, consegue segmentar o seu público e chegar a um volume considerável de pessoas interessadas no seu negócio e conteúdo.

Mais do que estar presente nas redes sociais, deve criar uma estratégia consistente, utilizando uma linguagem simples, direta e objetiva, para manter a proximidade com os seus seguidores.

Site próprio ou Blog

Ter uma plataforma eletrónica, como um site ou blog, pode ser uma excelente forma de produzir conteúdo relacionado com o seu negócio alinhado com as pesquisas do seu público-alvo. Assim, se estas plataformas forem otimizadas ao nível de SEO (Search Engine Optimization), podem impactar significativamente o tráfego qualificado no seu website, isto é, quando alguém pesquisar em motores de busca como o Google por “Ginásio em Loures”, o objectivo passa por otimizar o seu conteúdo de forma a que o seu website, apareça nos primeiros resultados.

Desta forma, irá atrair possíveis clientes, traduzindo-se num aumento do volume de negócios. O SEO é a melhor fonte de conseguir tráfego rentável e gratuito para o seu site.

Poderá utilizar ferramentas como o Google Trends e o Google Keyword Planner para o ajudar a perceber quais as palavras-chave com maior volume de pesquisa e de que forma as pessoas pesquisam pelos serviços/produtos que a sua empresa vende.

Crie uma conta no Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos.

Google My Business

O Google é o motor de pesquisa mais utilizado em todo o mundo. Como tal, é fundamental aparecer nos primeiros lugares, quando alguém procura pela sua empresa, ou mais importante, pelos produtos/serviços que comercializa.

Quando se trata de um negócio com espaço físico, é muito importante criar uma propriedade no Google My Business, com a localização exata, tipo de negócio, serviços oferecidos, contactos, morada, imagens, vídeos e outras informações relevantes.

Deste modo, a sua marca surgirá nos resultados aquando pesquisas relacionadas, devolvendo informação relevante, aos utilizadores

Ações promocionais

Dependendo do posicionamento do seu negócio, a realização de promoções poderá ser uma boa solução para atrair novos clientes, principalmente numa fase inicial de negócio, em que procura aumentar a notoriedade da marca junto do seu público-alvo.

Estas ações promocionais podem ser utilizadas de diversas formas, como por exemplo, através de um convite para participar numa aula experimental, “open day” no ginásio com o acompanhamento personalizado por parte dos instrutores com desconto associado, oferta da primeira mensalidade ou valor do seguro.

Poderá ainda considerar ofertas de merchandising, como toalhas, mochilas ou t-shirts, entre outras iniciativas.

Este tipo de prática pode atrair um grande número de pessoas para o seu ginásio bem como aumentar o nível de retenção de clientes.

Influencers

O Marketing de referenciação, conhecido como “passa a palavra”, é uma das melhores formas de promoção do seu serviço. Ao trabalhar com influencers, estes irão recomendar o seu ginásio junto da sua comunidade, através do seu testemunho e partilha da própria experiência, o que poderá trazer muitos novos clientes.

Uma boa estratégia, passa por criar parcerias com alguns influencers que partilhem dos mesmos valores e se identifiquem com o seu tipo de negócio, para que possam atrair mais pessoas qualificadas.

Neste caso, na escolha do Influencer, é importante analisar se o respetivo público-alvo é o mesmo que o seu e que os objectivos comuns passem por criar bons hábitos de vida saudável, servindo como modelo de inspiração e motivação ao seu público.

Trabalhar com os melhores profissionais

É super importante que consiga trabalhar e colaborar com profissionais reconhecidos na sua área, aportando profissionalismo e maior credibilidade ao seu negócio. Invista na contínua formação de cada colaborador e garanta que dispõem das melhores ferramentas para prestar um serviço de excelência aos seus clientes. É também fundamental que tenham uma capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal bastante elevada, uma vez que a simpatia também é uma forma de atrair clientes.

Parcerias estratégicas

A existência de parcerias com várias entidades ligadas ao desporto ou mesmo com outro tipo de negócios complementares, como restaurantes saudáveis, são também uma excelente forma de atração e fidelização de clientes, pela oferta de vantagens e maior valor acrescentado aos clientes.

Por exemplo, é comum alguns ginásios associarem-se a algum tipo de empresas, corridas solidárias ou eventos, em que conseguem atrair um maior número de público ou simplesmente ganhar alguma base de dados para criar um plano de ações.

Localização

A localização física do seu espaço é com toda a certeza um fator crítico para o sucesso de um ginásio. Por isso, garanta que está presente num local com boa acessibilidade, perto do seu público-alvo, de forma a atrair maior número de clientes.

Deve também garantir que tem um espaço com boas instalações físicas, com espaços e os materiais adequados para cada tipo de atividade e em que as pessoas consigam sentir-se bem e interagir umas com as outras.

Importa também referir que, num mundo cada vez mais tecnológico, deve adaptar-se e criar soluções personalizadas ao seu tipo de cliente, através do uso de novas tecnologias, para proporcionar um ginásio moderno e atual, que é sempre um ponto de atração.

A oferta de um horário de funcionamento alargado também é um dos fatores mais tidos em conta na escolha do local para treinar e pode atrair uma grande variedade e quantidade de clientes.

Existem várias estratégias e ideias criativas de marketing que poderá aplicar para comunicar o seu ginásio e atrair novos clientes. Na hora de as analisar e escolher, considere as que façam mais sentido para si e para o seu cliente, para cada timing.

Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.