Assistente virtual: 5 Dicas para captar clientes

Blog / Empresas / Assistente virtual: 5 Dicas para captar clientes
Assistente virtual: 5 Dicas para captar clientes

Numa profissão tão recente e procurada no mercado, é essencial investir um esforço extra na análise do tipo de mercado, das necessidades das empresas e do nicho onde se poderá inserir como Assistente Virtual. Adicionalmente, é fulcral conhecer-se bem, saber quais são os seus pontos fortes e quais as áreas de mercado em que teria mais interesse trabalhar e onde poderia marcar uma maior diferença.

Depois dessa análise, segue-se um passo bastante importante - dar a conhecer os seus serviços e competências a potenciais clientes, dando oportunidade a que exista um contacto entre ambos.

A vantagem deste tipo de emprego é que pode trabalhar virtualmente, a partir de onde quiser e para qualquer parte do mundo, sem barreiras. Por isso, na hora de captar clientes, deve perceber em que mercado se pretende focar, tendo em conta, não só o serviço como o país, por exemplo.

Como é que pode captar clientes para o seu trabalho como Assistente Virtual?

1. Site próprio profissional

    Ter um site próprio pode ser uma excelente forma de divulgar os seus serviços, através de uma plataforma única e de forma profissional. Pode utilizar este tipo de ferramenta para descrever, de forma mais detalhada, as suas competências e experiência, escrever alguns artigos sobre os temas relacionados com os vários serviços que disponibiliza, disponibilizar os seus contactos, assim como dar informações detalhadas sobre cada serviço oferecido e, idealmente, até possibilitar que os possíveis clientes preencham um formulário para mais informações ou agendem os seus serviços diretamente.

    Pode criar uma conta no Vendus Go!, uma plataforma de e-commerce gratuita, simples e prática, utilizada por mais de 1.500 pessoas, ideal para empresas que querem comercializar os seus produtos online, sem recorrer a sistemas complexos e dispendiosos.

    Através de um website próprio, consegue, ainda, criar uma boa indexação nos motores de pesquisa, como o Google, utilizando algumas keywords relevantes, que fazem com que o seu website apareça mais facilmente nos primeiros resultados de pesquisa e, assim, atinja um maior número de pessoas, nomeadamente possíveis clientes.

    2. Redes sociais

      As redes sociais podem ter um grande impacto na divulgação deste tipo de serviços, quer seja feita de forma complementar a outros canais de comunicação (cenário ideal), como de forma isolada.

      O LinkedIn é uma plataforma especializada nos profissionais que procuram emprego, assim como nas empresas que procuram colaboradores. Por isso, é fulcral estar presente nesta rede social com um perfil atualizado e completo, que mostre quais as suas principais skills, experiência de trabalho, eventuais cursos que tenha realizado e o detalhe dos serviços que presta. Pode, ainda, criar uma conta premium para ter acesso a vantagens exclusivas.

      O Facebook e Instagram podem ser utilizados também de forma profissional, através da criação de uma página ou perfil profissional, respetivamente, que pode alimentar com conteúdos acerca dos serviços que presta, como curiosidades, novidades, informações e interagir com os possíveis clientes, de forma a criar uma base de seguidores de confiança, que se interessem pelos seus serviços.

      3. Eventos: Networking e cartões de visita

        Muitas vezes existem eventos de emprego físicos ou online em que poderá participar, especializados no recrutamento de profissionais nas mais diversas áreas de trabalho.

        Adicionalmente, existem também eventos relacionados com vários temas específicos, nomeadamente, com tecnologia, assistência virtual, marketing, entre outros, onde pode também participar, de forma a poder conhecer um pouco mais sobre o mercado onde se pretende inserir, assim como criar uma rede de networking nessa área, construindo relações com as pessoas certas.

        Este tipo de eventos pode ser uma excelente forma de criar uma conexão de confiança, de forma mais direta e personalizada, fulcral para que o(a) contratem.

        Dica: leve consigo alguns cartões de visita, de forma a que os seus contactos “o levem para casa” e, mais facilmente, se lembrem de si.

        4. E-mail

          Muitas vezes, nos casos em que já tem em mente alguma empresa com quem gostaria de trabalhar, poderá fazer sentido contactá-la, de forma personalizada, através de e-mail. Nesse tipo de comunicação, poderá dar a conhecer-se, assim como aos seus serviços, realçar os benefícios em contratar um(a) Assistente Virtual e quais os seus pontos fortes. Complementarmente, de forma a ser mais convincente pode, até, mostrar dados de estudos ou trabalhos que tenha realizado, que demonstrem a eficácia dos seus serviços e o impacto no negócio.

          É muito importante garantir a personalização e adaptação do e-mail para cada cliente, utilizar um discurso organizado e claro e mostrar-se disponível para futuros contactos. Pode deixar todos os seus contactos e perfis, como redes sociais ou website, se tiver.

          5. Plataformas de emprego

          Utilizar plataformas de emprego ou mesmo plataformas especializadas em serviços remotos, pode ser uma porta de entrada para captar os seus primeiros clientes. No entanto, de modo a garantir uma maior eficiência nos resultados, deve preencher as informações de perfil de cada uma dessas plataformas, de forma mais completa possível, destacando eventuais experiências passadas, skills, pontos fortes e objetivos pessoais ou gostos pessoais, por exemplo.

          Este tipo de plataformas, por norma, são meios seguros para captar clientes e, ainda, para formar um bom portfólio deles, que o façam ganhar maior experiência e confiança.

          Poderá utilizar algumas destas plataformas para procurar oportunidades, tanto em Portugal como a nível internacional:

          Anote todas estas dicas e lembre-se: todos os resultados requerem tempo, paciência e persistência. Para ter sucesso como Assistente Virtual, é necessário ter algum espírito de sacrifício e não desistir.

          É, também, importante perceber que não basta captar os clientes, deve criar uma estratégia para os reter e fidelizar de forma eficiente também. Para facilitar este processo, é importante utilizar um serviço de faturação e gestão adequado, que facilite toda a sua logística e torne o seu trabalho mais profissional.

          O Vendus é um sistema de faturação online, com várias APIs e integrações associadas, que lhe permite gerir e emitir faturas ou orçamentos em segundos, tudo o que necessita de forma personalizada ao seu negócio e integrado com várias formas de pagamento.  Experimente grátis um dos planos deste software de faturação.

          Achou o artigo interessante?

          Software de Faturação e POS desde 4.99€/mês sem limites.
          30 Dias Gratuitos sem compromisso!

          Sobre o Vendus

          O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.