Apoios para abrir um café em Portugal

Blog / Empreendedorismo / Apoios para abrir um café em Portugal
Apoios para abrir um café em Portugal

O seu sonho é abrir um café, mas ainda não tem todo o capital necessário para iniciar o seu negócio? Explicamos os principais apoios a que pode recorrer para fazer o seu sonho ganhar asas!

O que Precisa saber antes de Abrir um Café

Abrir um café é uma excelente ideia de negócio, mas é importante que avalie bem os riscos, pois, a concorrência pode ser feroz. Assim, antes de recorrer a financiamento, considere estes pontos importantes:

  • Crie um plano de negócios simples e objetivo, que pode ser ajustado posteriormente;
  • Escolha bem a localização, selecione uma zona movimentada, preferencialmente perto de habitações ou empresas;
  • Contrate colaboradores competentes, com espírito de equipa e boa ética de trabalho (saiba como contratar os melhores profissionais);
  • Crie bons relacionamentos com fornecedores, avaliando bem a qualidade dos produtos que pretende adquirir;
  • Conheça detalhadamente todas as despesas inerentes à abertura e manutenção do café, como despesas de investimento (obrigações fiscais, obras de remodelação do espaço, equipamento básico e técnico, software, etc) e custos fixos mensais (despesas com fornecedores, renda, vencimentos dos colaboradores, gastos com contabilidade, consumíveis, manutenção com equipamento, marketing e publicidade, etc).

Apoios Financeiros para Abrir um Café

Mesmo sabendo os custos envolvidos na abertura de um café, o sonho persiste? Só lhe falta financiamento? Existem diferentes apoios que podem ajudar, dependendo da situação em que se encontra e do tipo de verba que precisa. Listamos os principais apoios para fazer o seu negócio sair do papel e ganhar vida (e dar lucro!):

Microcrédito

É a solução ideal para obter financiamento mesmo sem rendimentos ou garantias. Especialmente pensado para desempregados, jovens empreendedores à procura do primeiro emprego e trabalhadores em regime precário, permite financiamento máximo de 15 mil euros. Para mais informações contacte a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).

Crédito Bancário

Provavelmente, o tipo de financiamento mais conhecido, mas ao qual deve prestar alguns cuidados. Analise detalhadamente as taxas de juro e as respetivas comissões, não se esqueça de ler todas as alíneas! Contacte as várias entidades bancárias e opte pela mais adequada à sua situação. Também pode recorrer ao sistema privado de Garantia Mútua, pensado para situações em que não existem garantias suficientes para aceder ao crédito bancário.

Apoios IEFP

Instituto do Emprego e Formação Profissional disponibiliza diversos apoios para abrir uma empresa, nomeadamente para desempregados, jovens à procura do primeiro emprego ou trabalhadores independentes, desde que inscritos no centro de emprego. Se se enquadra numa destas situações pode aceder a estes tipos de apoio:

  • Pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez;
  • Linha de crédito Microinvest (financiamento até 20 mil euros);
  • Linha de crédito INVEST+ (financiamento até 100 mil euros);
  • Apoio técnico na elaboração do projeto empresarial.

    Crowdfunding

    O financiamento coletivo pode ser a forma de financiar o início do seu café. Para isso, apenas tem de aceder a uma plataforma online de crowdfunding e criar uma campanha com a sua ideia de negócio, estabelecendo uma meta de financiamento. Consulte a plataforma de crowfunding em Portugal. Saiba mais sobre crowdfunding e como criar uma campanha nestas plataformas.

    Apoio Vendus

    Apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses do software de faturação online Vendus para cafés e snack bares. O apoio é válido para empresários em nome individual (ENI), freelancers e empresas, desde que exerçam a sua atividade há menos de um ano. Para usufruir deste apoio, é necessário o comprovativo de atividade (freelancers e ENI) e NIF ou comprovativo de abertura no caso de empresas.

    No plano Flex é possível usar o Vendus sem qualquer tipo de limite e em diversos equipamentos, sem contratos, instalações ou complicações. Com o Vendus é possível registar e gerir as vendas facilmente, alternar entre salas e mesas rapidamente, consultar o estado das mesas (livre ou ocupado), apresentar a consulta de mesa ao cliente, dividir a conta, entre outras funcionalidades pensadas para cafés e outros estabelecimentos de restauração. Experimente o Vendus, vai gostar da funcionalidade e simplicidade de utilização, para além das atualizações gratuitas e suporte por telefone, email e chat.

    Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.