5 Apoios para abrir um café em Portugal

Blog / Empreendedorismo / 5 Apoios para abrir um café em Portugal
5 Apoios para abrir um café em Portugal

O seu sonho é abrir um café, mas ainda não tem todo o capital necessário para iniciar o seu negócio? Explicamos os principais apoios a que pode recorrer para fazer o seu sonho ganhar asas!

O que Precisa saber antes de Abrir um Café

Abrir um café é uma excelente ideia de negócio, mas é importante que avalie bem os riscos, pois, a concorrência pode ser feroz. Assim, antes de recorrer a financiamento, considere estes pontos importantes:

  • Crie um plano de negócios simples e objetivo, que pode ser ajustado posteriormente;
  • Escolha bem a localização, selecione uma zona movimentada, preferencialmente perto de habitações ou empresas;
  • Contrate colaboradores competentes, com espírito de equipa e boa ética de trabalho (saiba como contratar os melhores profissionais);
  • Crie bons relacionamentos com fornecedores, avaliando bem a qualidade dos produtos que pretende adquirir;
  • Conheça detalhadamente todas as despesas inerentes à abertura e manutenção do café, como despesas de investimento (obrigações fiscais, obras de remodelação do espaço, equipamento básico e técnico, software, etc) e custos fixos mensais (despesas com fornecedores, renda, vencimentos dos colaboradores, gastos com contabilidade, consumíveis, manutenção com equipamento, marketing e publicidade, etc).

Apoios Financeiros para Abrir um Café

Mesmo sabendo os custos envolvidos na abertura de um café, o sonho persiste? Só lhe falta financiamento? Existem diferentes apoios que podem ajudar, dependendo da situação em que se encontra e do tipo de verba que precisa. Listamos os principais apoios para fazer o seu negócio sair do papel e ganhar vida (e dar lucro!):

1. Microcrédito

É a solução ideal para obter financiamento mesmo sem rendimentos ou garantias. Especialmente pensado para desempregados, jovens empreendedores à procura do primeiro emprego e trabalhadores em regime precário, permite financiamento máximo de 15 mil euros. Para mais informações contacte a Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).

2. Crédito Bancário

Provavelmente, o tipo de financiamento mais conhecido, mas ao qual deve prestar alguns cuidados. Analise detalhadamente as taxas de juro e as respetivas comissões, não se esqueça de ler todas as alíneas! Contacte as várias entidades bancárias e opte pela mais adequada à sua situação. Também pode recorrer ao sistema privado de Garantia Mútua, pensado para situações em que não existem garantias suficientes para aceder ao crédito bancário.

3. Apoios IEFP

Instituto do Emprego e Formação Profissional disponibiliza diversos apoios para abrir uma empresa, nomeadamente para desempregados, jovens à procura do primeiro emprego ou trabalhadores independentes, desde que inscritos no centro de emprego. Se se enquadra numa destas situações pode aceder a estes tipos de apoio:

  • Pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez;
  • Linha de crédito Microinvest (financiamento até 20 mil euros);
  • Linha de crédito INVEST+ (financiamento até 100 mil euros);
  • Apoio técnico na elaboração do projeto empresarial.

    4. Crowdfunding

    O financiamento coletivo pode ser a forma de financiar o início do seu café. Para isso, apenas tem de aceder a uma plataforma online de crowdfunding e criar uma campanha com a sua ideia de negócio, estabelecendo uma meta de financiamento. Consulte a plataforma de crowfunding em Portugal. Saiba mais sobre crowdfunding e como criar uma campanha nestas plataformas.

    5. Apoio Vendus

    Apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses do software de faturação online Vendus para cafés e snack bares. O apoio é válido para empresários em nome individual (ENI), freelancers e empresas, desde que exerçam a sua atividade há menos de um ano. Para usufruir deste apoio, é necessário o comprovativo de atividade (freelancers e ENI) e NIF ou comprovativo de abertura no caso de empresas.

    No plano Flex é possível usar o Vendus sem qualquer tipo de limite e em diversos equipamentos, sem contratos, instalações ou complicações. Com o Vendus é possível registar e gerir as vendas facilmente, alternar entre salas e mesas rapidamente, consultar o estado das mesas (livre ou ocupado), apresentar a consulta de mesa ao cliente, dividir a conta, entre outras funcionalidades pensadas para cafés e outros estabelecimentos de restauração. Experimente o Vendus, vai gostar da funcionalidade e simplicidade de utilização, para além das atualizações gratuitas e suporte por telefone, email e chat.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.