FBC

Análise SWOT vs Análise PEST

Análise SWOT vs Análise PEST

A análise SWOT permite avaliar os fatores internos e externos. No entanto, esta análise não é abrangente o suficiente se a compararmos com a análise PEST. Por sua vez, a análise PEST apenas considera os fatores externos à empresa, o que se torna na sua grande desvantagem. Assim, utilizar apenas esta ferramenta vai dificultar ligar um ponto forte da empresa a uma necessidade de mercado específica.

Por isso, a melhor abordagem é proceder a uma análise PEST e usar a informação recolhida nas Oportunidades e Ameaças da análise SWOT.

 

Análise SWOT

A matriz SWOT avalia as Forças (Strenghts), as Fraquezas (Weaknesses), as Oportunidades (Opportunities) e as Ameaças (Threats).  As duas primeiras são uma análise interna da empresa, que ajudam a identificar os pontos fortes e fracos relativamente à concorrência. As Oportunidades e Ameaças possibilitam uma análise externa ao meio envolvente e como isso influencia a gestão da sua empresa. Saiba como fazer uma análise SWOT.

 

Análise PEST

Também conhecida como análise PESTAL, é uma ferramenta de análise utilizada para averiguar mudanças políticas, económicas, socioculturais e tecnológicas no contexto empresarial, possibilitando visualizar o impacto que o ambiente externo pode ter empresa, nos seus produtos ou serviços. Saiba como fazer uma análise PEST.

  • A Análise Política concentra-se nas tendências políticas e na legislação do Estado que influenciam a área de negócio onde a empresa se insere. Por exemplo, eleições ou políticas governamentais;
  • Através da análise económica é possível identificar os incentivos e financiamentos disponíveis, os impostos obrigatórios e ainda a presença de concorrência;
  • A avaliação social facilita a identificação das características do consumidor que podem interferir com a área de negócio, por exemplo, hábitos de consumo ou níveis de escolaridade;
  • A Análise Tecnológica permite identificar as inovações tecnológicas existentes e qual o impacto na empresa ou num determinado produto ou serviço.

    Veja também:

    O Vendus é fácil e intuitivo. Além disso não existe qualquer compromisso ou fidelização.
    Tânia Ribas
    Experimentar Grátis


    Software de Facturação POS por € 10/mês sem limites.

    30 Dias Gratuitos sem compromisso. Utilize o seu computador e impressora atuais!

    Experimente 30 Dias Grátis