O que é o Absentismo Laboral e como combater na sua Empresa?

Blog / Empresas / O que é o Absentismo Laboral e como combater na sua Empresa?
O que é o Absentismo Laboral e como combater na sua Empresa?

O absentismo é a ausência recorrente do colaborador durante o período normal de trabalho diário. Em Portugal, os colaboradores, em média,  ausentam-se do local de trabalho durante 5.9 dias (dados de 2018), o que se traduz num custo de aproximadamente 2.2 milhões de euros.

As faltas no local de trabalho impactam o bom funcionamento das empresas, aumentam os custos com cada colaborador, implicam uma maior rotatividade e uma produtividade reduzida.

As causas do absentismo laboral são, muitas vezes, de difícil deteção e compreensão. As mais comuns prendem-se com ansiedade, depressão, stress no local de trabalho, falta de motivação, horário de trabalho demsaiado longo, assédio ou outros problemas de cariz mais pessoal (como prestar assistência a um membro da família).

Dicas para Combater o Absentismo Laboral

Deixamos algumas sugestões que se podem revelar úteis no combate ao absentismo:

  1. Comunique claramente o horário de trabalho - flexibilidade ou não de horários, possibilidade de trabalhar a partir de casa, etc.
  2. Esclareça como comunicar ausências - quem deve ser informado e o aviso prévio que deve ser dado.
  3. Mantenha o canal de comunicação aberto - converse com os colaboradores sobre estas questões.
  4. Resolva as causas da ausência - se possível procure identificar as causas da ausência e faça algo para as eliminar (por exemplo, ajustar horário para ir a consultas com familiares ou estudar).
  5. Posicione os seus colaboradores nos cargos certos - quando fazem o que gostam os colaboradores ficam mais motivados.
  6. Crie incentivos laborais - oferta de seguro de saúde ou mensalidade do ginásio, dia de folga no dia de aniversário, etc.
  7. Promova uma cultura de empresa saudável - promova atividades de socialização e ações de team building.
  8. Premeie a assiduidade - pode ser com dias de folga, dias extra de férias ou prémios monetários.
Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.