7 Dicas para aumentar o sinal da rede Wi-fi do seu Restaurante, Café ou Bar

Blog / Restauração, Cafetaria e Bar / 7 Dicas para aumentar o sinal da rede Wi-fi do seu Restaurante, Café ou Bar
7 Dicas para aumentar o sinal da rede Wi-fi do seu Restaurante, Café ou Bar

Se tem um Restaurante, Café ou Bar, de certeza que disponibiliza aos seus clientes uma rede Wi-Fi. Neste contexto, é extremamente importante garantir que a ligação é de qualidade e que o sinal é adequado para suportar as tarefas do negócio, em simultâneo com a atividade dos clientes.

Como pode saber se tem o sinal de rede Wi-Fi que necessita? Como é que o pode melhorar?

Para responder a estas questões, reunimos 7 dicas que podem ser a chave para aumentar o sinal da sua rede Wi-Fi:

1. Avaliar a velocidade da internet

A primeira coisa que deve fazer é avaliar a velocidade da internet, através de um teste de velocidade (speed test) para perceber se a sua rede está de acordo com aquilo que contratou. Em caso negativo, deve contactar a operadora de telecomunicações que contratou, no sentido de verificar o que poderá estar a afetar o serviço. Se a velocidade da internet estiver de acordo com o estabelecido no seu contrato, recomendamos que mude o plano contratado ou a operadora.

2. Desligar e/ou reiniciar o router frequentemente

Uma das coisas mais básicas e essenciais que deve fazer frequentemente é desligar ou reiniciar o router quando não está a utilizar a internet, isto é, quando o estabelecimento está fechado, para evitar o aquecimento do equipamento e, dessa forma, aumentar a sua performance.

3. Utilizar um mapa de calor (heatmapper) de cobertura de rede Wi-fi

É possível identificar quais os melhores locais dentro do espaço do estabelecimento para colocar o router, através de um mapa de calor, isto porque existem elementos estruturais que podem bloquear ou interferir com o sinal, como por exemplo, equipamentos eletrónicos, objetos metálicos, portas, paredes, janelas, móveis, entre outros. A rede Wi-fi transmite-se por ondas (de baixo para cima), pelo que é recomendável que coloque o router num local elevado e central. O ideal é que o equipamento esteja perto do local onde tem os sistemas para gerir o negócio, no sentido de facilitar a propagação das ondas.

4. Alterar o canal de conexão do router

As redes sem fios funcionam em canais com uma determinada frequência e é possível que a conexão do seu router ocupe o mesmo canal que os estabelecimentos ou edifícios vizinhos, tornando assim a sua internet mais lenta e originando eventuais interferências, que poderão reduzir o desempenho do seu equipamento.

Para melhorar a sua cobertura, deve procurar outro canal, com outra frequência, que esteja mais livre e que tenha menos interferências. Para lhe facilitar esta tarefa existem aplicações como a NetSpot, que lhe permitem alterar as configurações do router para que funcione noutro canal, embora possa necessitar de contactar a sua operadora.

5. Utilizar extensores de alcance de sinal

Para estabelecimentos com uma grande área física, com vários pisos ou com paredes robustas, que dificultem a passagem das ondas da rede, pode necessitar de mais do que um ponto de conexão de internet. Para resolver este problema, pode recorrer a repetidores e extensores de sinal Wi-Fi, que fazem uma grande diferença na qualidade da internet.

6. Mudar a palavra-passe frequentemente

Deve alterar com frequência a palavra-passe do router para aumentar a segurança e força do sinal, evitando que outras pessoas nas proximidades a estejam a utilizar e a comprometer o seu sinal, tornando a sua rede mais lenta e diminuindo a sua qualidade.

7. Otimizar a utilização da internet por parte dos seus sistemas

Verifique qual o consumo de internet que os sistemas do seu estabelecimento utilizam e procure evitar ter em funcionamento aplicações ou equipamentos que não necessita e que podem comprometer o sinal de rede. No router é também possível dar prioridade a algumas atividades em detrimento de outras e, desse modo, otimizar o consumo da rede.

Por falar em sistemas, o Vendus é um sistema de faturação online, ideal para Restaurantes, Bares ou Cafés, que permite a gestão de salas, mesas, consultas de Mesa, divisão de conta e pedidos para a Cozinha, através dos vários equipamentos que esteja a utilizar, seja no balcão, tablet ou telemóvel, de forma sincronizada, atualizada e rápida.

Agora que já conhece as nossas dicas para aumentar o sinal da rede Wi-fi no seu Restaurante, Café ou Bar, está na hora de as aplicar e ter uma rede segura, capaz de corresponder às necessidades operacionais da empresa, bem como às exigências dos clientes, se lhes disponibilizar o acesso - saiba como criar uma rede Wi-fi exclusiva para os seus clientes.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.