12 Dicas para aumentar as vendas do seu restaurante

Blog / Restauração, Cafetaria e Bar / 12 Dicas para aumentar as vendas do seu restaurante
12 Dicas para aumentar as vendas do seu restaurante

Tem um restaurante e quer aumentar as vendas do seu negócio? Estas são as 12 dicas que reunimos para si e que pode começar já a implementar no seu restaurante.

O setor da restauração e hotelaria sofreram algumas oscilações nas vendas, muito impactado pelas medidas e efeitos causados pelo vírus COVID-19.

Posto isto, muitos Empreendedores viram os seus negócios fechar, devido a toda essa quebra de resultados. No entanto, existem algumas formas de atenuar esse impacto negativo e, numa situação normal, fazer as vendas do seu restaurante crescerem.

Não sabe o que fazer para aumentar as vendas do seu restaurante?

Conheça estas 12 dicas e veja os estrondosos resultados que poderá ter no seu negócio!

1. Apps de avaliação e marcação de restaurantes

Existem várias aplicações e websites centrados na avaliação de restaurantes, bares e cafés, dando a oportunidade de troca de feedbacks por parte dos clientes acerca de vários aspetos do espaço, desde a sua localização, serviço, preço-qualidade e entre outros fatores.

Os mais conhecidos e utilizados pelos portugueses são o Tripadvisor, Zomato ou The Fork, que ajudam os clientes a encontrar o restaurante mais indicado para os seus desejos e tipo de refeição pretendida, fazendo uma filtragem por localização, melhor avaliados da cidade, tipo de refeição (hambúrgueres, pizzas, comida chinesa, entre outros) e por objetivo do jantar (romântico, para grupos, saudável, entre outros).

É importante posicionar o seu restaurante neste tipo de ferramentas e trabalhar no seu perfil, para que possa ser mais facilmente encontrado, reunir o feedback dos seus clientes e interagir com os mesmos, nestas plataformas em que se sabe que podem impactar diretamente as suas vendas.

2. Redes sociais

    Hoje em dia, estar presente nas redes sociais é obrigatório para grande parte dos negócios. No que diz respeito aos restaurantes, as redes sociais podem ter um impacto gigante na atração de novos clientes e retenção de clientes atuais.

    Plataformas como o Facebook, Instagram e Tik Tok, principalmente, podem ser utilizados pelos restaurantes para partilhar fotografias e vídeos dos seus pratos ou do espaço e eventos, dar a conhecer algumas novidades, indicar o seu horário de funcionamento, divulgar as experiências dos seus clientes, mostrar os seus serviços, marcar a sua localização e muitas outras atividades.

    Estas ferramentas podem impactar positivamente as suas vendas, se aproveitar todas as funcionalidades que oferecem, nomeadamente, publicidade paga.

    Dica: aposte na qualidade das suas imagens porque os “olhos também comem”.

    3. Influencers

      Os Influencers têm tido um impacto cada vez maior nas decisões da população, em geral, o que tem feito com que muitas marcas tenham vindo a perceber que estes podem ser um meio bastante vantajoso para alcançar clientes.

      No setor da restauração, já existem alguns restaurantes e bares a investir em Influencers para promover os seus serviços e produtos, pela partilha de insta stories, reels, fotografias, vídeos ou opiniões, através das suas próprias redes sociais. Se este tipo de publicação for feita de forma orgânica, é possível chegar a um grande número de pessoas, que podem ficar, automaticamente, interessadas em provar os pratos ou conhecer o seu espaço, afetando diretamente o tráfego de clientes e vendas do restaurante.

      4. Google My Business

        Para quem tem um espaço físico, é imprescindível ter uma conta no Google My Business. Só assim será possível aparecer nos primeiros resultados do Google ou Google Maps quando alguém pesquisar por restaurantes, perto da sua localização.

        Para potenciar as vantagens desta ferramenta, deve marcar a localização do seu espaço no mapa, preencher a informação relativa ao seu horário de funcionamento, serviços que oferece, tipo de comida que comercializa, fotografias do espaço, ementa e outro tipo de informações relevantes.

        Tendo uma conta nesta ferramenta, é possível que os clientes também avaliem a sua experiência no espaço, façam questões e interajam consigo. Quanto mais interações tiver, mais provável é aparecer nos primeiros resultados das pesquisas e ganhar um bom posicionamento orgânico, que impactará as visitas ao seu espaço e, consequentemente, as suas vendas.

        5. Website

          Para quem tem uma loja ou restaurante, que comercializa bens e/ou serviços pode fazer sentido ter uma plataforma online própria, onde possa ter todas as informações relevantes sobre os seus serviços.

          No caso dos restaurantes, pode utilizar um website próprio para dar a conhecer os contactos do espaço, localização, fotografias, ementa fixa ou ementa do dia, disponibilizar a marcação de mesas por parte dos clientes, através de formulários, assim como partilhar os feedbacks dos clientes.

          Este tipo de plataformas podem representar uma forte estratégia de marketing digital, sendo um excelente ponto de aterragem por parte de publicações realizadas em outras plataformas, como por exemplo as redes sociais.

          6. Localização

            No setor de restauração, a localização do espaço pode ter um grande impacto no número de pessoas que chegam até ao seu restaurante. Deste modo, deve procurar estar localizado junto do seu público-alvo, de acordo com o posicionamento e estratégia do negócio, oferecendo bons acessos e garantindo uma boa sinalização na rua. Por exemplo, se tem um restaurante de comida saudável, pode fazer sentido estar localizado estrategicamente perto de ginásios, centros de desporto, clínicas de nutrição ou de escolas.

            7. Atendimento

              Seja qual for o tipo de restaurante que abra, com um posicionamento mais ou menos elevado, o atendimento ao cliente é um dos segredos para o sucesso de qualquer negócio.

              De nada adianta oferecer os melhores pratos e bebidas, se não oferece um bom atendimento ao cliente, com colaboradores simpáticos, atenciosos e conhecedores dos pratos, capazes de estabelecer relações com os seus clientes e proporcionar uma experiência agradável no restaurante.

              Invista na formação dos seus colaboradores e procure pessoas comunicativas para espelharem os valores do seu restaurante e fazerem com que os clientes queiram voltar e recomendar o seu espaço.

              8. Imagem física

                A visão é um dos sentidos com maior impacto nas nossas decisões e muitos estudos têm revelado o resultado que a atmosfera física de um espaço pode ter na satisfação dos clientes, isto porque clientes satisfeitos, tendem a ficar mais tempo no espaço e, em consequência, a usufruir mais dos seus serviços e/ou comprar mais produtos.

                Deste modo, e face a toda a concorrência característica neste setor de atividade, é fulcral distinguir-se dos demais, através do investimento no seu espaço físico. Procure criar um espaço agradável, diferente e inovador, capaz de proporcionar uma experiência a quem o visita, não só através da comida e do serviço, como do espaço envolvente também.

                Dica: Crie espaços “instagramáveis”, que atraiam um grande número de pessoas.

                9. Descontos e promoções

                As pessoas são muito sensíveis a promoções. Apesar disso, considerando o seu posicionamento, deve avaliar se faz sentido investir em algum tipo de desconto, como promoções diárias/semanais num produto ou ementa específica, promoção ou oferta de algum benefício após um determinado número de compras (pode ter um cartão de carimbos), packs de almoço, cupões de desconto para as redes sociais ou cupão de desconto em parceria com alguma app de restauração, como a The Fork.

                Adicionalmente, pode aproveitar algumas datas festivas, como o Natal, Dia dos  Namorados, Páscoa e entre outras, para fazer promoções especiais em ementas personalizadas ou produtos específicos da data.

                Pode, ainda, oferecer as taxas das entregas ao domicílio, em compras acima de x euros, com base no seu carrinho médio.

                10. Serviços adicionais

                  Para quem tem um espaço comercial, a oferta de serviços adicionais pode ser uma grande oportunidade de alcançar um maior número de pessoas.

                  Neste setor de atividade, os serviços de entrega ao domicílio, take away ou drive podem ter um grande impacto nas vendas do negócio e a pandemia, causada pelo vírus COVID-19, veio reforçar este facto.

                  Pode fazer parcerias com algumas empresas de entregas ao domicílio de comida, como a Glovo ou a Uber Eats, que estão presentes em cada vez mais cidades e são utilizadas por um grande número de pessoas diariamente.

                  11. Investir em tecnologia no ponto de venda

                    A tecnologia é um fator que poderá impactar, de forma direta, a rapidez no atendimento, eficiência dos processos e satisfação dos clientes.

                    Deste modo, é muito importante investir nas melhores ferramentas para o ponto de venda, como gavetas de dinheiro, leitores de códigos de barras ou tablets, para registar de forma mais eficiente os pedidos dos clientes, de forma móvel.

                    Adicionalmente, ter uma ementa em formato digital pode facilitar a leitura por parte dos clientes, assim como a segurança dos mesmos e eficiência dos processos e custos envolvidos para o restaurante.

                    Por fim, disponibilizar WI-fi para os seus clientes é uma forma de atrair um maior número de pessoas, fazer com que elas queiram ficar mais tempo no seu espaço e garantir que, mais facilmente, partilham a sua experiência nas redes sociais.

                    12. Software de faturação e gestão eficiente

                      Para quem tem um restaurante, café ou bar, é essencial implementar um sistema  de faturação e contabilidade adequado ao fluxo de clientes e necessidades no negócio, que permita uma maior eficiência nos processos, aumento da faturação, maior rapidez na entrega dos pedidos e, consequentemente, maior satisfação dos clientes e funcionários.

                      O Vendus é um software de faturação online e POS, que regista e controla as vendas do seu negócio de restauração, permitindo a gestão de salas, mesas, pedidos e outros fatores necessários no ponto de venda, quer seja no balcão do ponto de venda, no tablet ou num smartphone, em sistema Android ou iOS, de forma sincronizada e atualizada em tempo real.

                      Pode ser o melhor software para a restauração, uma vez que está sempre atualizado, legalizado e, em caso de esclarecimentos, tem disponível uma equipa de suporte por email, chat ou por telefone. Saiba como mudar de software para POS e experimente este software em restauração grátis, durante 30 dias e sem compromisso.

                      Achou o artigo interessante?

                      Software de Faturação e POS
                      30 Dias Gratuitos sem compromisso!

                      Sobre o Vendus

                      O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.