Software de faturação vs Software de Gestão

Blog / Faturação / Software de faturação vs Software de Gestão
Software de faturação vs Software de Gestão

Pensa que um software de faturação e um software de gestão são apenas nomes diferentes para o mesmo tipo de programas? A verdade é que são softwares diferentes para utilizações distintas. Por isso, para que saiba exatamente as diferenças e como escolher o melhor para o seu negócio, listamos as principais características destes softwares.

Diferenças entre Software de Faturação e Software de Gestão

O software de faturação engloba as operações comerciais para gerir o dia a dia da empresa, por exemplo, a emissão de documentos de faturação, recebimentos, contas correntes de clientes e gestão simplificada de stocks. Este tipo de software disponibiliza ferramentas para a gestão da empresa no dia a dia e permite realizar diversas integrações. Por exemplo, o Vendus permite integrar lojas online, máquinas de pagamento, etc. Consulte todas as integrações possíveis com o software de faturação Vendus.

O software de gestão disponibiliza todos os recursos de um software de faturação, mas vai mais além. Também permite fazer a gestão de recursos humanos, a gestão da produção, armazém e stocks, analisar os principais indicadores de desempenho e as relações com o cliente e ainda proceder à monitorização da área financeira da empresa. Desta forma, o software de gestão permite gerir o imediato da empresa e fornece dados que permite atuar no futuro da empresa.

faturação-vs-gestão

Como escolher o melhor para a Empresa?

Na realidade, a resposta a esta questão depende do que precisa para o seu negócio. Se a sua principal necessidade é emitir faturas e outros documentos legais e gerir o dia o dia do negócio, provavelmente um software de faturação certificado pela Autoridade Tributária é suficiente.

Por exemplo, o software de faturação online Vendus permite a utilização gratuita durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações. Pode ainda optar por um plano totalmente gratuito até 12 faturas por ano.

Este software de faturação também disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses. No plano Flex é possível usar o Vendus sem qualquer tipo de limite: faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados. Tudo sem contratos, nem complicações, pronto a utilizar na hora! Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.

Por outro lado, se precisa de gerir os recursos da empresa e monitorizar a área financeira da empresa (horários de trabalho, indicadores de desempenho,serviço a cliente, gestão da produção, armazém e stocks) a melhor opção será a utilização de um software de gestão.

Para que não restem dúvidas no momento da escolha do software mais acertado para o seu negócio, salientamos os principais prós e contras do software de faturação e do software de gestão:

Prós e Contras do Software de Faturação

  • Maior simplicidade de processos;
  • Menor curva de aprendizagem;
  • Permite a emissão de documentos (faturas, notas de crédito, orçamentos, etc);
  • Investimento reduzido;
  • Mais indicado para empresas com estruturas reduzidas;
  • Menor flexibilidade e integração nas diferentes partes da cadeia de valor (logística, recursos humanos, compras, entre outros).

Prós e Contras do Software de Gestão

  • Curva de aprendizagem mais longa;
  • Investimento elevado;
  • Permite personalização, sendo, por isso, um investimento financeiro Ideal para empresas que necessitem de ter informação integrada de vários departamentos (compras, recursos humanos, logística, por exemplo);
  • Assistência e/ou suporte dedicado, o que pode implicar avenças ou custos de intervenção.
Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.