5 razões para não usar um software de faturação offline

Blog / Faturação / 5 razões para não usar um software de faturação offline
5 razões para não usar um software de faturação offline

Todas as empresas necessitam de um software de faturação devidamente certificado. No entanto, hoje em dia, já não tem de ser um tradicional programa de faturação, existem diversas opções de software online com imensas vantagens para o seu negócio! Explicamos porque é melhor optar por um software na nuvem em vez de utilizar um programa de faturação offline.

Software de Faturação Online vs Software de Faturação Offline

Claramente um software de faturação online é mais vantajoso para a sua empresa em comparação com um programa de faturação offline, estas são as principais razões:

1. O software online é mais económico

Habitualmente, como os softwares de faturação online são prestados como SaaS (softwares como serviços), têm um custo mensal ou anual associado. Mas, nesse valor já estão incluídas todas as atualizações, licenças ou custos extra. Qualquer problema é rapidamente respondido e resolvido, sem necessidade de deslocações ou grande tempo de espera.

No caso de programas de faturação offline, é comum pagar um valor avultado pela aquisição e ainda ter pagamentos ou taxas extra sempre que é necessário fazer uma atualização ou resolução de algum eventual problema. Para além de que, muitas vezes, é preciso aguardar por um técnico especializado, o que implica mais tempo sem faturar!

2. O software online é mais flexível e rápido

Os programas de faturação offline funcionam localmente, num computador ou vários, se adquirir a licença para cada equipamento.  Com softwares de faturação online, pode aceder a qualquer momento e através de diversos dispositivos (portátil, tablet, etc), o que naturalmente revela uma maior flexibilidade e conveniência em termos de utilização.

Se tiver um serviço normal de internet, os softwares de faturação online fluem e é possível faturar sem problemas. No entanto, se estiver a utilizar um equipamento mais antigo ou tiver o programa de faturação offline desatualizado para evitar pagamentos extra, pode encontrar dificuldades no processamento dos documentos.

3. O software online é mais fácil de atualizar e conectar

Contrariamente aos programas de faturação offline, um software online atualiza automaticamente novas funcionalidades e exigências legais impostas pela Autoridade Tributária (AT).

A capacidade de integração com outras plataformas e ferramentas úteis para o desenvolvimento do negócio, é muito mais intuitiva e simples num software na cloud, devido à API (Application Programming Interface).

4. O software online é mais seguro

Se não fizer backup dos dados no computador local, como é habitual num programa de faturação offline vai perder dados. É verdade que também é possível perder dados se os sistemas online falharem. Mas é uma probabilidade bem remota!

Devido a todos os mecanismos de segurança implementados, é praticamente impossível perder dados ou estes serem divulgados sem autorização quando usa um software de faturação online. Por isso, ao optar por um software na cloud vai preservar a integridade dos dados e a segurança dos mesmos.

5. O software online é mais ecológico

Atualmente, as empresas estão mais conscientes do impacto ambiental da sua atividade. E um software de faturação na cloud contribui para diminuir a pegada ecológica. Como tudo é feito online, por exemplo, o envio da fatura ao cliente por email ou a utilização de arquivos na nuvem, a necessidade de utilizar papel é realmente reduzida.

Ao utilizar softwares de faturação offline, há uma tendência para armazenar os documentos em arquivos. Esta forma de organização é mais lenta, menos segura e naturalmente pouco ecológica.

Como Escolher um Software de Faturação

Listar as necessidades da empresa em termos de faturação e avaliar as diversas opções existentes no mercado são os primeiros passos para fazer uma boa escolha de software de faturação online ou offline. Antes de decidir, leia as nossas dicas para escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio.

É muito importante reter que é obrigatório utilizar um programa de faturação certificado pela Autoridade Tributária. O Vendus é um excelente exemplo de um programa de faturação certificado, bem-sucedido no mercado. Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.