7 melhores plataformas para promover o seu Alojamento Local

Blog / Empreendedorismo / 7 melhores plataformas para promover o seu Alojamento Local
7 melhores plataformas para promover o seu Alojamento Local

Hoje em dia, se pretende ser bem sucedido, em qualquer tipo de negócio, é essencial investir na comunicação e marketing do mesmo. Tem um negócio de alojamento local? Descubra as 7 melhores plataformas de alojamento local onde é essencial marcar presença para promover o seu espaço!

Um alojamento local vive da atratividade turística, isto é, da visibilidade que tem para os possíveis visitantes e utilizadores do espaço.

Durante muitos anos, essa visibilidade era passada por um marketing mais tradicional, utilizando apenas algumas placas direcionais junto dos locais e o chamado marketing “boca a boca”. No entanto, nos dias que correm, já não é suficiente investir unicamente nesse tipo de meios e é notório o impacto que os meios digitais podem ter na atração de hóspedes, nomeadamente as plataformas de reserva online.

Como tal, existe uma panóplia de ferramentas que poderá utilizar para publicitar o seu alojamento local.

Conheça algumas das melhores plataformas para promover o seu alojamento local

1 – Airbnb

O Airbnb é uma plataforma criada em 2008 com o objetivo de reunir um conjunto de alojamentos para férias, desde cabanas, casas de praia, casas, alojamentos locais até experiências únicas, em todo o mundo, fazendo a ligação direta entre os turistas e os arrendatários dos alojamentos.

Todos os dias é utilizado por milhões de pessoas, pela sua aposta na qualidade, oferta e boa experiência, a preços competitivos.

Recentemente, a plataforma sofreu a maior mudança das últimas décadas, a partir de uma nova forma de pesquisa de alojamentos, concebida em torno das categorias Airbnb (novos ícones para cada categoria de alojamento), uma inovadora funcionalidade de estadias combinadas (melhor divisão das estadias longas) e a AirCover para viajantes (proteção da estadia dos viajantes);

2 – Booking

A plataforma Booking foi fundada em 1996, em Amesterdão, a partir de uma startup, com o objetivo de possibilitar que todas as pessoas pudessem visitar o mundo facilmente. Depressa ganhou visibilidade e aderência, cresceu e tornou-se uma das maiores e mais reconhecidas empresas de e-commerce em todo o mundo, no setor das viagens.

Tanto o seu website, como a aplicação móvel são focados na inclusão, estando disponíveis em 43 idiomas e oferecendo mais de 28 milhões de acomodações registadas, incluindo mais de 6,2 milhões de casas, apartamentos e outros alojamentos locais, com a oferta de um apoio 24 horas.

Se pretende que o seu negócio “exista” para o seu público-alvo, é praticamente uma obrigatoriedade estar presente nesta plataforma;

3 –Vrbo

Fundada em 1995, a Vrbo tem um propósito de oferecer aos viajantes o espaço ideal para passarem bons momentos em família ou em grupo. Atualmente, conta com mais de 2 milhões de alojamentos locais para férias, disponíveis em diferentes destinos, para vários orçamentos e utilizando pagamentos seguros, um apoio permanente e um processo de reserva simplificado.

Nos últimos anos, o grupo da Vrbo adquiriu a Homeaway, uma plataforma de reservas de viagens, já com bastante renome no mercado das reservas de alojamentos, reposicionado a sua marca neste setor e angariando mais utilizadores;

4 – Only-Apartments

A Only-Apartments é uma empresa especialista no aluguer de apartamentos e alojamentos para estadias curtas, criada em 2003, com o intuito de oferecer a maior seleção de apartamentos e alojamentos, em alternativa às cadeias de hotéis.

Neste momento, tem uma oferta de mais de 150.000 apartamentos, em 120 países em todo o mundo, nomeadamente em Portugal.

Para quem tem um negócio de alojamento local, a plataforma dispõe de um sistema de reserva em tempo real, que facilita a visibilidade do número de reservas, tanto para os hóspedes como para os gestores do alojamento, em que é possível acompanhar, diretamente, quantos clientes estão a pesquisar por certos espaços do seu alojamento, quais os espaços mais procurados, assim como o número de reservas.

Ler mais: Saiba tudo sobre a Legislação de Alojamento Local

5 – Warmrental

Numa dimensão de negócio e público-alvo diferente, a Warmrental é uma plataforma de alojamento que promove o arrendamento de vivendas, villas, apartamentos ou pequenos alojamentos para estadias de tempo reduzido e ao melhor preço garantido, segundo os proprietários.

Esta plataforma de reserva foi fundada em Hong Kong por dois empresários, com o objetivo de garantir as melhores condições para acolher famílias ou planear férias, através de uma reserva unicamente online. Ou seja, a principal motivação da Warmrental é alcançar a nova geração de viajantes que não procura apenas hotéis para alojamento e que faz a sua pesquisa online por outro tipo de opções, como alojamentos locais.

Adicionalmente, a Warmrental conta com um apoio ao cliente 24h/7dias;

6 – Rentalia

O Rentalia é uma plataforma, já disponível em formato de app móvel, compatível com iOS e Android, focada na promoção de alojamentos de férias, facilitando a comunicação entre os proprietários e os visitantes.

A empresa foi criada há mais de 10 anos e conta com uma equipa que auxilia a criação e gestão de cada anúncio, dando liberdade aos proprietários para garantirem a reserva dos seus alojamentos apenas online ou por contacto direto.

Atualmente, já foi visitada por mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo e tem tido, em média, 1 milhão de pedidos por ano;

7 – Wimdu

Se tem um alojamento local internacional ou pretende expandir o seu negócio a esse nível, a Wimdu é uma das melhores e maiores plataformas de alojamentos privados a nível mundial para o fazer.

A Wimdu foi criada em 2011 com objetivo de tornar acessível e garantir a qualidade no acesso a diferentes tipos de alojamentos, a qualquer tipo de pessoa, em qualquer parte do globo. Sabe-se que já tem mais de 350.000 propriedades, em mais de 150 países e mais de 2,5 milhões de reservas feitas em todo o mundo.

Como vê, existe uma grande variedade de plataformas de reserva de alojamentos que poderá utilizar para promover o seu alojamento local ou outro tipo de propriedade. O mais importante será identificar quais os seus objetivos, o seu tipo de alojamento, público-alvo e selecionar as plataformas que fazem mais sentido, tendo em conta o seu negócio.

Não precisa de se restringir apenas a uma plataforma, podendo optar por estar presente em várias, de forma a alcançar, mais facilmente, o número de clientes que procura. Não se esqueça de perceber quais os valores de subscrição ou de comissões de cada uma, de forma a avaliar se é rentável a curto, médio e longo prazo.

Complemente à sua comunicação e saiba como atrair mais hóspedes ao seu alojamento local  e acompanhe todos os passos para iniciar um negócio de alojamento local.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.