Construção Civil: Qual a margem de lucro média em Portugal?

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Construção Civil: Qual a margem de lucro média em Portugal?

Pretende abrir uma empresa de construção civil e não sabe se é lucrativa? Aprenda a calcular a margem de lucro da sua empresa de construção civil para um planeamento e gestão eficientes, assim como a utilização das tecnologias e sistemas certos, que garantam o sucesso.

Um dos passos fulcrais para quem tem ou pretende abrir um negócio é avaliar a sua rentabilidade financeira: perceber se é lucrativo, se faz sentido continuar a investir , mudar de estratégia ou, até, fechar o conceito.

No caso do setor da construção civil, é fundamental ter em conta o nível de inflação em Portugal, diretamente relacionada com a crise no setor da construção civil, vivida nos últimos anos, pela pandemia causada pelo vírus COVID-19 e outros fatores geo-estratégicos e políticos, que se têm refletido numa subida do preço dos materiais, mão de obra, equipamentos, administração, energia, comunicações e outros consumíveis, que influenciam de forma direta ou indireta o valor médio de lucro que poderá retirar do seu negócio.Todos os anos é partilhada uma tabela de preços na construção civil em Portugal, pelo que a Portaria n.º 310/2021, de 20 de dezembro, fixou o valor médio de construção por metro quadrado em 2022, em 512€, acima dos 492€ em vigor em 2020 e 2019. Este valor terá impacto no valor de IMI pago pelos Portugueses, assim como nos preços finais dos imóveis, se as empresas de construção quiserem manter uma margem de lucro significativa.

Posto isto, o que é margem de lucro?

A margem de lucro, ao contrário do lucro, é uma percentagem acrescentada ao valor do custo de um produto ou serviço, isto é, mostra de forma objetiva quanto é que se está a ganhar, tendo em conta o custo unitário e o preço final de venda do produto.

Assim, esta percentagem avalia se o produto é ou não lucrativo, dando um visão do que se pode ajustar a nível de preço final ou a nível de custo unitário, de forma a ter uma maior rentabilidade, visto que quanto maior for a percentagem da margem de lucro, maior a rentabilidade do produto.

No caso das empresas de construção civil, poderá ser bastante complexo medir esta margem, uma vez que inclui o preço do material de construção a utilizar na obra, das máquinas utilizadas, todos os colaboradores envolvidos (desde arquitetos, engenheiros, empreiteiros e entre outros), do preço do terreno, fornecedores e parceiros, do valor dos alvarás e outro tipo de licenças, nível concorrencial e muitos outros fatores, que influenciam a estimativa do custo de obra.

Assim, a margem de lucro da construção civil pode ser bastante difícil de prever, por depender de vários fatores externos e internos. Ou seja, para calcular a margem de lucro, terá de somar todos os gastos envolvidos com a obra e compará-los com o rendimento que teve ao fazer a venda do imóvel ou que cobrou pela prestação do serviço de construção. Se essa margem de lucro for baixa, poderá estar a perder uma oportunidade para fazer mais dinheiro e, neste setor em específico, pode ser bastante perigoso. No caso da margem de lucro ser negativa, é necessário reavaliar os custos de produção, para evitar prejuízos a curto-longo prazo.

Como calcular a margem de lucro?

Para calcular a margem de lucro deve ter os dados do preço de venda do imóvel, assim como os dados do custo de produção desse mesmo imóvel.

Depois disso, deve usar esta fórmula para cálculo:

Margem de lucro = (preço de venda – custo de produção) / (preço de venda) x 100

Substituindo por valores reais, imaginando que:

  • Preço de venda: 200 000 euros
  • Preço de custo: 150 000 euros
  • Margem de lucro = (200 000 – 150 000) / 200 000 x 100 = 25%

O lucro é calculado apenas pela diferença entre o preço de venda e o custo de produção, sendo o resultado em valor absoluto, em vez de percentual, ou seja:

  • Lucro Bruto = preço de venda – custo de produção
  • Lucro Bruto = 200 000 - 150 000 = 50 000 euros

Apesar de a margem de lucro bruta ser fundamental para avaliar o estado da sua empresa, é sempre necessário perceber como está a margem de lucro líquida.

Qual a diferença entre margem de lucro bruta e margem de lucro líquida?

A margem de lucro bruta tem apenas em conta o lucro sobre o valor de aquisição do produto ao fornecedor ou produção. Saiba tudo para calcular a margem bruta do seu negócio.

Para calcular a margem de lucro líquida, utiliza-se como valor base o valor total da receita pela venda do imóvel ou prestação do serviço de construção, menos todos os custos operacionais (fixos e variáveis), os custos de aluguer do espaço, equipa de suporte e segurança, seguros, ferramentas, sistemas de faturação e contabilidade, licenças custos jurídicos, custos com colaboradores, salários do proprietário, serviços complementares, impostos, tributação e encargos, despesas com telefone, eletricidade, água, internet, gastos em publicidade e marketing e entre outros gastos ou obrigações fiscais. Pode, ainda, ter gastos associados ao franchising, se tiver uma empresa de construção em regime de franchising.

Considerando alguns valores imaginários:

  • Receitas totais: 200 000 euros
  • Impostos: 12 000 euros
  • Outras despesas fixas e variáveis (incluindo todos os gastos referidos): 5000 euros
  • Lucro líquido = Receitas totais - Gastos totais = 200 000 – (150 000 + 12 000 + 5000) = 33 000 euros
  • Margem de Lucro líquida = (Lucro líquido / Receitas totais) x 100 = (33 000 / 200 000) x 100 = 16,5%

Como calcular e interpretar, então, a margem de lucro de uma empresa de construção civil ?

Neste tipo de atividade, a margem de lucro pode ser influenciada por diversos fatores, como a localização do imóvel, concorrência, taxa de inflação, relação procura-oferta e outro tipo de fatores internos e externos que vão sofrendo alterações, tendo em conta este mercado extremamente sensível. Por exemplo, na localidade de Lisboa, o valor do imóveis está altamente inflacionado, o que faz com que as empresas de construção aproveitem para colocar preços superiores ao que fariam numa outra localidade e, naturalmente, ter uma margem superior comparativamente com um imóvel localizado numa zona menos central do país, onde a procura e oferta são menos acentuadas - a chamada lei da procura e da oferta.

As melhores práticas dizem que, no comércio, a margem de lucro líquida deve ser superior ou igual a 20%, enquanto que na indústria poderá rondar os 10%, no entanto, não existe um valor certo recomendado. O que podemos recomendar é garantir que esta seja superior a zero e quanto mais alta melhor. Por outro lado, nunca poderá, de forma alguma, ser inferior a zero porque significaria que estaria a perder dinheiro.

Posto isto, de forma a otimizar a sua margem e fazer uma boa gestão da sua empresa, é fulcrar utilizar um software de gestão e contabilidade para registar todas as suas despesas, entradas e saídas de stock e pagamentos, de forma real e eficiente.

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Complementarmente, é uma ferramenta que auxilia o cálculo e acompanhamento da margem de lucro da sua empresa e o nível de rentabilidade do seu negócio, de forma facilitada, através de relatórios e outros dados, que lhe trazem alguns insights relevantes para definir um posterior plano de ação. Por exemplo, esses relatórios podem mostrar-lhe se o preço de venda dos imóveis cobre, de forma suficiente, todos os gastos envolvidos, se o preço de venda é justo, se está na média dos preços de construção civil, se está de acordo com os seus objetivos e previsões iniciais ou se está a ter custos desnecessários em alguma fase do processo.

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