Freelancers: como desenvolver Competências Digitais

Blog / Empreendedorismo / Freelancers: como desenvolver Competências Digitais
Freelancers: como desenvolver Competências Digitais

Ser um freelancer bem-sucedido tem alguns segredos. Um deles é a capacidade de desenvolver um conjunto de skills específicos na área digital, o que ficou bem evidenciado devido às medidas adotadas para a contenção da pandemia.

Explicamos o que são competências digitais e quais as aptidões que deve desenvolver para aumentar a sua atividade.

O que são Competências Digitais?

As competências digitais estão relacionadas com a aprendizagem de capacidades tecnológicas. Estas competências, relacionadas com o trabalho, implicam o desenvolvimento nas tecnologias da informação e comunicação. Por exemplo, know-how sobre dispositivos eletrónicos, redes, segurança cibernética, sistemas de comunicação ou análise de dados.

Como freelancer, não tem apenas de ter conhecimento nestas áreas, mas é importante que o saiba aplicar de forma interligada e fluída, adaptando as competências digitais à atividade que realiza.

Competências Digitais mais relevantes

Mas, então, quais são as competências digitais que um freelancer deve desenvolver? Embora dependa da atividade exercida, existem algumas skills que todo o freelancer deve investir para melhorar a sua performance e estar atualizado face às necessidades do mercado:

Pesquisa e Análise de Informação
Desenvolver a capacidade de encontrar informação relevante online e analisar a sua veracidade, é extremamente importante nos dias de hoje. Dominar motores de busca, como o Google, para encontrar textos, imagens, vídeos ou outro tipo de informação, já é considerado básico em termos de skills digitais que um freelancer deve desenvolver.

Comunicação através de vários canais
Como freelancer e, num mundo cada vez mais digital, é necessário saber trabalhar e comunicar online. Por isso, é de extrema importância dominar ambientes e ferramentas digitais, por exemplo, email, chat, plataformas de comunicação online (Google Meet, Zoom), de gestão de tarefas (Trello, Asana) e de organização de informação (Google Drive, Dropbox). A utilização de programas na nuvem, como o software de faturação online Vendus são o futuro, independentemente da área de atividade freelancer.

Produção de conteúdos digitais
Cada vez mais vivemos num mundo audiovisual, por isso, saber editar imagens e vídeos e criar conteúdos visuais como infográficos são competências digitais fundamentais. Os freelancers devem saber o essencial acerca de editores de texto, folhas de cálculo, programas de design gráfico, edição de vídeo e fotografia, construção de sites, entre outros.

Gestão de Redes Sociais
Apenas publicar posts nas principais redes sociais já não é suficiente, é necessário saber como interagir com os possíveis clientes nestes locais e criar uma estratégia de conteúdos que reflita a identidade do trabalho freelancer e promova os  serviços prestados. Para além de ter páginas bem elaboradas e profissionais, o freelancer tem de estar constantemente atento às mesmas, para angariar mais clientes e promover o seu trabalho. Saiba como ter uma página de Linkedin que reflete o seu profissionalismo.

Noções de Marketing
Conhecimentos de marketing digital são fundamentais, qualquer que seja a atividade como freelancer. Grande parte das empresas e possíveis clientes tem uma presença online ou comunica através de diferentes canais e plataformas. Por isso, para um freelancer é fundamental ter noções gerais de marketing e de ferramentas como SEO, Google Analytics, Google AdWords, Email Marketing.

Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.