Quais os principais Franchisings para Papelarias?

Blog / Empresas / Quais os principais Franchisings para Papelarias?
Quais os principais Franchisings para Papelarias?

Quer abrir uma papelaria? Umas das opções é o franchising! Este modelo de negócio, em que uma empresa com um conceito já estabelecido, disponibiliza o direito de utilizar a sua marca (produtos, serviços e modelo de gestão), a troco de uma contrapartida financeira, tem imensas vantagens.

Para além do know-how e experiência que a marca adquiriu ao longo dos anos, vai poder usufruir de um modelo de negócios que funciona, vai ter acesso a fornecedores e receber apoio ao nível gráfico e de comunicação. Para isso ser possível, dependendo do tipo de franchising, terá de pagar determinados valores (direito de entrada, royalties, etc).

6 Opções de Franchising para Papelarias

Se optar por franchising para criar a sua papelaria, formato de negócio amplamente provado no mercado, informe-se sobre o setor, as oportunidades de franchising e os custos inerentes. Embora existam regras gerais, cada franchising é único em termos de condições e pagamentos.

Consulte oportunidades online, contacte diretamente papelarias e opte pelo franchising que fizer mais sentido para a ideia inicial e para o local onde vai abrir a sua papelaria. Estes são alguns exemplos de franchisings em Portugal na área das papelarias e material de escritório.

1. Copiplus

Marca com centros multisserviços, com artigos de papelaria, impressão rápida, cópias, prendas, entre outros artigos. Para iniciar precisa de investir um total de 29.900€, 3 mil euros de direito de entrada e 150€ de royalties. Em termos de requisitos, a dimensão mínima do local da papelaria é de 60 m2, podendo ser implementada em todo o país, em zonas com população mínima de seis mil pessoas.

copiplus-franchising-papelarias

2. Copigama

Disponibiliza franchising desde 2006, oferecendo serviços de papelaria, escritório e design gráfico. Implica um investimento total de 29 mil euros, entre 9 mil e 12 mil de euros de direito de entrada e um contrato com duração de 5 anos. Para poder abrir uma papelaria com esta marca, a dimensão mínima do local tem de ser de 50 m2 e a população não poderá ser inferior a 5 mil habitantes.

3. Carlin

Franchising muito conhecido, negoceia acordos anuais com fornecedores e fabricantes, conseguindo melhores condições de fornecimento para os franchisados. Disponibiliza diversos tipos de contrato de franchising: hiperpapelaria (lojas de rua), ofimarket (distribuição a empresas), ofimarket misto (junção dos dois anteriores) e master franchising. O investimento pode variar entre os 50 e os 80 mil euros, 7800 euros de entrada e implica um pagamento de 300 euros mensais.

carlin franchising papelarias

4. Folder

Marca espanhola, com um catálogo bastante competitivo e com algumas particularidades interessantes relativamente à concorrência: apoio permanente e publicidade da marca, design atraente de loja e loja online. Se quiser ser um franchisado desta marca tem de investir 65 mil euros, com 12 mil euros de direito de entrada e pagar no mínimo 400 euros de royalties durante o primeiro ano. Apenas pode abrir uma papelaria desta marca se tiver um local com 50 m2 ou mais e numa zona com 25 mil habitantes.

5. Interfilm

É um franchising que disponibiliza vários modelos de negócios escaláveis e complementares: papelaria, fotografia e presentes personalizados. O investimento inicial varia entre 16 e 79 mil euros.

6. Picking Pack

Se quer um franchising que o auxilia em todo o processo, este pode ser uma boa opção. Ajudam a procurar o local da papelaria, o design, formação em vendas e gestão, apoio em marketing e publicidade e até no dia de abertura. Para um franchising desta marca precisa de um investimento de 50 mil euros, com 10 mil euros de entrada incluídos e uma taxa de 4,5% de royalties.

Custos para abrir uma Papelaria

Antes de abrir uma papelaria tem de fazer um plano de negócios ajustado à sua realidade. Pesquise o mercado e a concorrência e trace um plano financeiro que contemple o valor que tem de investir, quanto tempo precisa para recuperar esse valor e o lucro que poderá ter com a papelaria. Tenha em conta toda a informação financeira antes de tomar uma decisão final, nem sempre uma boa ideia é um negócio rentável! Saiba o que é necessário para abrir uma papelaria em Portugal.

Estas são algumas despesas iniciais que poderá ter, para além dos valores com franchising:

  • Obras de preparação e remodelação do espaço;
  • Equipamento básico (balcão, expositores, etc);
  • Decoração do espaço;
  • Software e equipamento informático;
  • Despesas com fornecedores;
  • Vencimentos dos colaboradores e respetivas obrigações sociais;
  • Renda e/ou pagamento de empréstimo;
  • Despesas com água, luz, telefone e internet;
  • Serviços de limpeza;
  • Serviços de contabilidade e seguros;
  • Marketing, promoção e publicidade;
  • Manutenção de equipamentos.
Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.