Cursos online: plataformas para fazer formação

Blog / Empreendedorismo / Cursos online: plataformas para fazer formação
Cursos online: plataformas para fazer formação

Aprender é sempre uma vantagem para progredir na carreira e alcançar objetivos profissionais. Por isso, quer seja empresário em nome individual, trabalhador independente ou colaborador numa empresa, pode recorrer a plataformas online e optar pela formação mais adequada às suas necessidades.

Se está em lay-off ou viu o seu horário de trabalho reduzido, frequentar um curso online gratuito ou pago, pode ser uma boa forma de rentabilizar o tempo e adquirir novas competências para vencer no mercado de trabalho.

Plataformas de Formação Online

A formação online não é uma novidade, mas assume maior relevância em momentos de confinamento, medida tomada devido à pandemia causada pelo COVID-19. Listamos algumas plataformas onde é possível fazer diversos tipos de formação prática e de qualidade.

Atelier digital do Google
Disponibiliza formações curtas e práticas na área digital sem direito a certificação ou formações mais completas com certificação sem custos associados. Consulte a lista de formações que pode fazer no Atelier Digital da Google.

Coursera
Plataforma de formação online criada por dois professores da Universidade de Stanford. É possível encontrar cursos gratuitos e pagos em diversas áreas (negócio, matemática, línguas, artes, etc), disponibilizadas por cerca de 20 universidades e empresas. Os certificados de frequência implicam custos. Saiba mais sobre os cursos da Coursera.

edX
Plataforma que disponibiliza cursos online criados por universidades conceituadas, como MIT e Harvard. Normalmente, as formações são facultadas em diversos idiomas e são gratuitas, apenas a emissão de certificados é paga. Consulte os cursos da edX.

Openclassrooms
Essencialmente prática, esta plataforma de ensino online disponibiliza conteúdos nas áreas de programação, software, design e marketing digital. Escolha a formação da Openclassrooms que se adequa à sua necessidade.

Classcentral
Local ideal para encontrar formação disponibilizada pela chamada Ivy League - conjunto de universidades da América do Norte mais conceituadas. Aqui é possível encontrar cursos online certificados de universidades como Harvard, Brown, Columbia, Princeton, Yale, Cornell, Dartmouth, e Penn. Pesquise todos os cursos disponíveis na Classcentral.

Udemy
Com mais de 100 mil formações online, esta plataforma disponibiliza cursos em inglês e português, nas áreas de negócios, programação, línguas, marketing, economia, gestão, finanças e desenvolvimento pessoal, entre outras. Consulte a Udemy e encontre a formação que está à procura.

CreativeLive
Com conteúdo educacional prático, esta plataforma disponibiliza formações dadas por empreendedores em diversas áreas: negócios, design, artesanato, etc. Escolha um curso na CreativeLive.

Udacity
Plataforma de cursos que oferece nanodegrees com custos associados e cursos gratuitos online. Disponibiliza formação online na área da tecnologia de informação e tem parcerias com empresas conhecidas, como Amazon, IBM e Google. Veja a formação disponibilizada pela Udacity.

OpenupEd
Criada pela Associação Europeia de Ensino à Distância, esta plataforma coloca à disposição cursos de universidades abertas de países europeus. As formações online são gratuitas e o certificado de conclusão é emitido gratuitamente (apenas os diplomas têm um custo associado). Encontre cursos na OpenupEd.

Cuidados a ter com Formação Online

Frequentar uma formação online tem muitas vantagens, nomeadamente em termos de gestão de tempo e custos, mas é importante que preste atenção a algumas das características deste tipo de formação:

Inscrição: Confirme se a plataforma da formação é um site fidedigno. Apenas faculte dados relacionados com a formação online que pretende realizar.

Duração da formação: a maior parte dos cursos são de curta duração, mas também existem formações mais extensas, que requerem algum tempo livre para serem concluídas.

Custos Associados: nem todas as formações são gratuitas. Algumas cobram pela emissão do certificado, outras implicam um pagamento pelo curso ou uma mensalidade pela utilização da plataforma.

Materiais de apoio: a maior parte das formações recorre a vídeos, documentos de leitura e testes. Não existe necessariamente uma aula dada em determinado horário por um professor. Alguns cursos permitem o acesso a fóruns de discussão.

Certificação: A maior parte dos cursos são gratuitos, mas a emissão de um certificado não está contemplada ou implica custos. Tenha sempre o cuidado de verificar se a certificação está ou não incluída no curso, caso isso seja relevante.

Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.