Como obter Financiamento e Incentivos para uma StartUp

Blog / Empreendedorismo / Como obter Financiamento e Incentivos para uma StartUp
Como obter Financiamento e Incentivos para uma StartUp

Tem uma ideia brilhante e quer abrir uma startup, mas falta-lhe financiamento? Então, estas opções são para si! Listamos um conjunto de apoios a que pode recorrer para colocar a sua ideia em ação!

Incentivos para StartUps

Uma startUp é uma empresa inovadora em fase inicial, com grande potencial de crescimento. Saiba mais sobre o que é uma startup, quais as suas principais características e o que precisa para criar uma empresa inovadora e com grande potencial de crescimento.

Tudo começa com uma ideia, que se traduz num plano de negócios bem elaborado e, naturalmente, na procura de investimento para lançar a startup. Estes são alguns dos incentivos atuais a que pode recorrer para iniciar a aventura da startUp:

Startup Voucher

A iniciativa startup voucher patrocina projetos empresariais que se encontram em fase de ideia. Essencialmente direcionada para jovens empresários, apoia a no desenvolvimento da ideia, do modelo e plano de negócios e criação da empresa.

Saiba mais sobre o Startup Voucher, implementada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) como parte da estratégia de empreendedorismo do programa StartUp Portugal.

Vale Incubação

Especialmente pensado para projetos em fase de desenvolvimento. Para poder beneficiar deste incentivo é necessário cumprir algumas condições:

  • Ser micro ou pequena empresa com menos de um ano;
  • Desenvolver o negócio em atividades relacionadas com indústrias criativas e culturais;
  • Incubar fisicamente a sua empresa numa incubadora acreditada.

Verifique se cumpre as principais condições de acesso ao Vale Incubação.

Vale Empreendedorismo

Medida que apoia a aquisição de serviços de consultoria imprescindíveis ao arranque de empresas, nomeadamente a elaboração de planos de negócios. Saiba mais sobre o vale de empreendedorismo.

Portugal 2020

Acordo de Parceria entre Portugal e a Comissão Europeia, permite fazer candidaturas a fundos estruturais da União Europeia em várias áreas e momentos das empresas. Saiba se reúne as condições para candidatar a Startup aos incentivos do Portugal 2020.

Financiamento para Empresas

Estas são formas de financiamento para startups e pequenas empresas, dependendo das condições do empreendedor:

Apoios IEFP

Instituto do Emprego e Formação Profissional disponibiliza diversos apoios para abrir uma empresa, pensados para desempregados, jovens à procura do primeiro emprego ou trabalhadores independentes e inscritos no centro de emprego:

  • Pagamento do subsídio de desemprego de uma só vez;
  • Acesso a linha de crédito Microinvest (financiamento até 20 mil euros);
  • Acesso a linha de crédito INVEST+ (financiamento até 100 mil euros);
  • Apoio técnico na elaboração do projeto empresarial.

Crowdfunding

O financiamento coletivo é uma forma eficaz de financiar o início de um novo negócio. Apenas é necessário aceder à plataforma online de crowdfunding e criar uma campanha com a sua ideia de negócio, estabelecendo a meta de financiamento que precisa. Inicie uma campanha de crowfunding em Portugal.

Business Angels

Empreendedores que mentoriam e investem em negócios em fase embrionária podem ser a opção de financiamento para a sua startup. Convém referir que, normalmente, ficam com uma posição minoritária na empresa. Consulte a Associação Portuguesa de Business Angels.

Microcrédito

O microcrédito é a solução ideal para obter financiamento mesmo sem rendimentos ou garantias. Especialmente desenhado para desempregados, jovens empreendedores à procura do primeiro emprego e trabalhadores em regime precário, que pretendem criar o seu próprio negócio. Poderá obter mais informações junto da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC).

Crédito Bancário

Provavelmente um dos tipos de financiamento mais comum, o empréstimo numa instituição bancária pode ser uma opção. Visite as diversas instituições bancárias, analise as taxas de juro e comissões e escolha a mais adequada startup.

Capital de Risco

As instituições especializadas em capital de risco investem em empresas emergentes, exigindo uma participação na empresa. Apostam essencialmente em startups, com elevado potencial de crescimento e grande rentabilidade.

Vendus - Software de Faturação Online

Apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses do software de faturação online Vendus. No plano Flex é possível usar o Vendus sem qualquer tipo de limite: faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados. Tudo sem contratos, nem complicações, pronto a utilizar na hora para impulsionar a sua startUp.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.