6 estratégias para angariar clientes para um estúdio fotográfico e de vídeo

Blog / Empresas / 6 estratégias para angariar clientes para um estúdio fotográfico e de vídeo
6 estratégias para angariar clientes para um estúdio fotográfico e de vídeo

Não basta ter uma ideia de negócio original e abrir uma empresa para ser bem sucedido. Os clientes são os responsáveis pelo sucesso de um negócio, uma vez que sem vendas, não é possível levar a empresa a "bom porto”.

Está sem ideias para angariar novos clientes? Acompanhe 6 estratégias para angariar clientes para o seu estúdio fotográfico!

Uma das principais fases do processo de abertura de um estúdio fotográfico passa pela criação de um plano de marketing e comunicação, com o objetivo de dar a conhecer o negócio, assim como toda a sua oferta (de produtos e/ou serviços) ao seu público-alvo, captando possíveis clientes.

Desse modo, importa ter noção que existem diferentes fases do funil de vendas dos clientes, cujas estratégias devem ser adaptadas e analisadas de forma minuciosa. As principais fases do funil  são:

  1. Atração

  2. Conversão

  3. Relacionamento

  4. Venda

  5. Pós-venda

A primeira fase - atração - pertence ao topo do funil, onde os objetivos principais passam por, como o próprio nome indica, atrair clientes e dar a conhecer a sua marca, produtos e/ou serviços, a partir de diferentes métodos.

6 estratégias para angariar clientes para o seu estúdio fotográfico

1. Investir no branding

O número de estúdios fotográficos e de vídeo em Portugal tem vindo a aumentar, o que implica a necessidade de diferenciação entre si, de maneira a sobreviverem.

Um dos principais fatores de diferenciação prende-se com o branding da marca, ou seja com o nome, logotipo e todo o conceito do estúdio, que inclui a sua missão e valores. Assim sendo, procure criar uma imagem de marca “vendável”, com um conceito integrado e consistente, adaptado ao seu público-alvo, que os faça identificar-se com a marca e desejarem experimentar os seus serviços.

Por exemplo, se o estúdio fotográfico tiver como serviços centrais as sessões fotográficas editoriais e de moda, o conceito do estúdio deverá ser moderno, inovador e simples, ao mesmo tempo, como o próprio conceito dessas sessões.

Ler mais: Estúdio fotográfico e de vídeo: 7 dicas para o sucesso

2. Marcar presença em eventos e feiras

Em Portugal, é tão frequente serem dinamizados eventos e feiras relacionados com fotografia e vídeo, como eventos exclusivos para exposições fotográficas. Existem também feiras focadas noutros temas de grande interesse como casamentos, moda, cultura e entre outros, onde é comum a fotografia também marcar presença, mesmo de forma mais secundária.

Pode ser bastante inteligente marcar presença em alguns destes eventos e feiras, com o objetivo de dar a conhecer o seu estúdio fotográfico. Para isso, aproveite a oportunidade para ser conhecido, mostrar alguns dos trabalhos no seu portfólio, interagir com possíveis interessados e colegas de profissão, criar uma relação de confiança com os mesmos e, até, vender alguns dos seus produtos ou serviços diretamente.

A presença neste tipo de eventos é uma ótima estratégia para captar dados dos clientes, com o seu consentimento e cumprimento das normas de RGPD. Isto dá-lhe a possibilidade de os contactar para fins de marketing no futuro e, até, criar comunicações personalizadas, a partir de uma estratégia de e-mail marketing, enviando newsletters relacionadas com fotografia e vídeo.

Dica: tente diferenciar o seu ponto de venda face às restantes empresas presentes, disponibilizando um cartão de visita com os seus principais contactos, bem como tendo uma atitude simpática e disponível com todos os visitantes e empresas presentes;

3. Criar parcerias com empresas

Uma grande percentagem das empresas tem passado a investir fortemente no seu marketing, externo e interno, considerando os resultados obtidos ao nível das vendas, branding e satisfação dos clientes e colaboradores. Como tal, a utilização de imagens reais e personalizadas tem um enorme impacto nesses mesmos resultados, uma vez que permite uma maior identificação e conexão com a empresa.

Assim, é comum as empresas recorrerem aos serviços de fotografia e vídeo de estúdios fotográficos, agências ou outras empresas especializadas, com o objetivo de terem apoio na captação, criação e gestão de conteúdos.

Deste modo, pode ser eficiente procurar dar a conhecer o seu estúdio diretamente às empresas que procurem por este tipo de serviços e, idealmente, estabelecer parcerias com algumas delas. Para isso, pode criar alguns packs de produtos e serviços, adaptados a diferentes necessidades.

4. Ter parcerias com agências

Assim como é interessante criar parcerias diretas com as empresas, é igualmente vantajoso criar relações e parcerias com agências, nomeadamente agências de publicidade e marketing.

Por norma, este tipo de agências são procuradas pelas empresas para as apoiar na criação e gestão de campanhas de marketing e comunicação, assim como para alguns trabalhos mais específicos, focados em canais de comunicação específicos, como: redes sociais, Influenciadores Digitais, campanhas de rádio e TV, eventos e relações públicas e entre outros.

Desta maneira, as agências são diretamente responsáveis pela criação de conteúdo, necessitando de fotógrafos e videógrafos profissionais para produzir esse conteúdos. Ao criar uma parceria com as agências, terá oportunidade de mostrar mais facilmente o seu trabalho e de angariar uma base de clientes, por meio da agência.

5. Investir numa localização estratégica

Se tiver um estúdio fotográfico fixo, é fundamental pensar de forma estratégica na localização física do mesmo, que impactará diretamente a visibilidade do mesmo.

Esta localização deve, ainda, ser escolhida com base no tipo de serviços a oferecer. Por exemplo, se o seu estúdio fotográfico tiver como especialidade e foco os serviços de fotografia mais “rápidos”, como fotografias tipo passe, faz sentido estar localizado perto de locais de referência, como escolas, lojas do cidadão, metro e entre outros.

Complementarmente, não se esqueça de investir na comunicação e sinalética do seu espaço, como placas direcionais, montra do espaço, ou pequenos outdoors.

6. Assegurar uma presença online

Os canais online têm tido um impacto gigante na atração e angariação de clientes para as marcas, tendo em consideração o nível de digitalização atual das pessoas e o número médio de utilizações diárias deste tipo de canais, para diferentes objetivos.

Considerando o facto das pessoas, nos dias de hoje, optarem por pesquisar online por algum produto ou serviço antes de tomarem alguma decisão, é então essencial estar presente nesses momentos, a partir do investimento numa plataforma digital própria (como os websites e blogs), redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube, TikTok e entre outras), Influenciadores digitais, publicidade paga, e-mail marketing e muitos outros.

Saiba como fazer com que o seu estúdio fotográfico seja encontrado online!

Por fim, paralelamente aos esforços de angariação de clientes, devem existir processos e sistemas capazes de gerir as informações dos mesmos, com o intuito de conseguir criar uma relação de fidelização e a longo prazo com os mesmos.

Já conhece o Vendus?

O Vendus é um Software de de gestão e Faturação Online, simples, prático e intuitivo

Através deste sistema, poderá ter uma ajuda fulcral na gestão dos dados dos seus clientes e emitir as respetivas faturas dos serviços prestados, de forma rápida e em qualquer local.

Este sistema permite, então, gerir todos os processos da sua empresa, quer tenha um estúdio fotográfico físico ou móvel, uma vez que se adapta facilmente a diferentes ferramentas de POS.

Crie já a sua conta e experimente durante 30 dias sem compromisso, a partir de 0,26€/dia!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.