Como tornar o seu estúdio fotográfico mais digital? 

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Como tornar o seu estúdio fotográfico mais digital? 

Se há uns anos a tendência dos consumidores passava pela procura de estúdios de fotografia físicos, hoje em dia já existe uma elevada procura por outro tipo de experiências e serviços, que uma loja de fotografia online já não consegue oferecer. Tem algumas dúvidas? Saiba como tornar o seu estúdio fotográfico mais digital!

É cada vez mais comum as pessoas procurarem soluções em meios digitais para as suas necessidades ou problemas, nomeadamente no que diz respeito a serviços de fotografia e vídeo, ao invés de se deslocarem fisicamente a um estúdio.

Uma presença online garante inúmeras vantagens, especialmente a possibilidade de poder encontrar uma grande quantidade de estúdios fotográficos, comparar os seus serviços, pedir orçamentos diretamente e de forma facilitada, assim como não ter de se restringir a contactar apenas aqueles que estejam presentes fisicamente na zona da sua localidade.

6 formas de tornar o seu estúdio fotográfico mais digital!

1. Website ou outro tipo de plataforma digital

Ter um estúdio fotográfico com loja física pode ser bastante vantajoso e importante na hora de operacionalizar alguns dos serviços de fotografia e vídeo. Adicionalmente, é uma forma de impactar diretamente um tipo de público-alvo que procura soluções mais rápidas e imediatas, como fotografias tipo passe, tiradas na hora. De igual modo, é uma forma de poder criar uma relação de confiança mais facilmente com esse público.

Por outro lado, são cada vez mais as pessoas que gostam de pesquisar, comparar e agendar diretamente os seus serviços, sem terem de sair de casa. Como tal, e especialmente depois destes últimos anos de pandemia, é bastante importante garantir que consegue dar a conhecer e criar formas dos seus clientes poderem visualizar e comprar os seus produtos e/ou serviços, exclusivamente online.

Criar um website ou outro tipo de plataforma digital é uma das melhores formas de iniciar a sua presença online, uma vez que lhe permite montar uma loja de fotografia online, onde os visitantes podem aceder facilmente a todas as informações sobre o seu estúdio, desde a missão, valores, serviços a oferecer, preços, localizações, contactos, profissionais envolvidos, assim como obter diretamente orçamentos personalizados e consultar os catálogos de produtos e serviços disponíveis.

Uma plataforma de e-commerce permite, ainda, a compra e venda direta e, embora muitos empreendedores ainda possam achar complexo criar uma loja online, é bastante simples. Como?

Não precisa de investir em sistemas dispendiosos e complexos. A partir do Vendus Go!, já é possível criar e configurar rapidamente uma mini loja online onde poderá receber e processar todas encomendas dos seus clientes, em poucos segundos.

2. Redes sociais: Instagram, Facebook, Tiktok e entre outras

É praticamente obrigatório estar presente nas redes sociais, se pretende tornar a sua presença mais digital. As redes sociais são uma forma de se tornar mais próximo do seu público-alvo, a partir da partilha de conteúdos relevantes, de forma dinâmica e interativa.

No entanto, para ser bem sucedido, deve criar uma estratégia de redes sociais, isto é, definir em quais redes sociais deve marcar presença e os tipos de conteúdos e formas de comunicação a utilizar em cada uma.

No caso de um estúdio fotográfico, dependendo do seu público-alvo, pode fazer sentido investir no Facebook, InstagramPinterestYoutubeLinkedIn. Estas redes sociais podem ser excelentes para dar a conhecer os seus serviços, mostrar a sua equipa, interagir com o seu público e, principalmente, partilhar as fotografias e vídeos de alguns dos seus trabalhos, como forma de promoção do seu estúdio.

Depois de optar pelos diferentes canais, é importante garantir que utiliza uma comunicação consistente e adaptada a cada um.

Dica: TikTok é uma rede social em alto crescimento, pelo que não ser ser esquecido na sua Explore as suas potencialidades, principalmente se tem como foco a oferta de serviços de vídeo;

3. Google My Business

Já lhe aconteceu precisar de um supermercado e pesquisar no Google para ver qual o mais próximo de si? É bastante comum as pessoas pesquisarem online, nomeadamente por lojas de diferentes produtos ou serviços, mas comprarem offline, por diferentes razões.

Imaginando que tem um estúdio fotográfico fixo com uma loja física, a comunicação do mesmo não deve passar apenas por canais de comunicação físicos, como placas de direção e sinalização, outdoors e entre outros.

É fundamental ter uma conta no Google My Business, uma plataforma online gratuita da Google, que lhe permite marcar no Google Maps a localização física do seu estúdio fotográfico e associar todas as informações relevantes acerca do seu negócio: tipo de loja, horário, contactos, imagens do espaço e entre outras informações.

Assim, ao construir um perfil completo do seu estúdio fotográfico e de vídeo nesta plataforma, conseguirá aparecer mais facilmente nas primeiras posições de pesquisa do Google e, desse modo, angariar um maior número de clientes.

Os clientes têm, ainda, a possibilidade de avaliar o seu serviço diretamente, o que contribui para o posicionamento do estúdio;

4. Exposições de fotografia virtuais

Certos tipos de serviços de fotografia e vídeo, como fotografias mais editoriais ou de moda, são bastante procurados, principalmente por empresas nos setores de moda e beleza.

Por outro lado, fotografias paisagísticas, fotojornalísticas ou de viagens, têm uma procura mais ampla, por diferentes perfis de público, tanto empresas como particulares.

Como tal, se tiver o objetivo de alargar as barreiras, no que respeita à oferta dos seus serviços, e alcançar um público mais variado, que possa viver em concelhos ou países distintos, pode ser inteligente estar presente ou criar as suas próprias exposições virtuais de fotografia, com a disposição do seu catálogo de trabalhos, de forma remota e acessível a qualquer pessoa;

5. Blogs de fotografia

De maneira complementar ao website ou plataforma digital (mais focados na venda), existem os blogs, onde o objetivo principal é a partilha de conteúdos, em formato de storytelling, para os amantes de fotografia.

Dessa forma, pode optar por mostrar e promover os seus trabalhos de fotografia e vídeo em conhecidos blogs sobre fotografia (como o blog Olhares) ou, por outro lado, criar o seu próprio blog de fotografia para expor as fotografias, vídeos e outros trabalhos fotográficos do seu estúdio, assim como partilhar algumas dicas de fotografia.

Criar um blog dá-lhe a vantagem de ganhar a sua própria autoridade e posicionamento orgânico, assim como liberdade para a tomada de decisões. Por outro lado, marcar presença em reconhecidos blogs de fotografia dar-lhe-ão, certamente, uma visibilidade inicial maior, enquanto a sua marca ainda estiver em construção;

6. Publicidade online paga

Já lhe aconteceu pesquisar por, por exemplo, “estúdio fotográfico” no Google e aparecer-lhe diferentes resultados com a indicação de “anúncio”? Ou estar a navegar no Instagram e ser impactado por stories ou publicações de marcas que não segue, mas que representam artigos que pesquisou ou falou nos últimos tempos?

Estes exemplos são uma representação do que é a “publicidade online paga”, que consiste na atração de um conjunto segmentado de clientes, a partir do investimento em dinheiro - o denominado “tráfego pago”.

Este tipo de publicidade tem um impacto gigante na atração de novos clientes e na geração de vendas, uma vez que permite impactar um público segmentado, em diferentes plataformas e a partir de diferentes tipos de comunicação.

Os canais mais utilizados para publicidade paga são o Google AdsMeta for Business (antigo Facebook Ads), Instagram para negócios ou o Online video advertising (Youtube).

Nas últimas semanas, o TikTok também passou a incluir formas de comunicação paga durante os vídeos, o que demonstra o impacto que tem estado a gerar e a oportunidade de investimento para as marcas.

O investimento em tráfego pago deve ser feito depois de construir um posicionamento orgânico de qualidade (SEO - Search Engine Optimization), ou como forma de impactar positivamente a construção desse posicionamento, de forma complementar.

Como vê, existem diferentes formas de tornar o seu estúdio fotográfico mais digital e impactar um maior número de possíveis clientes. No entanto, embora o online tenha um poder enorme hoje em dia, é importante criar uma estratégia omnicanal para angariar clientes para o seu estúdio de fotografia e vídeo - conheça 6 estratégias para o fazer.

Por outro lado, se ainda está numa fase de negócio mais embrionária, acompanhe todos os passos para abrir o seu próprio estúdio fotográfico.

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