Empreendedorismo Jovem - Apoios e Medidas

Blog / Empreendedorismo / Empreendedorismo Jovem - Apoios e Medidas
Empreendedorismo Jovem - Apoios e Medidas

Existem diversos apoios para jovens que pretendam colocar em prática ideias inovadoras e criativas. Listamos algumas medidas de apoio público ao empreendedorismo jovem.

StartUP Portugal

Estratégia do Governo que pretende apoiar o empreendedorismo jovem e promover a criação de emprego. Focado em três pontos essenciais - ecossistema, financiamento e internacionalização - pretende atrair investidores, impulsionar o financiamento das Startups e acelerar o seu crescimento nos mercados internacionais. A StartUP Portugal apoia a criação do próprio emprego, através dos seguintes programas:

MICROINVEST - apoios para a criação do próprio emprego, até 20 mil euros.

INVEST+ - apoios até 95% de 100 mil euros para negócios criados por desempregados.

IAPMEI

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) disponibiliza um conjunto de iniciativas para apoiar negócios em diversas fases de desenvolvimento:

StartUP Voucher - destinado a dinamizar o desenvolvimento de projetos empresariais que se encontrem em fase de ideia. Abrange jovens com idade entre os 18 e os 35 anos, com a atribuição de uma bolsa mensal de 691,70 euros durante 12 meses.

Vale Incubação - para projetos em fase de desenvolvimento (com menos de um ano). Concede um Incentivo Não Reembolsável (INR) com um limite máximo de 7.500 euros.

Vale Empreendedorismo - medida que apoia a aquisição de serviços de consultoria imprescindíveis ao arranque de empresas, nomeadamente a elaboração de planos de negócios.

    Empreende Já

    Destina-se a promover o espírito empreendedor, a criatividade e a inovação da camada mais jovem. Este programa também pretende capacitar os jovens NEET (jovens que não estudam, não trabalham, não frequentam qualquer formação profissional e que não estão inscritos nos centros de emprego), oferecendo formação, aumentando, assim, os seus níveis de empregabilidade.

    Investe Jovem

    Este programa, promovido pelo IEFP, destina-se a jovens com idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 e pretende promover o empreendedorismo jovem, a criação de emprego e o crescimento económico, através de vários apoios:

    • Apoio financeiro ao investimento;
    • Apoio financeiro à criação do próprio emprego dos promotores;
    • Apoio técnico na área do empreendedorismo para o desenvolvimento, estruturação e consolidação do projeto.

    Empreender 2020

    O Empreender 2020 é um projeto da Fundação AEP, apoiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020. Com um investimento elegível de 8688.228,89 euros, financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, este apoio tem como objetivo estimular a cultura empreendedora, criando as condições necessárias para o regresso de jovens que deixaram o país em busca de um futuro diferente.

    A estratégia passa pelo apoio na criação de empresas inovadoras e competitivas, sustentadas numa rede de networking à escala internacional.

    Garantia Jovem

    Mais uma iniciativa do IEFP, a Garantia Jovem tem como objetivo apoiar os jovens quando terminam os estudos e ingressam no mercado de trabalho. Não pretende ser uma garantia de emprego, mas sim uma oportunidade para apostar na qualificação dos mais jovens e favorecer o contacto com o mercado de trabalho.

    Apoio a Jovens Agricultores

    Promovido pelo Programa de Desenvolvimento Rural, este apoio para jovens com idades entre os 18 e os 40 anos, pretende facilitar a implementação de novas iniciativas de jovens agricultores e promover a sua adequada formação e qualificação profissional. O apoio é concedido sob a forma de subsídio não reembolsável, no valor de 40 mil euros por beneficiário.

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.