O que é Ebitda e como se calcula

Blog / Fiscalidade / O que é Ebitda e como se calcula
O que é Ebitda e como se calcula

A EBITDA é um conceito muito importante para as empresas, pois permite compreender a rentabilidade do negócio e determinar a produtividade e eficiência do mesmo. Explicamos do que se trata e como pode calcular de forma prática e clara.

O que é a EBITDA?

EBITDA, sigla em inglês para "Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization" (em português, “lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”), é um indicador de rentabilidade. Assim, o seu cálculo possibilita identificar quanto a empresa gera financeiramente, sem ter em consideração os impostos e outros efeitos financeiros.

Para que serve a EBITDA?

Utilizar um recurso como a EBITDA indica se a empresa dá lucro ou prejuízo. No entanto, deve ser acompanhado de outros indicadores como lucro líquido, evolução do faturamento, situação dos custos e endividamento. Estes são os aspetos em que calcular a EBITDA é uma mais valia para as empresas:

  • Permite calcular a produtividade do negócio;
  • Abre espaço para uma análise objetiva dos ganhos e perdas do negócio;
  • Ajuda na viabiidade de novos rojetos ou da empresa em si;
  • Permite comparações da história da empresa ao longo do tempo;
  • Permite a comparação com outras empresas do mesmo mercado.

Mas nem tudo são vantagens, utilizar exclusivamente este indicador de rentabilidade pode não ser o ideal, pois o EBITDA:

  • Não considera as mudanças de fundo de maneio;
  • Não apresenta o valor real da liquidez;
  • Não tem em conta diversas variáveis, como o endividamento da empresa.

Como Calcular a EBITDA?

Para calcular o Ebitda, é necessário saber o valor do lucro operacional, subtraindo à receita líquida, o custo das mercadorias comercializadas, das despesas operacionais e das despesas financeiras. São consideradas despesas operacionais os custos com marketing, salários e rendas de escritório, por exemplo. Pagamentos de juros e descontos financeiros são exemplos de despesas financeiras.

Lucro Operacional = Receita Líquida - (Custo das Mercadorias + Despesas Operacionais + Despesas Financeiras)

Após identificar o lucro operacional, a EBITDA é calculado de forma simples e direta. Assim, a fórmula para o cálculo da EBITDA é a seguinte:

EBITDA = Resultado operacional + Depreciações + Amortizações

Exemplo de Cálculo de EBITDA

Se uma empresa tiver um lucro operacional de 200 mil euros, com depreciações de 20 mil euros e amortizações no valor de 30 mil euros, este será o cálculo, baseado na fórmula EBITDA:

EBITDA = 200 mil + 20 mil + 30 mil

EBITDA = 250 mil euros.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.