Lista de cursos para Barman ou Empregado de Bar 2023

Blog / Empreendedorismo / Lista de cursos para Barman ou Empregado de Bar 2023
Lista de cursos para Barman ou Empregado de Bar 2023

Quem é o empregado de bar? Existe formação específica para estes profissionais? Quais são as principais saídas profissionais destes colaboradores? Se esta é uma área que lhe interessa, respondemos a todas estas questões e apresentamos os principais cursos existentes em Portugal para esta área profissional.

Empregado de Bar: funções e saídas profissionais

A área da restauração e hotelaria é uma área com grandes perspetivas de crescimento, especialmente quando ultrapassarmos a crise causada pela pandemia. Por isso, apostar em formação nesta área pode ser uma mais-valia profissional.

O Empregado de bar é o profissional que organiza, prepara e executa o serviço de restaurante/bar, em estabelecimentos de restauração e em parceria com outros profissionais, prestando um serviço de qualidade ao cliente. Estas são as principais funções deste profissional:Preparar e limpar os equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/bar;

  • Preparar e limpar os equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/bar;
  • Participar no arranjo da sala de refeições (mise-en-place), de acordo com as características do serviço a executar;
  • Preparar e executar o serviço de vinhos;
  • Atender os clientes e executar o serviço de restaurante/bar, fazendo a ligação com os restantes serviços;
  • Faturar os serviços prestados;
  • Efetuar a limpeza e arrumação dos espaços, equipamentos e utensílios do serviço;
  • Aplicar as normas de segurança, higiene e saúde respeitantes à sua atividade profissional.

Em termos de saídas profissionais, o empregado de bar pode realizar as suas funções em diversos locais, nomeadamente:

  • Unidades Hoteleiras;
  • Restaurantes e bares;
  • Cafetarias e pastelarias;
  • Empresas de Eventos e Catering.

Saiba a diferença entre empregado de bar e chefe de mesa e as suas principais funções.

Cursos para Empregado de Bar

É possível escolher diferentes tipos de formação para ser empregado de mesa ou bartender/barman. Existem cursos de educação e formação para jovens (CEF), cursos de formação profissional e cursos de especialização tecnológica, que diferem na duração e implicam condições de acesso distintas.

Os cursos de educação e formação para jovens pretendem dotar competências escolares, técnicas, sociais e relacionais que lhes permite ingressar num mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. A conclusão de um CEF, com total aproveitamento, confere uma certificação escolar equivalente ao 9º ano de escolaridade e uma qualificação profissional de nível 2.

Os cursos profissionais foram pensados para pessoas com o 9.º ano e com idade até aos 19 anos, que permitem enveredar por uma profissão ou prosseguir os estudos na universidade. No final de um curso profissional, é possível obter certificação escolar equivalente ao 12º ano de escolaridade e um Certificado Profissional de Nível IV da UE.

Os cursos de especialização tecnológica (CET) são uma formação pós-secundária não superior que confere qualificação do nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.

Estes são as principais escolas que disponibilizam a formação de empregado de mesa/bar em Portugal:

    Achou o artigo interessante?

    Software de Faturação e POS
    30 Dias Gratuitos sem compromisso!

    Sobre o Vendus

    O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.