Contratar uma agência de marketing digital: prós e contras

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Contratar uma agência de marketing digital: prós e contras

Entre contratar uma agência de marketing digital ou criar um departamento interno, qual a melhor opção? A resposta a esta questão, tantas vezes feita por muitas empresas e empreendedores, pode não ser assim tão simples. Por essa razão, reunimos as vantagens e desvantagens de contratar uma agência de marketing digital!

Se pondera lançar uma campanha de marketing digital para impulsionar o seu negócio, uma das decisões mais importantes que terá que tomar é se o deve fazer ou não, utilizando os serviços de uma agência de marketing digital.

Em que consiste uma agência de marketing digital?

Uma agência de marketing é uma empresa especializada em ajudar outras empresas a criar e implementar estratégias de marketing, mais propriamente estratégias de marketing digital, com o objetivo de atrair e converter mais clientes.

No entanto, como tudo na vida, contratar uma agência de marketing digital tem seus prós e contras.

Por um lado, uma agência de marketing pode trazer especialização e conhecimento, além de permitir que delegue a responsabilidade do marketing a um grupo de profissionais especializados e experientes. Por outro, o custo de uma agência pode ser alto e pode perder o controlo sobre as suas próprias campanhas.

Conheça os principais prós e contras de contratar uma agência de marketing digital!

- Vantagens de contratar uma agência de marketing

  • Maior autonomia e tempo para outras tarefas

Uma das grandes vantagens de trabalhar com uma agência, não só de marketing como de qualquer tipo, é o facto de poder aproveitar os seus recursos internos para outras tarefas.

Desta forma, ganhará mais tempo para a sua equipa se focar noutro tipo de tarefas e autonomia para as realizar de forma eficiente;

  • Conhecimento de profissionais especializados

As agências de marketing digital, à partida, são empresas formadas por colaboradores altamente especializados num conjunto de áreas do marketing digital, desde:

  • Copywriting;
  • Gestão de redes sociais;
  • Criação de conteúdo;
  • Criatividades;
  • Email marketing;
  • Inbound marketing;
  • SEO (Search Engine Optimization);
  • Geração de leads;
  • Marketing automation (automação de marketing);
  • Análise de dados;
  • Entre outras ações de marketing digital.

Assim, contratar uma agência de marketing pressupõe que terá acesso a um serviço altamente especializado, que garante a qualidade da sua estratégia;

  • Criatividade

Um dos grandes objetivos de contratar uma agência de marketing digital é promover a criação de estratégias e campanhas de marketing criativas e "fora da caixa".

Uma vez que, na maioria das vezes, este tipo de empresas trabalha com diferentes tipos de clientes, de variados setores de atividade, devem ter profissionais altamente criativos e com experiência bastante abrangente, que lhes permite ter ideias inovadoras;

  • Experiência com outras empresas

Como referido no ponto anterior, as agências de marketing digital, por norma, fazem projetos para diferentes tipos de clientes que, muitas das vezes, operam em áreas de negócio bastante distintas.

Essa experiência é fundamental para conhecerem o mercado, identificando:

  • O que funciona com os diferentes públicos-alvo;
  • Tendências do momento;
  • Como está a agir a concorrência;
  • Entre outro tipo de informações relevantes que, por vezes, é mais complicado as próprias empresas entenderem sozinhas;
  • Visão externa da empresa

As equipas internas das empresas, por melhores profissionais que sejam, são altamente suscetíveis a ficarem com uma visão exclusiva da empresa, do negócio e dos objetivos internos, perdendo um pouco o sentido crítico.

Uma vez que é um processo comum e natural de acontecer internamente, torna-se ainda mais importante trabalhar com entidades externas para certos tipos de serviços;

Contras ou desvantagens da contratação de uma agência de marketing

  • Custos associados

Obviamente que contratar uma agência de marketing digital tem custos financeiros associados que, dependendo do tipo de agência e das suas necessidades, podem ser elevados para o seu orçamento.

No entanto, deve analisar qual o retorno desse custo e se, ainda assim, compensa face à contratação de uma equipa interna para fazer o mesmo trabalho, com a mesma ou melhor qualidade. Trata-se de avaliar bem qual o custo-benefício de contratar uma agência de marketing externa versus ter uma equipa de marketing interna ou um departamento interno, especializados nos projetos de marketing;

  • Dependência dos timings da agência

Como já foi referido, uma vez que as agências de marketing digital trabalham, provavelmente, com outros clientes, o seu tempo é limitado para cada um e deve ser gerido entre todos.

Assim, o tempo despendido para cada cliente deve ter em conta o que foi previamente alinhado entre ambos, nomeadamente no contrato de prestação de serviços.

Enquanto empresa, deve ter noção desse tipo de limitação, embora possa sempre alinhar uma possível expansão dos serviços, através de serviços extra pontuais, com um pagamento suplementar associado;

  • Não estar ocorrente dos processos internos

Por vezes, pode ser bastante complexo para as agências adaptarem-se às necessidades, formas de trabalhar e objetivos internos do cliente, uma vez que, como não estão dentro da organização, é difícil entenderem certos aspetos.

Isto tem impacto direito no tempo despendido a pensar e gerir cada tema, assim como nas correções necessárias, até que ambos estejam alinhados.

Embora a experiência e o tempo sejam benéficos para este aspeto, é necessário que as empresas também vão avaliando se a relação entre ambos funciona ou se não faz sentido manter esta parceria.

 

Contratar uma agência de marketing pode ser uma ótima maneira de gerar mais leads e clientes, assim como de investir no crescimento do seu negócio, sem ter de contratar e fazer a manutenção de uma equipa interna. Ainda assim, deve avaliar em as vantagens e desvantagens de cada opção, através do estabelecimento de objetivos e metas SMART, que lhe permitam analisar o real impacto de cada opção.

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