Como gerir um café: 7 dicas essenciais!

Blog / Bares / Como gerir um café: 7 dicas essenciais!
Como gerir um café: 7 dicas essenciais!

Gerir um café é fundamental para ter um negócio bem-sucedido! Por isso deixamos algumas ideias úteis para fazer uma gestão do seu café!

1. Crie um bom plano de negócios

Ter um plano de negócios sólido, que contemple todas as vertentes do negócio de forma objetiva e clara é o primeiro passo para gerir bem o seu café!

Este documento deve incluir uma explicação detalhada da ideia de negócio, uma análise de mercado, um estudo de viabilidade financeira e rentabilidade com projeções de custos/lucros e uma clara estratégia de marketing. Saiba como elaborar o plano de negócios ideal para o seu café!

2. Planeie bem o orçamento

É muito importante que crie um orçamento realista e faça um esforço concreto para o respeitar. A criação do orçamento permite distinguir o que é realmente obrigatório e necessário e não somente o que gostaria de adquirir ou realizar no café. Desta forma evita despesas e endividamento desnecessários no seu negócio!

É muito importante que o orçamento esteja alinhado com o plano de negócios, para uma melhor fluidez na gestão do seu café. Crie um documento para comprar o orçamento com as entradas e despesas reais do negócio, para poder retificar as contas se necessário.

3. Faça um bom controlo de stocks

É fundamental garantir um equilíbrio na quantidade de stock, ou seja, ter stock suficiente que satisfaça os pedidos dos clientes, mas não ter excesso de mercadoria. Apenas desta forma é possível responder à procura do mercado enquanto rentabiliza o negócio e evita perdas desnecessárias.

De forma geral, para fazer uma boa gestão de stock é necessário definir bem os processos de trabalho dos seus colaboradores, identificar cada produto com um código, controlar as datas de validade para evitar desperdício, controlar o stock regularmente e utilizar um bom software de gestão e otimização de stocks. Siga as nossas dicas para fazer uma boa gestão de stocks.

4. Escolha bem os fornecedores

Invista em parcerias saudáveis e de confiança com os seus fornecedores. Desta forma, obtém produtos de qualidade e constrói um bom relacionamento a longo prazo.

Com o tempo pode ainda criar uma marca própria de café e produtos relacionados e ter um bom relacionamento com os fornecedores é fundamental para obter produtos de qualidade a bom preço!

5. Tenha as contas em dia

É muito importante gerir bem as contas e cumprir com os prazos estabelecidos para recebimentos e pagamentos. Isto permite ter um fluxo de caixa saudável. O fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas de dinheiro da caixa do café, essencialmente, o que é pago e o que é recebido. Para um bom controle de fluxo de caixa, é necessário registar detalhadamente os ganhos e gastos.

Esteja atento às datas de pagamento das faturas dos fornecedores e de todos os serviços que utiliza, assim como as obrigações fiscais a que o café está sujeito. Desta forma, evita pagamento de multas ou cessação de serviços.

6. Ofereça boas condições de trabalho

Empenhe-se na fase de recrutamento da equipa que vai trabalhar no seu café e escolha profissionais com as características ideais para o seu negócio. Para além das skills técnicas, a capacidade de trabalho em equipa e sob stress, a agilidade e a facilidade em adaptar-se às circunstâncias, a simpatia e o bom humor, são alguns exemplos que pode usar como referência no processo de contratação.

E lembre-se que criar um bom ambiente de trabalho não está apenas relacionado com os colaboradores, mas especialmente, com as condições justas de trabalho e com um ambiente geral agradável e onde se gosta de trabalhar. E não descure a formação contínua, colaboradores cada vez mais equipados são fundamentais para o sucesso do seu café!

7. Fature com o Vendus

Um programa de faturação simples, intuitivo e com excelente preço é fundamental para gerir bem um café. O software de faturação online Vendus é um excelente exemplo de um programa de faturação certificado, bem-sucedido no mercado. Permite a utilização gratuita durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações.

Este programa de faturação na cloud também disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses, sem qualquer tipo de limite: faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados (plano Flex Vendus). Tudo sem contratos, nem complicações, pronto a utilizar quando precisa! Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu café!

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.