Clínica de medicina ou terapia alternativa: como ser encontrada online?

Blog / Empresas / Clínica de medicina ou terapia alternativa: como ser encontrada online?
Clínica de medicina ou terapia alternativa: como ser encontrada online?

As pessoas procuram cada vez mais por soluções online, nomeadamente no que diz respeito à sua saúde. Tem uma clínica de medicina ou terapia alternativa? Descubra como potenciar que seja encontrada online.

Dores musculares, incómodo nas costas, ansiedade, stress, dificuldade em adormecer, falta de energia, problemas intestinais, comportamento depressivos...são alguns dos problemas mais comuns entre a população.

Se há uns anos, estes temas eram pouco explorados, hoje em dia os canais de comunicação online têm vindo a revolucionar a forma como as pessoas encontram respostas para aquilo que procuram, uma vez que já existe bastante informação disponível online.

Deste modo, se tem uma clínica de terapias alternativas, é essencial garantir uma forte presença digital, de maneira a ser encontrado pelo seu público-alvo. Veja como!

  • Google My Business

A plataforma Google My Business é uma ferramenta gratuita da Google, que permite às organizações destacarem-se nos resultados de pesquisa deste motor de pesquisa. Como? Através de um perfil público, em que são partilhados variados dados relacionados com o negócio, como o nome, número de telefone, e-mail, website, localização (um factor muito pertinente para negócios com espaço físico e que pode ser mostrado diretamente no Google Maps), horário de atendimento e entre outros elementos.

A sua clínica pode também ser promovida através da partilha de fotografias do espaço e dos serviços (por si ou diretamente pelos clientes) ou da publicação de ofertas e notícias, que lhe permite a construção de uma ligação direta e eficiente com os seus clientes.

Além disso, os pacientes podem dar avaliações, fazer perguntas, deixar comentários e, caso disponibilize, fazer o agendamento de consultas diretamente na ferramenta.

Tendo em consideração todas estas funcionalidades, o Google My Business é considerado um dos canais de marketing mais importantes para negócios locais.

  • Website

Ter um website é uma ferramenta imensamente poderosa para criar um espaço online exclusivo para a sua clínica, onde possa descrever detalhadamente todos os serviços terapêuticos e tratamentos fornecidos pela clínica, apresentar os Terapeutas, partilhar os contactos ou permitir que os visitantes possam encontrar os seus sintomas descritos em diferentes conteúdos.

É também vantajoso aproveitar para utilizar formulários de contacto que os seus potenciais clientes consigam preencher para saber mais sobre os seus serviços, pedir orçamentos ou marcar uma consulta de terapia online (que terá impacto direto nas suas leads). Estes formulários são igualmente um meio de aumentar a sua base de dados, que lhe permite utilizar certos dados dos clientes para fins comerciais, nomeadamente para o envio de e-mails e investimento em anúncios pagos (sempre com a devida autorização dos mesmos).

Um website é, ainda, uma plataforma que pode utilizar em combinação com outras técnicas e canais de comunicação, principalmente como fonte de “aterragem” de algumas comunicações e campanhas.

  • Blog de conteúdos

De forma complementar, pode também criar um blog ligado ao site principal e utilizá-lo para promover uma estratégia de marketing de conteúdos, isto é, criar conteúdos relacionados com a terapia alternativa, que ajudarão a aumentar a sua classificação orgânica nos motores de busca, o SEO (Search Engine Optimization).

Alguns exemplos de conteúdos:

  • Vantagens da osteopatia

  • Qual o impacto da acupuntura na saúde mental?

  • Quais as técnicas terapêuticas com mais benefícios?

  • Diferenças entre medicina e práticas convencionais  e terapias alternativas?

  • Como encontrar um terapeuta adequado?

  • Sinais de alerta de que precisa de apoio especializado

  • Tenho dores na cervical - a medicina alternativa pode ajudar?

Por fim, tanto o seu website como o blog devem assegurar uma boa experiência de navegação simples e intuitiva. Desta maneira, se alguém procurar por, por exemplo, "técnicas terapêuticas" no Google, e se ambos estiverem bem otimizados, há uma boa probabilidade de aparecerem no topo dos resultados de pesquisa.

  • Redes sociais

Hoje em dia, é indispensável estabelecer uma presença nas redes sociais onde o seu público-alvo está presente. Para isso, deve analisar quais as redes sociais existentes, as características e funcionalidades de cada uma, assim como o respetivo target.

No caso da sua clínica, pode ser interessante marcar presença no:

  • Facebook e Instagram - são plataformas ideais para partilhar imagens e vídeos dos seus serviços e interagir com o seu público através dos “famosos” stories e diretos (live streamings);

  • LinkedIn - ideal para criar uma imagem corporativa da sua clínica, procurando mostrar quais os benefícios dos seus serviços, parcerias estratégicas, avaliações que tenha tido ou eventos onde marque presença;

  • Youtube - útil para criar vídeos com os Terapeutas da sua clínica, onde expliquem quais as suas especialidades ou desmistificam e respondam a algumas das questões mais comuns ou realizadas pelos pacientes, por exemplo.

Considerando os canais onde decida marcar presença, deve conceber um plano de conteúdos adaptado a cada um, de modo a transmitir, de forma consistente e coerente, os seus serviços.

Se pretende aumentar as suas hipóteses de sucesso, recomenda-se que torne os seus perfis em modo "público" para que os clientes possam chegar até si mais facilmente e partilhar o seu conteúdo, sem restrições.

Além disso, como foi abordado acima, as redes sociais podem também ser utilizadas para conduzir o tráfego para o seu website ou blog.

  • Blogs e revistas online de saúde e cuidado

Milhões de pessoas acedem diariamente a vários websites, blogs e mesmo revistas online para consumir conteúdos relacionados com diferentes categorias, em particular conteúdos referentes à saúde e bem-estar.

Pode utilizar o tráfego e visibilidade dessas plataformas a seu favor, através do estabelecimento de parcerias estratégicas, em que sejam referenciados os serviços da sua clínica ou a sua clínica exclusivamente. A isto chamamos de estratégia de SEO off page, que tem tido bastante impacto na geração de tráfego para as empresas impactadas.

Desta maneira, estando presente em plataformas já reconhecidas pelo público, será mais fácil de gerar confiança e atrair mais visitantes para as suas páginas online, através de backlinks.

  • Plataformas de pesquisa online

Existem plataformas online especializadas em agrupar um conjunto de clínicas e unidades de saúde, relacionadas com as mais diversas áreas de atuação, nomeadamente na área das práticas terapêuticas alternativas.

Estas ferramentas permitem que os pacientes encontrem mais facilmente apoio online, uma vez que os resultados obtidos acabam por ser filtrados às suas necessidades.

A Doctoralia, por exemplo, é uma plataforma onde é disponibilizado o acesso a mais de 22.000 médicos, assim como terapeutas alternativos. Através desta plataforma, todos os pacientes podem marcar online as suas consultas e ser atendidos de forma rápida.

 

Estando presente online, mais facilmente atrairá clientes para a sua clínica, embora existam outras estratégias transversais que pode aplicar - descubra como atrair clientes para a sua clínica de medicina e terapias alternativas.

Por outro lado, não basta atrair clientes para ser bem sucedido. Veja 10 dicas para ter uma clínica de medicina alternativa de sucesso.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS desde 4.99€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.