8 Aceleradoras de Startups em Portugal

Blog / Empreendedorismo / 8 Aceleradoras de Startups em Portugal
8 Aceleradoras de Startups em Portugal

Saiba o que são aceleradoras de Startups, quais as principais vantagens para uma empresa emergente e conheça algumas organizações disponíveis para ajudar empreendedores que pretendem inovar no mundo competitivo das startups.

O que é uma Aceleradora de StartUps

Essencialmente, uma aceleradora de startups é uma entidade que ajuda ao crescimento de negócios que se encontrem numa fase embrionária ou de ideia estruturada. Fornecer todo o apoio necessário para construir e consolidar a empresa, é o grande objetivo das aceleradoras de startups.

O apoio que estas organizações facultam é variado e depende do momento em que a startup se encontra. Poderá ser um programa de mentoria, acesso a networking, apoio financeiro ou possibilidade de utilizar um espaço físico preparado para o efeito.

Por vezes, quando há lugar a investimento e em troca do apoio prestado, as aceleradoras recebem participação nas startups (equity). A forma como essa participação é gerida depende do tipo de programa de aceleração e é acordado previamente entre todos os interessados.

Vantagens das Aceleradoras

Como já vimos, recorrer a uma aceleradora de startups tem imensas vantagens:

  • Acompanhamento de todo o processo de forma continuada;
  • Mentoria e apoio de profissionais especialistas e experientes no mercado;
  • Rede de contactos crucial ao crescimento da startup;
  • Instalações com todos os recursos necessários (incubadoras de startups).

        Aceleradoras StartUp

        Existem em Portugal várias empresas especializadas - aceleradoras de startups - que se dedicam a apoiar e mentoriar profissionais que pretendam inovar neste mundo competitivo.

        1. Fábrica de StartUps

        Sediada em Oeiras, esta aceleradora de startups disponibiliza diversos programas para auxiliar os empreendedores nas diversas fases do processo de criação e desenvolvimento de novos negócios (identificação de ideias de negócio, criação de equipas, desenho do modelo de negócio, descoberta de clientes e lançamento da empresa). Consulte os diversos programas disponibilizados pela Fábrica de Startups.

        Disponibiliza ainda um espaço totalmente dedicado ao empreendedorismo, localizado em Oeiras, com espaço de coworking, gabinetes individuais ou para a equipa, salas de reunião e auditórios.

        2. Indico Accelerator

        Em parceria com a Google, a Indico lançou um programa para startups com modelos de negócio claros e que vão de encontro às necessidades globais do momento. Esta aceleradora de startups vai contar com a expertise dos profissionais da Google, assim como a sua experiência em tecnologia. Para mais informações consulte o site da Indico.

        3. BET (Bring Entrepreneurs Together)

        Situada em Lisboa, a BET organiza eventos e disponibiliza mentoria para apoiar empreendedores e startups. Providencia expertise, networking e oportunidades a estudantes universitários, acompanhando-os no processo de criação de uma startup. Consulte todas as áreas de apoio da BET.

        4. StartUp Business

        Primeira aceleradora e incubadora de empresas direcionada para o mundo do franchising. Especializada em fazer a ligação entre as necessidades dos franchisadores e as soluções mais recentes e inovadoras do mercado. Esta entidade faz o acompanhamento dos projetos desde a sua fase embrionária, colocando-os num mesmo espaço físico e disponibilizando um conjunto de serviços, consultoria e formação em áreas relevantes, para além de apoio técnico e administrativo. Consulte todas as possibilidade em startupbusiness.

        5. AtlanticHub

        Atlantic Hub é uma empresa global com sede em Lisboa, que oferece suporte a startups, internacionalização de empresas e desenvolvimento de software. Conheça os eventos realizados por esta aceleradora e as diferentes áreas que disponibiliza em atlantichub.com.

        6. StartUp Braga

        Dedica-se a apoiar projetos de elevado potencial empreendedor com ambições globais, nomeadamente projetos nas áreas da nanotecnologia, tecnologias para a saúde e economia digital. Atua na promoção e desenvolvimento de um ecossistema empreendedor e na criação, aceleração e incubação de startups. Saiba mais sobre a Startup Braga.

        7. StartUp Leiria

        Desenvolve ideias e negócios através de uma rede de mentores especializada, workshops, sessões de networking, bootcamps e atividades de team building. Conheça todo o tipo de apoio que pode beneficiar no site da Startup Leiria.

        8. StartUp Lisboa

        Esta entidade apoia a criação de empresas e faz o acompanhamento durante o seu primeiro ano de existência. Coloca à disposição dos empreendedores escritórios, bem como uma estrutura de apoio - mentoria, parcerias estratégicas, acesso a investimentos, atividades de networking e uma comunidade baseada no conhecimento e na partilha. Informe-se sobre os programas disponíveis na Startup Lisboa.



        Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
        30 Dias Gratuitos sem compromisso!

        Sobre o Vendus

        O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.