8 Dicas para aumentar as vendas do seu negócio de lavandaria

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8 Dicas para aumentar as vendas do seu negócio de lavandaria

Tem uma lavandaria e não sabe como potenciar o negócio? Se procura aumentar as vendas na sua lavandaria, há várias dicas que podem ajudar. Acompanhe 8 dicas!

Um negócio de lavandaria pode trazer-lhe uma grande rentabilidade, principalmente se for uma lavandaria self-service, cujo investimento inicial é maior, por norma, embora se vá tornando reduzido ao longo do tempo e tenha apenas alguns custos de manutenção.

Apesar disso, como em qualquer tipo de empresa, se não tiver clientes, não terá vendas e, dessa forma, mais tarde ou mais cedo deverá encerrar. Por outro lado, se criar uma estratégia bem definida desde início, no momento em que decide abrir a lavandaria, o processo tornar-se-á mais eficiente.

Saiba como aumentar as vendas da sua lavandaria a partir de pequenas dicas e investimentos!

- Invista na localização da lavandaria

Pode parecer básico, mas é um dos passos mais importantes a definir na altura de abertura da lavandaria: a localização do espaço.

Mesmo que tenha os melhores serviços, máquinas, colaboradores, produtos…se está localizado num local com pouca visibilidade e acessibilidade, dificilmente será procurado e encontrado.

A melhor forma de garantir que toma uma decisão acertada é através de um estudo de mercado para avaliar as necessidades dos seus clientes e analisar a procura e concorrência do mercado. Sugerimos procurar estar localizado em zonas centrais, perto de universidades, alojamentos locais, centros comerciais, mas também em zonas mais remotas, em que possam existir pessoas sem máquina de lavar ou secar em casa.

- Crie um site com boa experiência

Embora deva investir no espaço físico da lavandaria, é também importante ter um espaço online, mesmo que os seus serviços sejam exclusivamente físicos. Quando falamos num “espaço online” referimo-nos a uma plataforma digital, neste caso, um website.

Tendo em conta o facto de uma grande parte das pessoas pesquisarem online no Google antes de optarem por algo, é essencial que a sua lavandaria apareça nos primeiros resultados e que consigam conhecer o negócio, os tipos de serviços e eventuais preços, antes de saírem de casa.

Invista num website intuitivo e adaptado para dispositivos móveis, onde descreva o seu negócio, missão, objetivos, serviços oferecidos, imagens das instalações, contactos e partilhe eventuais reviews.

Para ter o efeito pretendido (aparecer nos primeiros resultados e tornar-se relevante), esse site deve estar otimizado para motores de pesquisa, através de diferentes técnicas de SEO (Search Engine Optimization], isto é, utilizando keywords estratégicas nos seus conteúdos, assegurando uma velocidade de carregamento e cumprindo mais um conjunto de requisitos técnicos.

Para apoiar e completar esta estratégia, pode investir em marketing de conteúdo, isto é, num conjunto de artigos que abordem alguns dos assuntos mais relevantes para os seus potenciais clientes. Até os pode alojar num blog de conteúdos.

- Estabeleça um serviço de apoio ao cliente

Muitas das vezes, os clientes acabam por não ficar satisfeitos com o serviço prestado ou, no caso das lavandarias self-service, podem ter alguma dificuldade em utilizar as máquinas ou ter algum problema.

Para todos esses casos, é fundamental que exista um serviço de apoio ao cliente, composto por profissionais especializados nas diferentes áreas em que possam surgir questões. Estes serviços devem estar acessíveis a partir de uma linha telefónica, e-mail ou pode, até, utilizar chatbots no seu website (um chatbot automático para responder a questões mais simples e um chatbot com atendimento personalizado por parte de um profissional, por exemplo).

Se os clientes sentirem confiança e apoio nas suas transações, as vendas da lavandaria serão, com certeza, impactadas positivamente.

- Faça promoções e campanhas especiais

Uma das melhores formas de atrair clientes e de potenciar as vendas de qualquer tipo de negócio é através de realização de promoções ou de campanhas especiais, uma vez que os clientes, na generalidade dos artigos e serviços, são bastante sensíveis a promoções.

Em contrapartida, este tipo de ação deve ser bastante ponderada e analisada, considerando o facto de impactar negativamente a margem de lucro, poder ir contra o posicionamento da marca e entre outros fatores.

No caso específico de uma lavandaria, pode criar promoções conforme as quantidades de peças, o número de quilos, criar packs de artigos com preços mais vantajosos e entre outro tipo de ações.

Pode também criar um cartão de cliente (físico e/ou digital) com um sistema de carimbos por cada lavagem ou secagem, em que ao final de x número de lavagens ou lavagens, tenha outra lavagem ou outro serviço gratuito - para além de estimular o aumento das vendas, potencia a fidelização de clientes.

Deve, ainda, aproveitar algumas sazonalidades para adaptar às suas promoções ao tipo de artigos mais utilizados nessa época.

- Ofereça serviços complementares

Um dos grandes motivos pelos quais as pessoas, por norma, optam por um serviço em detrimento de outro é a qualidade do mesmo e a experiência oferecida.

Se tem uma lavandaria com atendimento direto ao cliente, é imprescindível formar os seus profissionais para o atendimento ao público, uma vez que devem ser pessoas com um certo nível de simpatia e amabilidade.

Complementarmente, devem ter conhecimentos aprofundados acerca dos diferentes tipos de tecidos e tipos de peças de roupa, sobre os cuidados a ter na sua lavagem, secagem e engomadoria, técnicas de remoção de nódoas e entre outras. Devem, ainda, dominar as diferentes máquinas e equipamentos.

Por outro lado, se tem uma lavandaria em self-service, deve garantir que possui uma equipa de apoio disponível, em caso de qualquer tipo de necessidade e que preste um bom serviço.

- Explore o Google My Business

Se tem um espaço físico e pretende ser encontrado, é obrigatório estar presente no Google My Business - uma plataforma gratuita do Google, onde pode colocar todas as suas informações relacionadas com o negócio: a localização, o nome, contactos, serviços disponíveis, condições de acessibilidade do espaço, métodos de pagamento, horário de funcionamento, fotografias do espaço e muitas outras informações.

Para além de ser uma forma do seu espaço aparecer no Google Maps e nos primeiros resultados de pesquisa do Google (quando tem a localização ativada e está perto da lavandaria ), é também uma plataforma onde os seus clientes podem dar reviews, partilhar dúvidas ou marcar os serviços diretamente, se ativar essa opção.

Incentive os seus clientes a partilhar feedback do serviço e atendimento prestado, assim como do espaço. Desta forma, possíveis clientes optarão mais facilmente pela sua lavandaria, aumentando as suas vendas.

 

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