Factoring: tipos existentes para as empresas

Blog / Empresas / Factoring: tipos existentes para as empresas
Factoring: tipos existentes para as empresas

Factoring é uma forma de cobrar dívidas de terceiros, disponível para as empresas que pretendam liquidez imediata, através de adiantamento dos valores faturados aos clientes. O crédito factoring (antecipação da faturação) é uma forma de dar resposta a pagamentos pendentes dos clientes, permitindo resolver problemas de liquidez e de tesouraria das empresas.

O processo de factoring é relativamente simples, iniciando-se com o estabelecimento de um contrato entre a empresa e o banco (ou sociedade de factoring). Nesta fase, a empresa cede os créditos de curto prazo dos clientes e recebe o valor acordado. A entidade financeira responsável cobra as dívidas dos clientes da empresa, encerrando-se o processo desta forma.

Existem algumas vantagens para as empresas quando recorrem ao factoring, nomeadamente, pagamentos mais rápidos, cobranças mais eficientes, melhor gestão das compras, aumento do capital disponível e ausência de risco e de responsabilidade, que passa para a entidade financeira responsável.

Tipos de Factoring

O Factoring apresenta diversas tipologias que se adaptam às características da empresa e das respetivas dívidas. É muito importante conhecer detalhadamente cada tipo de factoring e escolher o mais adequado.

Factoring Convencional

Factoring básico, mais tradicional, que consiste na aquisição dos créditos existentes por parte da entidade financeira, adiantando os valores à empresa e ficando responsável pela cobrança devida.

Factoring Maturity

Modalidade de factoring que, para além da aquisição de crédito, implica a gestão das contas a receber da empresa.

Factoring Trustee

Tipo de factoring mais completo, que soma o convencional com o maturity, ou seja, para além de assumir os créditos da empresa, também fica responsável pela gestão global das contas da empresa ((pagamentos das contas, impostos, fornecedores, alugueres, etc).

Factoring Exportação

A exportação é intermediada por duas empresas de factoring dos respetivos países, que garantem a garantem a operacionalidade e liquidação do negócio.

Factoring Matéria Prima

Tipo de procedimento em que o factoring atua como intermediário, entre a empresa e os seus fornecedores de matéria-prima. A empresa procede ao pagamento do crédito factoring com a faturação gerado pela transformação da matéria-prima.

Mais Tipos de Factoring

Existem ainda outros tipos de factoring relacionados com a forma de pagamento, localização de empresas e devedores e formas de notificação.

Factoring sem Recurso e com Recurso

Na modalidade de factoring sem recurso, a empresa não terá de devolver os valores adiantados, mesmo que os devedores não efetuem nenhum tipo de pagamento. Isto é possível porque existe uma cobertura de risco associada ao crédito factoring. Diminuição do prazo médio de recebimento e possibilidade de financiamento através de outras fontes financeiras, são algumas das vantagens deste tipo de factoring.

Por sua vez, no tipo de factoring com recurso, caso o pagamento pelo devedor não seja realizado, a empresa tem de devolver os montantes adiantados. Não é tão vantajosa para a empresa, no entanto, é uma opção semelhante ao crédito bancário, com custos mais reduzidos.

Factoring Nacional e Internacional

No factoring nacional, tanto a empresa como os clientes com faturas em atraso estão sediados no mesmo país, o que apresenta diversas vantagens: a língua e moeda são a mesma, o processo é mais simples de executar e existe uma grande probabilidade da entidade financeira já conhecer o devedor.

Já no factoring internacional, as empresas e os devedores não se encontram no mesmo país, o que pode dificultar todo o processo. Muitas vezes, é difícil encontrar uma entidade financeira que efetue factoring internacional, pois, a moeda é diferente, pode haver restrição na circulação de divisas e um elevado nível de risco do país.

Factoring Notificado e não Notificado

No factoring notificado, os devedores são informados que os pagamentos devem ser remetidos para a entidade financeira responsável pelo crédito factoring. Normalmente, esta notificação é feita por carta registada e pode ser simples ou com confirmação(assinada pelo devedor como prova).

O factoring não notificado não implica informar que se está a utilizar este tipo de cobrança. Normalmente, é utilizado quando a empresa não deseja revelar que utiliza factoring para financiar a tesouraria.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.