O que é o Merchandising?

Blog / Empresas / O que é o Merchandising?
O que é o Merchandising?

É um conjunto de técnicas utilizadas trazer mais visibilidade ao produto ou marca que se pretende promover. Basicamente, é uma ferramenta de marketing que pretende atrair os clientes, colocando o produto certo, com o preço adequado, com uma apresentação visual apelativa e no melhor local possível.

 

Tipos de Merchandising

Merchandising de Ponto de Venda

Utilizado para relembrar a marca junto do público, promove a fidelização do cliente. Normalmente são ações promovidas pela empresa junto de público relevante para a marca a promover. Stands de divulgação ou promoção de produtos são um exemplo. Muitas vezes são usados materiais de rápida distribuição como mochilas, tshits, canetas, entre outros. Por exemplo: é vulgar em concertos se ver distribuir objetos, que possam ser utilizados no dia-a-dia, com o nome de uma determinada marca associado aos mesmos.

Merchandising de Sedução

Este tipo de merchandising visa o ambiente que rodeia o produto ou a marca, promovendo uma exploração dos sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição). Assim, as estratégias de marchandising de sedução utilizam a cor, o cheiro, o som, a degustação e diversos estímulos visuais para conquistar o cliente.

Merchandising Editorial

Normalmente chamado de product placement, é um tipo de merchandising que promove a imagem da empresa ou de um determinado produto em filmes, séries ou noutros meios que são visualizados por muitas pessoas. Marcas como Coca-Cola ou Ray-Ban utilizaram esta técnica de merchandising como forma de posicionamento da marca no mercado.

Merchandising Visual

O vitrinismo, a forma mais comum de merchandising visual, pretende atrair o cliente através da exposição de determinado produto. A par do merchandising de sedução, passa ao consumidor o desejo de comprar. Utiliza a montra como espaço decorativo, preparada com itens escolhidos e recorrendo a iluminação, sonorização, aromas e cores.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.