Estratégias para Recrutar os Melhores Profissionais

Blog / Recursos Humanos / Estratégias para Recrutar os Melhores Profissionais
Estratégias para Recrutar os Melhores Profissionais

Escolher o profissional ideal para a sua empresa não é uma tarefa fácil nos dias de hoje. Avaliar apenas as competências técnicas já não é suficiente, é necessário analisar as tendências comportamentais dos candidatos. Por exemplo, saber se o profissional combina com a cultura da empresa ou se tem facilidade em trabalhar em equipa, são alguns dos fatores determinantes para as empresas atuais.

Como Recrutar os Melhores Profissionais

A sua empresa está a crescer, por isso, necessita de contratar mais pessoas. E agora, por onde começar? O que é mesmo fundamental para recrutar os melhores profissionais? Deixamos algumas dicas para encontrar colaboradores que vão de encontro às necessidades da sua empresa:

Estruture os Valores da Empresa
Defina o tipo de gestão, o estilo de trabalho, a cultura da empresa. Se tiver essa informação organizada, vai conseguir facilmente identificar se os potenciais candidatos estão ou não alinhados com os valores da empresa. Também é útil descrever na proposta de emprego umas linhas sobre a cultura da empresa, assim o candidato saberá posicionar-se.

Defina o perfil do colaborador
Determine claramente o perfil técnico e comportamental do profissional que pretende contratar. Provavelmente vai chegar à conclusão que o melhor currículo não é tudo; características pessoais como adaptabilidade, maturidade e capacidade de lidar convenientemente com o stress e a frustração, são essenciais nos colaboradores atuais.

Analise Candidatos Internos
Já sabe exatamente o perfil que precisa para preencher a vaga que pretende. E que tal começar a procurar dentro da empresa? É a oportunidade perfeita para conhecer melhor os colaboradores atuais, perceber os seus objetivos e necessidades, ao mesmo tempo que identifica potenciais candidatos. Os colaboradores vão apreciar este gesto, sentindo-se valorizados, o que promove a motivação. Só benefícios!

Divulgue a Oferta de Emprego
Se não encontrou o  profissional pretendido no processo interno ou a par do mesmo, abra o processo de procura ao mercado de trabalho. Lembre-se de criar um anúncio de emprego claro, que defina exatamente as funções e skills que pretende. Quanto mais exato for o anúncio, mais respostas realmente interessantes vai receber, o que facilita o processo de análise de candidaturas.

Anuncie a proposta de emprego em job boards, frequentemente visitados por profissionais à procura de um novo emprego. Salientamos alguns exemplos:

Coloque também a proposta de emprego no site e nas páginas das redes sociais da empresa, como Linkedin, Facebook, Twitter e Instagram. Os seguidores das páginas podem partilhar com amigos e seguidores, sendo uma forma de divulgar a proposta de emprego sem grande esforço.

Uma sugestão diferente, mas que algumas empresas implementam com sucesso, é o sistema de indicação por recompensa. Anuncie dentro da empresa que pagará um determinado valor a quem indicar um profissional para a oferta pretendida. Esse valor apenas será pago caso o profissional seja o candidato escolhido. Os colaboradores farão a divulgação pela empresa, provavelmente de forma eficiente, porque conhecem exatamente o que esta procura.

Analise as Candidaturas
Após a divulgação de oferta de emprego, vai começar a receber currículos de profissionais. Nesta fase, para aumentar a eficiência, envolva alguns dos colaboradores da empresa no processo de contratação. Eles poderão analisar os currículos à luz das orientações da oferta divulgada e podem participar nas entrevistas, avaliando se o candidato se enquadra na cultura da empresa.

Mas, não fique apenas pelo currículo, procure analisar o profissional online, através do Google ou nas redes sociais, como Linkedin e Facebook. Tente perceber, pelos seus perfis, se se adaptam aos valores da empresa.

Prepare bem a Entrevista
Certifique-se que conhece bem o currículo do candidato e prepare perguntas pertinentes para a posição disponível. Deixamos algumas dicas que podem ajudar durante a entrevista:

  • Quebre o gelo, com um sorriso genuíno e perguntas não relacionadas com a entrevista;
  • Olhe nos olhos e esteja atento ao comportamento do candidato, para além do nervosismo, típico de uma entrevista;
  • Procure falar pouco e dar oportunidade ao candidato de partilhar o seu pensar e a sua opinião;
  • Converse sobre experiências anteriores, para perceber como lida com problemas, trabalho de equipa, etc.

Se necessita de ajuda para preparar a entrevista pode ler o nosso artigo Como Fazer uma Entrevista de Emprego.

Escolha o Profissional
Divulgou da melhor forma possível a sua vaga de emprego, analisou detalhamente as candidaturas e entrevistou os melhores candidatos, agora só tem de escolher o melhor profissional para a posição. Neste momento, relembre a cultura e os valores da empresa e o perfil pretendido. Opte pelo profisissonal que preencher os requisitos ao nível técnico e termos de soft skills.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.