FBC

Como Elaborar uma Estratégia de Merchandising

Como Elaborar uma Estratégia de Merchandising

Merchandising é uma ferramenta de marketing que utiliza um conjunto de técnicas que dão uma maior visibilidade ao produto ou marca, atraindo potenciais clientes.

 

Estratégia de Merchandising

1. Definição do Público-Alvo
Especifique qual o púbico alvo do seu produto ou serviço, quais os seus hábitos, necessidades e padrões de consumo.

2. Delimitação de Objetivos
Defina quais as metas que pretende atingir e qual o prazo para alcançar os objetivos. Assim será mais fácil avaliar a estratégia utilizada e ajustar, caso seja necessário.

3. Criação de Estímulos Direcionados
Os estímulos da estratégia de merchandising devem ir de encontro aos desejos e às necessidades do público-alvo. Só assim é possível disponibilizar produtos que satisfaçam o cliente.

4. Cuidar da Imagem
Ofereça um ponto de venda bonito, agradável e convidativo do ponto de vista do cliente. Um espaço limpo, bem conservado e organizado, passa uma imagem positiva da empresa. Também é importante ter um ponto de venda diferenciador, para ser lembrado pelo cliente e destacar-se da concorrência.

5. Calendarização de Promoções
Crie um calendário anual de promoções para as principais datas comemorativas (natal, passagem de ano, páscoa, dia mundial das crianças, etc). Estas datas devem ser relevantes para a empresa e respetivos produtos ou serviços.

6. Estimulação dos sentidos
Crie experiências sensoriais no contacto com o cliente: som ambiente, iluminação adequada, aromas espalhados, etc. Quanto mais sentidos abranger, mais efetiva será a estratégia.

7. Utilização de Tecnologia
Use a tecnologia a favor da empresa, melhorando a interatividade com o cliente. Permita que o cliente experimente o produto, crie vídeos ou dinâmicas para que o cliente participe ativamente e veja os pontos fortes do seu produto.

8. Focar no mais importante
Saiba o que é importante e foque-se nisso. Encontre o produto mais apelativo ou com o melhor custo-benefício e aposte nesse produto.

Veja também:

O Vendus é fácil e intuitivo. Além disso não existe qualquer compromisso ou fidelização.
Tânia Ribas
Experimentar Grátis


Software de Facturação POS desde € 4/mês sem limites.

30 Dias Gratuitos sem compromisso. Utilize o seu computador e impressora atuais!

Experimente 30 Dias Grátis