Como gerar um ficheiro csv para importar dados

Blog / Empresas / Como gerar um ficheiro csv para importar dados
Como gerar um ficheiro csv para importar dados

Como gerar um ficheiro csv para importar dados

Existem diversos formatos para guardar os seus ficheiros, de acordo com o tipo de conteúdo e necessidade.

 

O que é um ficheiro CSV?

O formato CSV é um tipo de ficheiro de texto utilizado na importação e exportação de dados numa linguagem em que softwares diferentes conseguem ler, como entre um software de CRM e uma folha do Microsoft Excel, ou vice-versa.

Este pode ser importado e exportado de programas como Microsoft Excel, Google Sheets, Apple Numbers, OpenOffice Calc e outros tipos de programas.

CSV significa “Comma-separated-values” que significa “valores separados por vírgulas”. Na prática, isto quer dizer que os dados neste formato normalmente são separados por uma vírgula, em que cada linha corresponde aos dados de um cliente, fornecedor, artigo ou entidade.

 

Como guardar ou exportar ficheiro em CSV

Caso crie um ficheiro Microsoft Excel ou uma Folha de cálculo (Google Sheets) e preencha as células como no exemplo seguinte:


 

Estes dados, ao serem lidos como um arquivo CSV, ficam com as células de cada linha separadas por vírgulas e por um espaçamento de linha, como no seguinte exemplo:

Joana,1997,Aveiro

João, 2021, Lisboa

 

No caso dos dados em que as próprias células já contêm vírgulas, de forma a diferenciar da vírgula que separa os dados, é importante usar aspas (“), como no exemplo:

Joana,1997,”Aveiro, Portugal”

João,2021,”Lisboa, Portugal”

Assim, para exportar esses dados como ficheiro csv, basta clicar em , “Ficheiro”,“Transferir”, selecionar “Valores separados por vírgulas (.csv, página atual)” e guardar:

 

Como Importar dados de ficheiro CSV?

Já para importar, num bloco de notas, basta clicar em “Ficheiro, “Abrir” e selecionar o ficheiro CSV que pretende:

 

 

Este ficheiro irá aparecer no formato de linhas, separados por vírgulas e aspas (caso o texto seja separado por vírgulas), como se pode verificar:

 

Caso pretenda abrir o ficheiro CSV num ficheiro Microsoft Excel ou folha de cálculo, basta clicar também em “Ficheiro”, “Abrir”, selecionar o ficheiro CSV que pretende consultar:

 

Quando o ficheiro abrir, o aspeto será o seguinte:

 

Dica: Para organizar melhor a informação, adicione um header/ linha com o cabeçalho, que explica cada célula, como no exemplo seguinte.

 

Importando o texto do bloco de notas para o Microsoft Excel ou folha de cálculo, ficará com o cabeçalho preenchido:

 

Agora que já sabe como gerar, exportar e importar um ficheiro CSV para transferir os seus dados, esperamos que seja mais produtivo no seu negócio.


Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.