O que é o ROI e como calcular?

Blog / Fiscalidade / O que é o ROI e como calcular?
O que é o ROI e como calcular?

Conheça a ferramenta que avalia se é seguro e rentável investir! Explicamos em detalhe o que é o ROI, como calcular de forma simples e quais as principais vantagens da sua utilização para a sua área de negócio ou empresa.

O que é o ROI?

O ROI - Return over Investment em inglês - é um indicador de desempenho financeiro utilizado pelas empresas para acompanhar o retorno sobre qualquer tipo de investimento. Por exemplo, para perceber se a aquisição de um novo equipamento ou a implementação de uma campanha de marketing é vantajosa para a empresa.

Assim, o cálculo do ROI permite identificar o sucesso financeiro de um determinado investimento, a relação entre o custo e o benefício. Possibilita saber a quantia que a empresa pode ganhar ou perder com um investimento em particular.

Por isso, acompanhar o retorno sobre investimento é crucial para qualquer negócio, permitindo analisar o que aconteceu, perspetivar o que poderá acontecer e identificar, no processo, quais os aspetos que podem ser melhorados.

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é bastante simples, utilizando apenas uma fórmula, que pode ser usada para avaliar o negócio como um todo ou para analisar um projeto ou área específica.

fórmula ROI

 

Considera-se receita todos os valores recebidos através das vendas dos produtos e/ou serviços. Se estiver a analisar apenas uma área do negócio ou um determinado projeto, deve utilizar apenas os valores referentes aos mesmos. Por exemplo, se estiver a calcular o ROI dos produtos vendidos online, considere apenas os valores provenientes das plataformas digitais.

Por sua vez, os custos são as despesas inerentes ao projeto/área. Usando o mesmo exemplo, os custos podem estar relacionados com o custo de utilização da plataforma, gastos com internet e comunicações e o investimento em conteúdo, publicidade e marketing.

O resultado final da fórmula apresenta-se em percentagem o que facilita a compreensão do que representa.

Exemplo de Cálculo de ROI

Este exemplo geral é útil para avaliar o ROI de uma determinada empresa, que apresenta 50 mil euros de receita, com custos na ordem dos 8 mil. Utilizando a fórmula de ROI, temos os seguintes valores:

  • ROI = (50.000 – 8.000) / 8.000 =5,25
  • ROI = 5,25 X 100
  • ROI = 525%

Neste exemplo, o retorno sobre o investimento (ROI) foi de 525%.

Quais as Vantagens e Limitações do ROI?

Proceder ao cálculo do ROI pode ser bastante benéfico para o seu negócio ou empresa. Estes são alguns dos benefícios ao utilizar este indicador de retorno do investimento:

  • Ajuda na decisão sobre investimentos em novos projetos e negócios;
  • Mede como os investimentos podem contribuir para os resultados da empresa;
  • Identifica o valor real que pode ser obtido;
  • Identifica o tempo que a empresa vai demorar a ter lucro;
  • Possibilita a tomada de decisões, baseada em dados concretos;
  • Permite traçar metas e objetivos realistas.

Por outro lado, calcular o ROI apresenta alguns problemas e pode não ser a solução mais completa para avaliar o retorno do investimento, porque não considera:

  • a duração do investimento (apenas avalia os números num determinado momento);
  • a sazonalidade do investimento (o ROI pode ser influenciado por valores de algum momento específico do ano e não de forma geral);
  • o aumento ou diminuição da inflação;
  • os impostos e/ou outras obrigações fiscais.

Para além disto, é importante certificar que está a utilizar os dados mais relevantes para o cálculo, perceber bem qual o valor de receita que deve utilizar e que despesas/custos alocar. Se usar informações erradas, está a influenciar o cálculo do ROI e a obter uma avaliação incorreta.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.