Quais os desafios e apoios para mulheres empreendedoras?

Blog / Empreendedorismo / Quais os desafios e apoios para mulheres empreendedoras?
Quais os desafios e apoios para mulheres empreendedoras?

Em Portugal há cada vez mais mulheres empreendedoras, que abriram ou sonham em abrir o seu próprio negócio. Apesar de todas as transformações sociais das últimas décadas, as mulheres continuam a enfrentar desafios, que vão do financiamento até à conciliação da vida pessoal e profissional.

O empreendedorismo no feminino enfrenta obstáculos, mas existem também apoios que podem ajudar a quebrar barreiras e a aceder a oportunidades para a criação de empresas e de empregos.

O que é o empreendedorismo feminino?

O empreendedorismo feminino diz respeito às iniciativas (com ou sem fins lucrativos) criadas por mulheres. O que inclui não só a criação de empresas, mas também as iniciativas de âmbito social ou ambiental.

Dos pequenos negócios em que a proprietária é a única funcionária, à liderança de grandes empresas, passando pelas startups ou pelo registo de patentes, são vários os exemplos de ideias, projetos e negócios desenvolvidos por mulheres empreendedoras.

Mulheres empreendedoras em Portugal: números e dados

Os números indicam que Portugal é o país europeu onde as mulheres têm mais espírito empreendedor. Segundo um estudo da Mastercard, divulgado em 2025, 57% das mulheres portuguesas identificam-se como empreendedoras, um valor bastante acima da média europeia (18%).

Dados do mesmo estudo indicam que duas em cada cinco (39%) mulheres disseram ter planos para avançar com a abertura de um negócio próprio. Se tivermos em conta apenas as que pertencem à geração Z, essa percentagem aumenta para 63%.

As motivações para o empreendedorismo são, sobretudo:

  • flexibilidade de horários (59%);
  • melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal (47%);
  • maior autonomia profissional e pessoal (39%).

Educação, por exemplo, tutoria (15%), e-commerce (14%) e hotelaria e lazer (12%) são as áreas preferidas para a criação de negócios no feminino.

Em termos globais, de acordo com o Female Innovation Index, as novas empresas fundadas por mulheres atuam sobretudo nas áreas do software empresarial, marketing e educação. Já o investimento em empresas cujas fundadoras são do sexo feminino cresceu 7% durante o ano de 2024.

Os principais desafios para mulheres empreendedoras

A falta de financiamento, aliada às desigualdades salariais que fazem com que tenham menos dinheiro para investir num negócio próprio, é um dos principais desafios enfrentados pelas mulheres empresárias ou pelas que aspiram a sê-lo. A isso somam-se as barreiras culturais e o preconceito, bem como a dificuldade em conciliar os diversos papéis que desempenham.

Os dados do estudo Marstercard mostram como muitas mulheres ainda encontram obstáculos ao seu desejo de empreender e de passar de uma ideia de negócio para a concretização do projeto.

Mais de um terço das mulheres diz não ter possibilidade de criar uma empresa (nos homens este valor é de 28%). Os principais entraves apontados são:

  • falta de dinheiro para investir (57%);
  • desconhecimento sobre os recursos mais adequados (27%);
  • dificuldade em conciliar a atividade com o emprego atual (23%);
  • falta de confiança (18%).

As empresárias que já decidiram avançar referem como principais dificuldades:

  • não saber por onde começar (18%);
  • financiamento (24%);
  • ter de manter outro emprego para garantir um rendimento regular (16%).

Vantagens do empreendedorismo no feminino

O conceito do empreendedorismo assenta na ideia de criar algo novo e diferente dentro de um mercado ou de uma empresa, que impulsione a inovação, criatividade e economia. O empreendedorismo no feminino traz ainda outras mais-valias e as empresas lideradas por mulheres podem fazer a diferença.

Estas são algumas vantagens que as mulheres trazem ao mundo dos negócios.

Diversidade

As mulheres, além de colocarem em prática novas oportunidades, oferecem diversidade ao mundo dos negócios.

Desde a diversidade de género, à cultura ou idade, este aspeto promove a criatividade e inovação empresarial. Várias marcas, atualmente, já usam esta diversidade para beneficiarem de um ambiente de trabalho inclusivo,

Inspiração

Inevitavelmente, homens e mulheres têm histórias de vida diferentes e a forma como vivenciam experiências tem também algumas diferenças, que acabam por moldar a sua abordagem aos negócios.

Desafiar e colaborar com pessoas que pensam de forma diferente impulsiona a criatividade e promove ideias inovadoras.

Soft skills na liderança de um negócio

Soft skills e inteligência emocional podem ser uma importante vantagem competitiva para as mulheres empreendedoras e para os negócios que lideram.

Daniel Goleman, codiretor do Consortium for Research on Emotional Intelligence in Organizations e especialista em inteligência emocional, diz que "as mulheres tendem a ser melhores em média, especialmente ao nível da empatia emocional, ao terem uma maior facilidade em sentirem o que o outro está a sentir". "Também nas competências sociais revelam melhores capacidades, ao terem uma maior facilidade em fazerem os outros sentirem-se bem entre si e em grupo", reforça.

Visão de negócio

Aproveitar a visão que homens e mulheres oferecem nos negócios pode melhorar os resultados financeiros das empresas. Uma pesquisa da McKinsey mostra que as empresas que incluem diversos géneros na liderança têm mais 25% de hipóteses de atingir um desempenho financeiro acima da média do seu setor.

"Quanto maior a representatividade, maior a probabilidade de um desempenho superior", revela o relatório "Diversity wins: How inclusion matters", que conclui também:

  • As empresas com mais de 30% de mulheres executivas tinham maior probabilidade de superar as empresas onde esta percentagem variava entre 10 e 30;
  • Por sua vez, estas empresas tinham maior probabilidade de superar aquelas com ainda menos mulheres executivas, ou mesmo nenhuma;
  • Uma diferença substancial na probabilidade de desempenho superior (48%) separa as empresas com maior e menor diversidade de género.

Quais os apoios e recursos para mulheres empreendedoras?

Além dos apoios gerais ao empreendedorismo atribuídos por entidades como o IEFP ou o IAPMEI, há outros destinados exclusivamente ao empreendedorismo feminino. Existem também plataformas que têm como objetivo apoiar o empreendedorismo, promover a troca de ideias e capacitar as mulheres para a criação e gestão de negócios próprios.

Programa FAME

O FAME (Formação Avançada para Mulheres Empreendedoras) foi criado pelo Instituto para o Fomento e Desenvolvimento do Empreendedorismo em Portugal (IFDEP) e destina-se a mulheres que queiram entrar no mercado de trabalho através da criação de um negócio próprio.

Trata-se de um programa nacional, que é dividido em três eixos;

  • formação
  • ações de consultoria
  • apoio financeiro (para quem tiver obtido aproveitamento na formação).

CREmp - Centro de Recursos de Empreendedorismo

O CREmp - Centro de Recursos de Empreendedorismo tem como objetivo contribuir para o crescimento regional e aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho através do reforço de competências nos domínios do empreendedorismo, inovação e novas tecnologias de informação.

Tem como destinatárias mulheres empreendedoras que residam na região do Alentejo Central e da Beira Interior Sul. Apoia a criação e manutenção de empresas através de  programas de formação em áreas relacionadas com a gestão de negócios.

WEgate - European Gateway for Women’s Entrepreneurship

Nasceu como um projeto europeu, financiado pelo programa COSME. O WEgate oferece às mulheres empreendedoras oportunidades de crescimento e networking, através da partilha de conhecimento e da troca de ideias.

A ação desta plataforma centra-se em três aspetos:

  • Começar - para as mulheres que procuram o melhor caminho para começar um negócio próprio;
  • Crescer - usar o networking para fazer crescer o negócio através da partilha de conhecimento com outras empresárias;
  • Aprender - plataforma de aprendizagem e workshops para adquirir ou reforçar conhecimentos.

A WEgate dá ainda acesso a iniciativas internacionais dedicadas à comunidade, promovidas por business angels e associações parceiras.

Women Winwin

É uma comunidade online de mulheres empreendedoras, que promove o networking entre os seus membros. Proporciona também um Business Mentoring, tanto no formato one-to-one como  de sessões temáticas de mentoring de grupo.

A WomenWinWin é também a instituição representante em Portugal do programa WA4E - Women Angels for Europe´s Entrepreneurs.

Bora Mulheres

O Bora Mulheres é um programa de capacitação que inclui formação especializada, partilha de ferramentas e mentoria para empreendedoras que queiram lançar ou expandir o seu negócio. O programa  tem edições anuais e todas as participantes passam a integrar a "BORA Community", uma comunidade dedicada ao empreendedorismo feminino em Portugal.

Esta comunidade tem uma newsletter e um grupo de Whatsapp que funcionam como uma rede que liga  empreendedoras, facilitando a partilha de novidades, oportunidades e workshops destinados a quem quer criar um novo negócio ou alavancar um que já existe.

Mulheres à obra

Esta comunidade nasceu espontaneamente em 2017 para responder à necessidade de reunir, num fórum de discussão, partilha e cooperação, mulheres que sentiam na pele os desafios da conciliação entre a família e o trabalho.

Contando com mais de 180 mil membros, a Mulheres à Obra tem como objetivo promover a igualdade de género na economia, por via da valorização e reconhecimento da importância do empreendedorismo feminino, com particular enfoque nas mulheres solopreneurs e/ou fundadoras/gestoras de pequenos negócios.

Liderança feminina com o apoio da tecnologia

Com o papel das mulheres nos negócios a crescer, é também altura de olhar para a gestão de uma forma prática e simples, facilitando os processos do dia a dia. O sucesso empresarial é mérito dos próprios empreendedores, mas pode ser apoiado noutros meios, como a tecnologia, que ajudam a gerir o negócio de forma mais completa.

Ao utilizar as ferramentas certas, é possível poupar tempo em tarefas repetitivas e demoradas. Assim, podem concentrar-se totalmente na criação de estratégias para o melhor desenvolvimento do seu negócio.

O Cegid Vendus é um desses exemplos. Ideal para empreendedores e empresários descomplicados, permite faturar e gerir o negócio de forma rápida e simples. Além disso, com este software de faturação online, podem acompanhar os números do negócio, onde quer que estejam, e garantir o cumprimento de todas as obrigações fiscais.

Experimente grátis por 30 dias, sem qualquer compromisso.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Experimente Grátis
Sobre o Cegid Vendus

O Cegid Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.