O que é a Industria 4.0 e qual o Impacto nas Empresas

Blog / Empreendedorismo / O que é a Industria 4.0 e qual o Impacto nas Empresas
O que é a Industria 4.0 e qual o Impacto nas Empresas

Indústria 4.0 é a chamada quarta revolução industrial, momento de interação entre o real e o digital em que vivemos atualmente. Da mesma forma que as revoluções industriais que a antecederam, a Indústria 4.0 surge da necessidade de melhorar os sistemas de produção e os modelos de negócio. Assim, na procura pela inovação e desenvolvimento, a quarta revolução industrial é impulsionada pela tecnologia, que é o meio de comunicação mais utilizado para comunicar e promover produtos e serviços.

Para promover a entrada na Indústria 4.0 existem alguns incentivos destinados às empresas, com o intuito de promover a transformação digital e a adoção de novas tecnologias, melhorando, assim, a competitividade dos negócios.

Conceitos da Indústria 4.0

Este processo tecnológico de inovação e desenvolvimento está assente em alguns conceitos importantes:

Internet das Coisas (IoT)

Refere-se a todo o tipo de máquinas ou equipamentos disponíveis e permanentemente ligados à internet, que facilitam a interação entre os dispositivos tecnológicos e as pessoas. Através dos seus sensores (temperatura, humidade, presença, etc) permitem a recolha inteligente, troca de dados e informações para posterior análise.

Big Data

Hoje em dia é possível armazenar uma grande quantidade de informação, o que possibilita a elaborar previsões, antecipar riscos, tomar decisões e otimizar processos. Mas não é possível analisar manualmente toda esta informação, por isso são utilizados alguns mecanismos, os chamados 6Cs:

  • Conexão à rede industrial para captação dos dados, através de sensores e CLPs (controladores lógicos programáveis);
  • Cyber, modelo de memória utilizado pelas máquinas durante o processamento dos dados;
  • Cloud, armazenamento das informações em servidores virtuais (computação em nuvem);
  • Conteúdo gerado pela análise dos dados, produzindo informações relevantes e de qualidade para o negócio;
  • Comunidade para intercomunicar e partilhar essas informações (equipas internas), auxiliando no processo de criação de estratégias de otimização e desenvolvimento;
  • Customização para tornar a manufatura ajustável, flexível e prática, garantindo a personalização e os valores estabelecidos para o cliente.

Segurança

Aliada aos conceitos anteriores, a segurança é de extrema importância num mundo cada vez mais digital. É crucial assegurar a segurança dos sistemas de informação dentro da empresa, evitando falhas de comunicação entre as máquinas. A informação (Big Data) representa o conhecimento da empresa (know-how) e por isso, deve ser protegida.

Impacto da Indústria 4.0

A quarta revolução industrial é um conceito em desenvolvimento, mas já é possível identificar os benefícios proporcionados às empresas:

  • Aumento da produtividade, devido à otimização dos processos e o aumento da velocidade de produção;
  • Melhoria nas condições de trabalho, o dia a dia do trabalhador torna-se mais seguro e menos stressante;
  • Personalização de produtos e serviços, indo de encontro à exigência do cliente;
  • Adaptação e flexibilidade ao mercado, na medida em que é possível, através da informação obtida através da tecnologia, aproveitar ao máximo as oportunidades do mercado.

Incentivos à Indústria 4.0

Em Portugal, os incentivos à Indústria 4.0 estão integrados na Estratégia Nacional para a Digitalização da Economia, implementada pelo Ministério da Economia e da Transição Digital. Assim, o IAPMEI disponibiliza um conjunto de incentivos para apoiar a modernização e inovação dos produtos, serviços e modelos de negócio:

Vale Oportunidades de Investigação

Pretende apoiar projetos para aquisição de serviços em atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico e de transferência de tecnologia. Com limite de 15 mil euros, 75% não reembolsável. Saiba mais sobre este incentivo aqui.

Vale Indústria 4.0

Apoio para incentivar à criação de uma estratégia tecnológica nas empresas, alinhada com os princípios da Indústria 4.0. Este incentivo, no valor de 7500 euros, pretende apoiar mais de 1500 empresas portuguesas. Conheça os critérios de elegibilidade aqui.

SI I&D Empresas

Medida destinada a apoiar projetos de investigação industrial e desenvolvimento experimental, que levem à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas nos já existentes. Incentivo não reembolsável até 1 milhão (acima desse valor, 25% é reembolsável). Mais informações aqui.

SI Inovação Produtiva

Com o objetivo de promover a inovação empresarial, através de melhorias na forma de produção e nos métodos de fabrico, logística e distribuição, é disponibilizado um incentivo entre 15 e 75% - 50% através de subsídio não reembolsável e os restantes 50% através de empréstimo bancário sem juros. Mais informações aqui.

SI Empreendedorismo Qualificado e Criativo

Devido à reprogramação do programa Portugal 2020, este apoio inclui um incentivo não reembolsável (50%) e um incentivo reembolsável com isenção de juros (50%). Saiba mais detalhes aqui.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.