O que é o dropshipping e como funciona

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O que é o dropshipping e como funciona

O dropshipping é um modelo de negócio no comércio eletrónico em que as questões logísticas são entregues a terceiros. Neste sistema, quem vende não produz e também não é responsável pela embalagem ou envio.

À partida, parece uma forma simples de vender online, mas há vários pontos a considerar antes de avançar e também na própria gestão do negócio. Conheça algumas das perguntas frequentes sobre dropshipping e saiba como montar o seu negócio de forma a que seja bem-sucedido.

Dropshipping: em que consiste?

É um modelo de negócio de e-commerce em que os processos de armazenagem, embalagem, expedição e entrega de produtos aos clientes são subcontratados a um terceiro (o dropshipper).

Ou seja, este sistema permite ter uma loja online sem ter que adquirir os produtos que vai vender e sem lidar com as questões logísticas, como o armazenamento,  inventário ou entregas.

O dropshipping é um método que permite poupar dinheiro e recursos, podendo ser uma solução para quem está a abrir um negócio. Ao entregar o armazenamento, envio e entrega a terceiros, o vendedor fica só fica responsável pela gestão dos pedidos e pela  faturação.

Como funciona o dropshipping?

Neste modelo de comércio eletrónico o vendedor tem uma loja online, mas não é o fabricante e não adquire os produtos que vai comercializar, o que significa que não precisa de ter um stock.

Ainda assim, um dos passos mais importantes é a escolha dos produtos e dos fornecedores,  já que a qualidade e a diversidade vão ser importantes para o sucesso do negócio.

Quando alguém faz uma encomenda, o vendedor recebe todas as informações necessárias ao seu processamento, como o número de artigos e a morada de entrega.  O cliente não tem conhecimento do dropshipping, pelo que este tipo de processo não altera as etapas da experiência de compra online.

O passo seguinte é partilhar os dados da encomenda com o dropshipper, para que este trate das questões relacionadas com a embalagem e envio.

O dropshipper inicia a preparação da encomenda, recolhendo os artigos necessários no armazém e organizando a entrega dos produtos na morada indicada pelo vendedor. O processo termina assim que o cliente recebe o produto.

Quais são as vantagens do dropshipping?

O modelo de dropshipping tem algumas vantagens, nomeadamente a economia de recursos, já que não tem de adquirir stock nem de montar uma operação logística que leve os produtos até ao cliente final.

Conheça as principais vantagens.

Baixo investimento inicial

Se está a começar um negócio online, o dropshipping pode ser uma forma de arrancar sem fazer um grande investimento. Por um lado, não tem de adquirir stock, pelo que, além de não ter de gastar dinheiro em compras, também não corre o risco de ficar com mercadoria parada no armazém.

Como não precisa de um espaço para armazenar produtos ou de uma frota para os entregar, o custo inicial do negócio passa apenas pelas despesas relacionadas com a criação do site, aquisição de um software de faturação (que ajude também na gestão das encomendas e dos clientes) e pelo investimento na promoção da loja online.

Também consegue poupar nos custos de envio, porque este processo fica a cargo do dropshipper. Embora este lhe vá cobrar pelo serviço, será sempre mais barato do que s tivesse de tratar do processo pessoalmente.

Flexibilidade

Usar o dropshipping permite que possa gerir o seu negócio em qualquer lugar, sem que seja necessário um escritório ou um espaço físico para a loja. Na prática, só precisa de uma dispositivo eletrónico com ligação à internet, que permita aceder à loja para receber as encomendas e dar-lhe seguimento.

Esta flexibilidade será ainda maior se optar se optar por um software de faturação online, porque vai estar acessível em qualquer dispositivo e permite, instantaneamente, a emissão e até o envio da fatura para o cliente. Com o pagamento feito, só terá de partilhar a informação com o responsável pela entrega e, a partir desse momento, o dropshipper é o responsável por fazer chegar a encomenda diretamente ao cliente.

Variedade de produtos

Ao utilizar o dropshipping  tem a possibilidade de vender artigos de múltiplos fornecedores e de escolher o posicionamento do seu negócio de comércio eletrónico. Por exemplo, pode criar uma loja online apenas com produtos nacionais ou vender apenas produtos com selo de sustentabilidade.

Como não tem de garantir um stock mínimo, pode optar por ter produtos de vários segmentos, do low cost ao premium, ou escolher um nicho específico de público (por exemplo, vegans) e vender uma grande variedade de artigos que lhe interessem.

Tem ainda a vantagem de não existir um compromisso de venda. Isto é, pode ter parcerias com fornecedores que colocam os produtos no seu site à experiência, sem que seja obrigado a adquiri-los.

Escalabilidade

Um dos benefícios do dropshipping  é o facto de se adaptar a negócios de várias dimensões. Se hoje tem uma pequena loja de e-commerce com poucos produtos e está ainda a conquistar clientes, no futuro pode vir a ter muitos fornecedores e um leque alargado de clientes.

Ou seja, há sempre espaço para crescer, mas dado que uma parte importante das operações estão em outsourcing, o volume de trabalho não aumenta de uma forma que ponha em causa a sustentabilidade do negócio. Mesmo que passe a vender milhares de artigos, também não terá de se preocupar em encontrar um espaço maior para os armazenar.

Desvantagens do dropshipping

Este sistema tem vantagens e desvantagens, sendo que os pontos menos bons podem ser minimizados com uma gestão cuidadosa. Ainda assim, o dropshipping não é isento de riscos, pelo que é importante conhecê-los.

Menor controlo sobre os processos logísticos

Umas das principais vantagens deste modelo pode ser, simultaneamente, a sua maior desvantagem. Um dos aspetos mais importantes do e-commerce é a satisfação dos clientes e esta passa por pontos como a qualidade dos artigos, o cumprimento dos prazos de entrega ou a facilidade de trocas e devoluções.

Ao delegar tarefas como a gestão de stocks e as entregas, pode estar a correr alguns riscos. Se os produtos tiverem defeitos, demorarem a chegar ou forem extraviados, os clientes vão entender que a culpa é do vendedor. O que, a médio e longo prazo, pode prejudicar a reputação da loja e comprometer a fidelização de clientes.

Para evitar este tipo de situação é fundamental escolher fornecedores de confiança e garantir que as empresas responsáveis pelo armazenamento e distribuição cumprem o que é esperado. Avaliar o feedback dos clientes e acompanhar eventuais reclamações ajudam a ter este aspeto mais controlado.

Margem de lucro mais baixa

O processo de dropshipping é comum em empresas de grande dimensão. Neste caso, como têm um grande volume de vendas, uma margem de lucro mais baixa não constitui propriamente um problema.

No entanto, para um vendedor que está a começar o seu negócio e que procura afirmar-se no competitivo mercado online, pode ser um pouco mais complicado, sobretudo se o negócio demorar a arrancar.

Para contrariar os efeitos de ter uma margem mais curta, procure focar-se num ou mais pequenos nichos de mercado em que o preço não seja um fator fundamental e, a partir daí será mais fácil expandir o seu negócio.

Como começar um negócio de dropshipping

Se está a ponderar começar a vender produtos através deste modelo, há alguns passos a dar para garantir que o seu negócio arranca da melhor forma, o que aumenta a probabilidade de ser bem sucedido.

Analisar o mercado

Como em qualquer negócio, o ponto de partida é encontrar o seu público-alvo e perceber de que forma a sua loja online pode trazer valor a esses consumidores.

Por vezes, o segredo é escolher um nicho e concentrar esforços nesse segmento. Trabalhar só com fornecedores nacionais ou com produtos exclusivos com séries limitadas são exemplos de estratégias para criar uma base de clientes.

Conhecer os seus próprios interesses e a tendências do mercado e analisar a concorrência e os produtos mais vendidos são formas de começar a construir a sua loja online e a identidade da marca.

Encontrar o fornecedor de dropshipping

Ter fornecedores confiáveis é um dos segredos dos negócios bem-sucedidos e no caso do dropshipping este ponto é ainda mais importante. Neste modelo de negócio, enviar os produtos nas melhores condições e nos prazos previstos é essencial e, por isso, deve certificar-se que vai trabalhar com os melhores fornecedores.

Para encontrar fornecedores de dropshipping que contribuam para o sucesso da sua loja online deve ter em conta não só a reputação, mas também outros pontos como:

  • existência de uma quantidade mínima de artigos para envio;
  • preços e taxas aplicáveis;
  • qualidade da embalagem;
  • serviço pós-venda (que tipo de atendimento ao cliente tem, como lida com reclamações, etc.;
  • tempo de entrega;
  • política de troca e devoluções;
  • possibilidade de integração com o seu site.

Criar a loja online

A criação da sua loja online é um passo importante, porque vai ser a montra do seu negócio. É possível criar uma loja de dropshipping noutras plataformas de vendas online (mediante o pagamento de uma comissão sobre as transações efetuadas), mas também pode optar por ter o seu próprio site.

Neste caso, é importante que tenha uma identidade própria, que a distinga das demais, mas também que seja funcional e que crie uma boa experiência de compra para o cliente.

Além do cuidado na apresentação e descrição dos produtos, é essencial ter métodos de pagamento diversificados e seguros. Integrar o seu negócio de e-commerce com um software de faturação que automatize a emissão do recibo e o seu envio para o cliente vai tornar o processo mais eficaz e melhorar a experiência de compra.

Tratar dos aspetos legais e fiscais

Ao abrir um negócio não se pode esquecer das questões legais e fiscais. Abrir atividade ou registar a empresa (dependendo da forma jurídica que escolher) é o primeiro passo.

Assim que iniciar o seu negócio passa a ter de cumprir uma série de obrigações fiscais, sendo a emissão de faturas e a sua comunicação à Autoridade Tributária (AT) uma das principais. Neste ponto, a escolha de um software de faturação certificado pela AT, como o Cegid Vendus,  além de obrigatória, é uma forma de tornar o processo mais simples.

Por outro lado, a integração do software de faturação com o seu negócio online vai assegurar mais eficiência e rapidez.

Promover a loja

O marketing é essencial para garantir que vai conseguir chegar aos potenciais clientes, mas também para garantir a sua fidelização. Nos negócios na internet esta estratégia passa bastante por trabalhar para que o seu negócios e os seus produtos surjam nas pesquisas dos consumidores.

Depois, deve investir tempo e alguns recursos para manter a comunicação com os clientes, seja pelas redes sociais, por e-mail ou por um blog com conteúdos relacionados com os produtos que vende.

Um software de faturação que crie relatórios de vendas vai ser uma fonte de informação muito útil para analisar comportamentos e tendências e criar estratégias.

O dropshipping é, como vimos, uma boa alternativa para as empresas que não querem ou não têm meios para enviar um produto diretamente para o cliente, mas é fundamental escolher os parceiros certos.

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