Como criar loja online em 2023

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Como criar loja online em 2023

Nos dias de hoje, existem cada vez mais pessoas a investir num negócio próprio: os chamados "empreendedores". Com os avanços tecnológicos, criar uma empresa online tem vindo a demonstrar ser uma alternativa mais acessível e promissora. Veja como criar uma loja online em 2023!

Optar por criar uma empresa online pode trazer-lhe um conjunto de vantagens, como a flexibilidade de horários, redução de custos ou a possibilidade de trabalhar com clientes de todo o mundo, sem barreiras físicas. Além disso, esse tipo de negócio pode ser feito inteiramente de forma remota, sem necessidade de ter um espaço físico para a sua operação.

Por outro lado, para criar um negócio online, é também preciso investir e dedicar algum tempo ao seu negócio, nomeadamente na criação de um site ou outro tipo de plataforma online, na definição do modelo de negócio ou na escolha das ferramentas e estratégias de marketing digital mais adequadas.

Saiba como montar uma loja online e começar a vender online, sem sair de casa!

1. Abra e registe a sua empresa

Existe a possibilidade de abrir a sua empresa, de forma física ou online. Se pretender fazer tudo online, deve aceder ao Portal da Empresa e clicar em "Criar empresa" online. Autentifique-se (através do cartão do cidadão ou do certificado digital) e insira as informações solicitadas (nome, email, telefone/telemóvel, número de identificação civil e endereço).

Para constituir a empresa, terá de optar pelo tipo de empresa pretendido, sendo que existem diferentes tipos de empresas em Portugal. Para isso, deve selecionar o Código de Atividade Económica (CAE) que faça mais sentido para a sua loja online.

O CAE principal mais utilizado por quem comercializa online é o seguinte:

- CAE 47910: Engloba o comércio a retalho que oferece ao consumidor a possibilidade de encomendar pelo correio, telefone, televisão ou outro meio de comunicação, os bens ou serviços, divulgados através de catálogos, revistas, jornais, impressos, ou quaisquer outros meios gráficos ou audiovisuais. Inclui comércio a retalho e leilões, via Internet.

Consoante o tipo de bens ou serviços comercializados, deve também incluir o CAE ou CAEs secundários.

Para finalizar estes processo, deve proceder ao pagamento do processo de constituição da empresa, tendo em conta os diferentes custos associados:

  • 220€ (constituição de uma empresa com um pacto social pré-aprovado)
  • 360€ (apresentação de pacto social próprio).
  • 100€ (se associar uma marca. Cada marca extra terá o custo de 44€.)
  • Invista numa plataforma de e-commerce

Para comercializar bens ou serviços online, necessita de investir numa plataforma de e-commerce (site de vendas) confiável e segura. Existem diversas opções, sendo que algumas das melhores plataformas para criar uma loja online são o WooCommerce (Wordpress), Shopify, Magento (Adobe Commerce), Shopkit, CTT e entre outros, que oferecem diferentes recursos, templates, designs e funcionalidades (algumas delas grátis) para criar uma loja virtual.

O Vendus Go! é um software gratuito, ideal para pequenos negócios criarem a sua loja online, de forma simples, rápida e intuitiva, com o apoio de profissionais especializados.

Neste tipo de plataformas, é possível inserir os produtos ou serviços, configurar as formas de pagamento e entrega, gerir os stocks, fazer campanhas de marketing e monitorizar as suas vendas.

Complementarmente, devem garantir uma boa experiência de usabilidade aos usuários, através de uma interface intuitiva e de fácil de navegação, rapidez de carregamento, ferramentas de pesquisa eficientes, informações atualizadas ou da adaptabilidade a diferentes dispositivos móveis;

  • Garanta que dispõe de imagens de qualidade com descrições detalhadas

Para vender online, não basta ter uma plataforma digital. Deve investir no conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo, desde textos bem escritos e interessantes (pode partilhar dicas e informações adicionais sobre os produtos, como sugestões de uso, cuidados especiais, entre outras ideias que possam ajudar o cliente a ter uma experiência mais completa com o produto), imagens de boa qualidade e vídeos explicativos, por exemplo.

Isto é uma forma de garantir que oferece uma boa experiência aos seus clientes, ao mesmo tempo que promove a otimização da sua plataformas online ao nível de SEO (Search Engine Optimization), garantindo que tem maior probabilidade de aparecer nos primeiros resultados de pesquisa no motor de pesquisa Google;

  • Disponibilize diferentes métodos de pagamento

Um dos maiores impeditivos de comprar online é a falta de métodos de pagamento diferenciados ou a falta de confiança para os utilizar. Esta é uma preocupação compreensível, uma vez que as transações online podem suscetíveis a fraudes ou roubos de identidade.

Como tal, ofereça opções de pagamento mais seguras, como o PayPal, que oferece proteção ao comprador. Outra opção é autorizar a utilização de um cartão de crédito com recursos de segurança, como o Verified by Visa ou o Mastercard SecureCode, que exigem um código de segurança adicional para autorizar pagamentos online. Por outro lado, o MB Way veio facilitar bastante as compras online;

  • Analise os dados

Se pretende ser bem sucedido, antecipar eventuais necessidades e garantir o sucesso da sua loja online, é extremamente importante medir e analisar o tráfego do seu site ou o comportamento dos seus clientes. Para tal, é importante garantir que utiliza as ferramentas adequadas, como o:

- Google Analytics: é uma ferramenta essencial para medir o tráfego do seu site, podendo acompanhar as visitas e comportamento dos seus usuários, analisar métricas importantes como tempo de permanência, taxa de rejeição, origem de tráfego e entre outras;

- Google Search Console: pode ser usado para monitorizar o desempenho de seu site nos resultados de pesquisa do Google, acompanhando o tráfego, posicionamento e palavras-chave utilizadas pelos usuários para chegar ao site.

A partir destas ferramentas, é possível obter informações importantes sobre os seus usuários e clientes, identificar comportamentos da jornada de compra dos mesmos e tomar decisões que permitam otimizar e melhorar o desempenho do seu site;

  • Utilize um bom sistema logístico

Vender online implica uma maior necessidade de investimento em sistemas logísticos eficientes, de maneira a garantir que os produtos certos são entregues de forma rápida e segura aos clientes.

Para isso, é importante utilizar um bom sistema de armazenamento, gestão e controlo de stock, assim como investir em tecnologias que permitam realizar o rastreamento de pedidos, gestão de transporte e otimização de rotas, de maneira a reduzir custos e melhorar a eficiência da logística de vendas online.

De forma complementar, é essencial que todos os sistemas estejam integrados com a faturação e contabilidade da empresa. Conhece o Vendus?

O Vendus é um software de faturação, certificado pela Autoridade Tributária, que o poderá ajudar a organizar a faturação da sua empresa de forma simples e prática, tendo em conta todas as entradas e saídas de stock, pedidos de clientes, pagamentos e outras ações, de forma inteiramente remota. Experimente gratuitamente o Vendus, durante 30 dias!

  • Assegure a segurança  no tratamento dos dados pessoais

É importante que as empresas de comércio eletrónico, como as lojas online, adotem medidas de segurança fortes nos seus sites, como a criptografia SSL, que protege informações confidenciais durante as transações de pagamento.

Adicionalmente, a verificação de endereços e a autenticação de identidade podem também ajudar a proteger, tanto os consumidores como as empresas de potenciais fraudes.

É ainda obrigatório que este tipo de empresas forneçam informações claras acerca das suas políticas de privacidade e segurança, incluindo a forma como protegem as informações dos clientes;

  • Crie uma equipa de apoio ao cliente

Para estimular a compra online e garantir a confiança por parte dos clientes, é fulcral investir numa equipa de apoio ao cliente online, que esteja sempre disponível para responder a dúvidas e resolver eventuais problemas, através de diferentes pontos de contacto online e físicos (telefone, formulário de contacto, email, chat ou na loja física).

Não obstante, é importante manter uma política clara e flexível de trocas e devoluções;

  • Invista em ações de marketing digital

É fundamental  investir em ações de marketing digital para divulgar a sua loja online e atrair mais clientes. Para isso, utilize as redes sociais para dar a conhecer a sua loja, através de fotografias bonitas, vídeos criativos e utilização de hashtags, que lhe permitem ganhar mais visibilidade e seguidores.

Invista também em marketing de conteúdo, através de um blog agregado ao site principal, de um canal de Youtube ou de um podcast, onde partilhe conteúdo relevante e que possa ajudar os seus clientes e potenciais clientes.

Aproveite as vantagens da publicidade paga, como o Google Ads, Instagram e Facebook Ads (Meta Ads Manager) para alcançar mais pessoas e aumentar o tráfego de visitantes ao seu site e ofereça descontos e promoções exlusivos online ou para quem recomendar a loja a amigos e familiares;

  • Associe-se a plataformas de email marketing

Se pretende fazer a sua loja online crescer, é essencial investir em estratégias de marketing digital da sua empresa, nomeadamente em ações de email marketing. Isso porque o email marketing é uma das formas mais eficazes de comunicar com os seus atuais e potenciais clientes, mantendo-os informados sobre novidades, promoções, lançamentos e entre outros assuntos relevantes.

Para que a sua estratégia de email marketing seja bem sucedida, deve construir uma base de contactos qualificada, definir objetivos claros, criar mensagens relevantes e personalizadas e analisar os resultados (taxas de abertura, cliques, conversão em vendas), de forma a poder ajustar e melhorar continuamente a sua estratégia.

Com uma estratégia de email marketing bem estruturada e implementada, pode aumentar a sua visibilidade online, ampliar a sua base de contactos, melhorar o relacionamento com os seus clientes e aumentar as suas vendas, contribuindo para o crescimento da sua loja online.

 

Alguns dos modelos de negócio de loja online mais conhecidos e utilizados atualmente são o lojas de Dropshipping, que têm sido um sucesso de vendas, nas mais diversas categorias, como na moda - conheça 8 fornecedores de moda para a sua loja online.

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