O Vendus usa cookies para lhe garantir a melhor experiência enquanto utilizador. Ao continuar a navegar no site, concorda com a utilização.

O que é o Stress Laboral e como gerir na Empresa?


Os colaboradores podem enfrentar índices elevados de stress, o que afeta o seu desempenho dentro da empresa ou organização. Identifique os principais sintomas de stress laboral e saiba como pode lidar da melhor forma possível.

O que é o Stress Laboral?

O stress no trabalho é causado pelas pressões que acontecem no emprego. Por exemplo, a tensão causada pela entrega de relatórios dentro de prazos apertados ou dificuldades de relacionamento com colegas ou chefes. Embora o stress laboral esteja mais presente em profissões relacionadas com administração pública, educação e serviços de saúde, os colaboradores de todas as áreas de negócio podem ser estar sujeitos ao stress.

Os principais sintomas são cansaço extremo, desmotivação e falta de realização pessoal, mas existem outros sinais que convém prestar atenção:

  • Sintomas físicos - Fadiga, dores de cabeça, problemas intestinais, distúrbios do sono, nervosismo, tensão muscular;
  • Sintomas comportamentais - Mudanças no apetite, procrastinação, comportamentos nervosos  (roer as unhas), aumento do consumo de álcool, tabaco e drogas;
  • Sintomas emocionais - frustração, agitação, bauxa auto estima, insegurança, dificuldades de relacionamento ou em relaxar;
  • Sintomas cognitivos - desconcentração, pensamentos desordenados, esquecimentos, desorganização, preocupação constante e pessimismo exagerado.

Como Lidar com o Stress na Empresa?

Se os colaboradores da sua empresa apresentam alguns destes sintomas que já mencionamos, poderão estar a sofrer de stress laboral. Mas não pense que os efeitos do stress laboral são apenas pessoais; se o trabalhador não se sente bem, isso vai trazer consequências desagradáveis para a organização. Aumento de conflitos entre colaboradores, mau ambiente de trabalho e dificuldade em resolver problemas, são indicadores dos efeitos do stress laboral na organização.

É possível prevenir o stress laboral ou minimizar os seus efeitos, tanto no trabalhador, como na empresa. Algumas medidas podem ser facilmente adotadas na organização para lidar com os efeitos do stress:

  • Disponibilize ferramentas de gestão de tempo e de organização aos colaboradores;
  • Motive a divisão e delegação de tarefas;
  • Crie um ambiente de trabalho relaxante;
  • Promova atividade de team building para fortalecer os relacionamentos profissionais;
  • Proporcione momentos de descontração e interação entre os colaboradores;
  • Disponibilize serviços que promovam o bem estar (acesso a ginásio);
  • Crie medidas que promovam o estar em família (por exemplo, poder trabalhar a partir de casa ou flexibilidade de horários).

Lembre-se que cuidar do bem estar emocional e físico dos colaboradores da sua organização reduz significativamente o stress laboral!