Software de Faturação na Cloud vs Software de Faturação Offline

Blog / Faturação / Software de Faturação na Cloud vs Software de Faturação Offline
Software de Faturação na Cloud vs Software de Faturação Offline

A obrigação de emitir faturas é uma realidade à qual não é possível escapar. Mas escolher o melhor software de faturação para o seu negócio é outra conversa. Explicamos as principais diferenças entre um programa de faturação offline e um software que permite faturar totalmente online.

Diferenças entre Faturação Offline e Faturação Online

No momento da escolha entre um software de faturação offline ou online, tem de prestar atenção a todos os detalhes das ofertas existentes no mercado e também à especificidade do seu negócio. Não faz sentido pagar um programa extremamente complexo, se não precisar de todas as funcionalidades que este disponibiliza. Por isso, esclarecemos as dúvidas mais comuns, para que faça a escolha mais acertada!

O software de faturação online é mais caro?

Não necessariamente. Quando adquire um programa de faturação offline, normalmente paga pela licença de utilização. Já os softwares de faturação online, normalmente prestados como SaaS (softwares como serviços), implicam um pagamento mensal ou anual pela sua utilização.

No entanto, não é assim tão simples. De forma geral, os softwares online incluem no seu valor todas as atualizações, licenças ou custos extra, enquanto num programa de faturação offline um update ou resolução de algum problema implica sempre o pagamento de uma taxa extra e o tempo de espera por um técnico especializado.

Qual o software mais flexível: online ou offline?

Os programas de faturação offline funcionam localmente, num computador ou vários, se adquirir a licença para cada equipamento.  Com softwares de faturação online, pode aceder a qualquer momento e através de diversos dispositivos (portátil, tablet, etc), o que naturalmente revela uma maior flexibilidade e conveniência em termos de utilização.

O software offline é mais seguro?

Na realidade achar que um programa offline é mais seguro que um software online é um mito. Se não fizer backup dos dados no computador local, como é habitual num programa de faturação offline vai perder dados, se os sistemas online falharem também poderá acontecer. No entanto, atualmente e devido a todos os mecanismos de segurança implementados, é praticamente impossível perder dados ou estes serem divulgados sem autorização. Por isso, ambos são igualmente seguros, desde que cumpra com as recomendações dadas pelos respetivos programas de faturação.

Qual é o software mais rápido: offline ou online?

Depende. Se tiver um serviço normal de internet, os softwares de faturação online fluem e consegue faturar sem problemas. Da mesma forma, se tiver um bom computador, com o programa de faturação atualizado, vai conseguir processar os documentos facilmente. Por outro lado, se não tiver o programa de faturação offline atualizado ou estiver a utilizar um equipamento menos recente, pode deparar-se com alguns constrangimentos.

Como Escolher um Software de Faturação

Perceber as necessidades do seu negócio em termos de faturação e de emissão de outro tipo de documentos e avaliar as diversas opções de mercado são os primeiros passos para fazer uma boa escolha de software de faturação. Conheça as nossas dicas para escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio.

Lembre-se que é obrigatório utilizar um programa de faturação certificado pela Autoridade Tributária. O Vendus é um excelente exemplo de um programa de faturação certificado, bem-sucedido no mercado. Experimente sem compromisso este software de faturação que se adapta ao seu negócio.

Achou o artigo interessante?

Software de Faturação e POS
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.