O que é a Sazonalidade e como lidar?

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O que é a Sazonalidade e como lidar?

A sazonalidade pode ser um fator relevante para o seu negócio, pois pode representar oportunidades de mercado ou comprometer o crescimento da sua empresa. Saiba o que é a sazonalidade, como pode impactar a sua empresa e a melhor forma de lidar com este fenómeno.

O que é a Sazonalidade?

Existem determinados períodos no ano em que as vendas sofrem alterações, por exemplo, épocas como natal, férias de verão ou ainda feriados nacionais. São momentos sazonais, em que poderá veder mais, comparativamente ao restante ano.

Por exemplo, uma gelataria poderá ser mais rentável durante os meses de verão, do que nos outros meses do ano. No inverno as vendas da gelataria são muito mais baixas, o que pode comprometer o sucesso do negócio. O mesmo acontece com a maior parte dos hotéis, que apresentam épocas baixas e altas, de acordo com a procura.

Por isso, é muito importante aproveitar ao máximo o período sazonal de maior rendimento, para colmatar os possíveis rendimentos mais baixos nos outros momentos.

Datas sazonais

Estas são algumas datas sazonais que podem ter influência no seu negócio:

  • Férias de Verão: bebidas, gelados, protetores solares, artigos de desporto;
  • Carnaval: bebidas, artigos de festa;
  • Regresso às aulas: material escolar, manuais escolares;
  • Páscoa: ovos de chocolate, amêndoas, bolos típicos;
  • Dia das mães/pais: presentes, atividades, viagens;
  • Inverno: casacos, alimentos quentes;
  • Dia das crianças: presentes, brinquedos;
  • Natal: doces, todo o tipo de presentes.

Como Lidar com a Sazonalidade?

Para evitar que as variações de rendimento afetem o desenvolvimento do negócio tenha em atenção os seguintes fatores:

Identifique a Sazonalidade do seu negócio
O primeiro passo para lidar com a sazonalidade é identificar os períodos específicos do seu negócio. Assim, pode aproveitar ao máximo os melhores momentos e precaver-se para os meses menos bons. Esta é uma tarefa que deve ser feita periodicamente, para ter sempre os dados atualizados.

Estabeleça preços de acordo com o momento
Ajuste os preços para tirar o maior proveito dos momentos de maior venda e não sair a perder nas épocas de menor rendimento.

Crie pacotes de produtos
Dependendo do seu negócio pode criar pacotes atrativos para atrair clientes nos momentos de rendimento inferior. Por exemplo, se tiver um hotel pode ter um conjunto de noites com jantar a um preço interessante para famílias.

Diminua os Custos
Se tem um negócio particularmente sazonal, procure diminuir os custos fixos, com rendas, colaboradores ou matéria prima. Também pode contratar em regime freelancer ou só em momentos de maior necessidade.



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