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O que são KPI's e qual a importância para as Empresas?


Saiba o que são KPI's e como podem impulsionar o desenvolvimento da sua empresa. Utilize a metodologia SMART para criar KPI's relevantes relacionados com o core business do seu negócio.

Kpi - O que é?

O KPI (Key Performance Indicator) é uma forma de avaliar se uma determinada ação vai de encontro aos objetivos estipulados pela empresa. Os Indicadores Chave de Desempenho (nome dado em português) permitem quantificar o desempenho da empresa e identificar as áreas de sucesso. Estes indicadores também podem ser utilizados como forma de comunicação entre gestores e colaboradores da empresa, valorizando o trabalho de todos.

Os KPI's podem ser:

  • Primários - indicadores estratégicos, utilizados pelos gestores da empresa para verificar de forma rápida se os objetivos estão a ser alcançados. Por exemplo, se a empresa atingiu o lucro pretendido durante o primeiro trimestre do ano;
  • Secundários - indicadores táticos, normalmente geridos pelos responsáveis dos departamentos. Permitem, por exemplo, identificar a origem do lucro da empresa: 25% de vendas online, 75% de vendas localmente.

    Dicas para Escolher Bons KPI's

    O primeiro passo para escolher KPI's relevantes é identificar o que a empresa pretende atingir e quais as metas necessárias para alcançar esses objetivos. Definir esses objetivos torna-se mais simples com a utilização do método SMART. Saiba como criar objetivos essenciais para o seu negócio.

    Assim, e de acordo com o método SMART, os KPI's devem ser:

    • Específicos, facilmente compreendidos por todos os colaboradores;
    • Possíveis de medir clara e objetivamente;
    • Alcançáveis, dentro da realidade;
    • Relevantes para os objetivos da empresa;
    • Estar enquadrados num período de tempo específico.

    Exemplos de KPI'S

    Cada empresa precisa criar os seus próprios KPI's, ajustados à sua realidade e área de negócio. Estes são alguns exemplos de KPI's gerais que podem ser utilizados:

    • Lucro: Indicador importante para perceber o sucesso da empresa;
    • Custo: relevante para gerir despesas e encontrar formas de reduzir gastos;
    • Número de Clientes: análise de novos clientes ou clientes perdidos para saber se a empresa está a ir de encontro às necessidades dos clientes;
    • Custo de Aquisição de Clientes: avaliação do valor que tem de investir para adquirir um novo cliente.

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