Como escolher Software de Faturação Gratuito para a sua empresa?

Blog / Faturação / Como escolher Software de Faturação Gratuito para a sua empresa?
Como escolher Software de Faturação Gratuito para a sua empresa?

Precisa de um software de faturação, mas ainda não tem meios económicos suficientes ou prefere experimentar antes da decisão final? Pode optar por um gratuito! A maioria dos softwares de faturação existentes no mercado permitem um período de experimentação gratuita, onde é possível emitir documentos e gerir temporariamente o seu negócio.

No entanto, em algum momento vai ter de escolher um programa de faturação certificado mais adequado à sua atividade e condição económica. Por isso, listamos algumas dicas para escolher o melhor software de faturação:

Identifique as Necessidades do Negócio

Escolha um programa que se adapta às necessidades do seu negócio. O ideal é que faça uma lista de todas as funcionalidades que o software de faturação deve ter para ir de encontro às especificidades da atividade. Procure responder a algumas questões para identificar exatamente o que precisa:

  • O software de faturação é fácil de utilizar?
  • Preciso de um Software de Faturação na Cloud ou Software de Faturação Offline?
  • A mensalidade/anuidade tem todos os custos incluídos?
  • Existe algum período de fidelização?
  • Permite impressão a partir de impressoras A4 e/ou térmicas?
  • Disponibiliza suporte ao cliente?
  • Permite migrar os dados?
  • Permite gerir compras e stock?
  • Possibilita emissão de documentos através do POS e/ou Backoffice?
  • Posso utilizar em que dispositivos? Computador, telemóvel e tablet? Tem aplicação para Android e iOS?
  • Qual o valor que tenho disponível?
  • O programa está certificado pela AT (Autoridade Tributária e Aduaneira)?

Pesquise os Softwares existentes no Mercado

Faça uma pesquisa das opções de sistemas de faturação existentes no mercado. Como já mencionamos, a maior parte dos softwares oferece um período gratuito (geralmente entre 14 e 30 dias), normalmente utilizado para experimentar as funcionalidades e se estas se adaptam ao negócio.

Escolha três ou quatro programas, experimente e avalie se tem todas as funcionalidades que efetivamente precisa. Às vezes, existem programas de faturação complexos, com funções que nem precisa. Não faz sentido pagar mais e não utilizar metade das funcionalidades no dia a dia!

Compare Preços

Analise todos os custos, pois, para manter o valor mais baixo, o preço dos programas de faturação não contempla atualizações ou assistência técnica. Considere o custo inicial de aquisição, mas também o eventual custo de updates e de manutenção futura. Compare os preços dos diversos programas de faturação certificados que está analisar e calcule as implicações económicas que vai ter no seu negócio.

Verifique também preços de funcionalidades extra que podem trazer benefícios adicionais ao seu negócio. Por fim, escolha como prefere pagar: pagamento único (paga e utiliza para sempre), pagamentos parciais (paga à medida que utiliza) ou ainda uma conjugação dos dois.

O software de faturação online Vendus permite a utilização gratuita durante 30 dias sem compromisso e não tem custos extras de instalação ou de atualizações. Pode ainda optar por um plano totalmente gratuito até 12 faturas por ano.

O Vendus também disponibiliza um apoio ao empreendedorismo através de utilização gratuita durante 3 meses. No plano Flex é possível usar o Vendus sem qualquer tipo de limite: faturação, gestão de stocks, estatísticas e utilizadores ilimitados. Tudo sem contratos, nem complicações, pronto a utilizar na hora!

Confirme se é um programa certificado

A certificação é obrigatória em Portugal, por isso, confirme se os programas que está a pensar experimentar são certificados pelas Finanças. Esta certificação é realizada pela Autoridade Tributária através da atribuição de um número identificativo aos programas que cumpram os requisitos legais em vigor. Se optar por utilizar um software não certificado sujeita-se a multa.

Ao optar pelo Vendus, pode confirmar que é um programa de faturação certificado online, pronto a usar, com o número de certificado 2230/AT. Para saber quais os programas que estão devidamente certificados, consulte a lista completa de programas certificados pela Autoridade Tributária.

Avalie o Apoio ao Cliente

É importante que opte por um programa de faturação certificado que disponibiliza apoio de qualidade. Teste o serviço de apoio ao cliente e avalie a facilidade de comunicação, a existência ou não de custos associados a este apoio e a forma como lidam com o cliente.

No Vendus o suporte ao cliente pode ser feito através do chat, por telefone ou email, entre as 10h e as 18h em dias úteis. Pode ainda recorrer a todo o momento ao Centro de Ajuda, que disponibiliza respostas às questões mais frequentes.

Software de Faturação e POS desde 4€/mês sem limites.
30 Dias Gratuitos sem compromisso!

Sobre o Vendus

O Vendus é um programa de facturação certificado online que permite gerir uma loja em qualquer lugar pois funciona 100% na cloud. Como é um software POS online, permite faturar em segundos num restaurante, bar, cabeleireiro ou qualquer outro tipo de comércio.