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Breakeven: porque é importante para o seu negócio?


O breakeven, também designado como breakeven point ou ponto de equilíbrio, é um momento crucial para qualquer negócio e um dos grandes desafios da gestão financeira de uma empresa.

Mas, afinal, como se atinge este ponto em que os custos e as receitas se equilibram e os lucros começam a estar no horizonte? E como calcular o breakeven de uma empresa ou projeto?

O que é o breakeven?

O breakeven é um ponto de viragem num negócio. Significa que as receitas igualam os custos, ou seja, que a empresa, embora não dê lucro, também não dá prejuízo e que foi encontrado o ponto de equilíbrio para garantir a sustentabilidade do projeto.

Saber como atingir o ponto de equilíbrio é importante para tomar decisões informadas e estratégicas, por exemplo no que respeita a preços, investimentos ou, até, em relação a cortes que permitam reduzir os custos.

É, por isso, um conceito essencial para a saúde financeira de um negócio, que os gestores devem conhecer e ter como meta.

Qual é a importância do breakeven para o negócio?

O breakeven é um indicador fundamental no desempenho da empresa. Quando é alcançado, a empresa não dá lucro nem prejuízo, porque as receitas são suficientes para cobrir todos os custos.

Alcançar o ponto de equilíbrio é uma das metas traçadas quando se cria um negócio, mas é também o objetivo de empresas que passam por processos de reestruturação.

Ou seja, o breakeven é uma ferramenta importante para avaliar a viabilidade de um projeto, mas também para tomar decisões estratégicas que permitam manter uma trajetória positiva e planear um crescimento sustentável.

Permite, por exemplo, antecipar crises provocadas por fatores como uma quebra nas vendas ou por um aumento de despesas. Desta forma, os gestores podem, atempadamente, tomar medidas que minimizem o efeito destas situações na saúde financeira da empresa.

Conhecer o breakeven também é importante para ter uma visão clara sobre a forma como os recursos disponíveis (sejam recursos humanos, financeiros ou operacionais) se adequam (ou não) ao que é necessário para atingir as metas financeiras. E de que forma estão a gerar lucro ou prejuízo.

Por outro lado, se a empresa procura posicionar-se num mercado competitivo este indicador ajuda a perceber qual o preço mais indicado para conquistar clientes sem comprometer a margem de lucro.  É, por isso, uma das métricas essenciais para definir a estratégia de vendas.

Como se calcula o breakeven?

O cálculo do breakeven assenta em três componentes: custos fixos, custos variáveis e preço de venda. Para perceber como se pode calcular o ponto de equilíbrio com base nestes três vetores é útil saber em que consistem.

Custos fixos

Os custos fixos são as despesas que se mantêm estáveis, independentemente da produção ou do volume de vendas. Ou seja, são os gastos com que as empresas podem contar para se manterem a funcionar, independentemente do momento que atravessam.

Entre os custos que não variam estão, por exemplo, arrendamento, salários e despesas com serviços, como água, internet e outras mensalidades e avenças.

Custos variáveis

A principal diferença entre custos fixos e variáveis é que os últimos aumentam ou reduzem conforme a produção ou volume de vendas. Os seja, são as despesas geradas a partir da atividade operacional da empresa e que, por isso, não são estáveis.

Entre estas despesas estão, por exemplo, as matérias-primas (se vender mais vai necessitar de produzir mais), as comissões de vendas ou as despesas com a frota ou envio de encomendas.

Preço de venda

O preço de venda é outra variável usada no cálculo do ponto de equilíbrio e refere-se valor cobrado aos clientes por determinado produto ou serviço. Num negócio que seja financeiramente sustentável a determinação do preço de venda tem de assegurar que existe lucro. Ou seja, que o montante cobrado aos clientes cobre os custos totais e garante uma margem de lucro.

A fórmula para saber qual é o breakeven

O cálculo do breakeven tem como objetivo perceber o volume mínimo de vendas ou a quantidade de produtos ou de serviços que devem ser vendidos para assegurar a sustentabilidade do negócio.

O breakeven por unidades pode ser usado quando o preço unitário é fixo, calculando o número de unidades que a empresa tem de vender para que os custos totais sejam cobertos. Neste caso a fórmula a usar é:

Breakeven (unidades) = Custos Fixos Totais​ / (Preço de Venda por Unidade − Custo Variável por Unidade)

Outra forma para descobrir o ponto de equilíbrio é através do volume de vendas necessário para cobrir custos. Neste caso há que ter em conta a margem de contribuição unitária, isto é, o lucro marginal por unidade. O cálculo é feito da seguinte forma:

Breakeven (valor) = Custos Fixos Totais​ / Margem de Contribuição Percentual

Qual a relação do breakeven com o payback?

O payback, ou período de retorno do investimento, é o tempo necessário para recuperar o investimento que foi feito em determinado projeto. Ou seja, o momento em que os rendimentos acumulados igualam o valor do investimento inicial.

Para perceber qual é o período de retorno divide-se o valor do investimento pelo fluxo de caixa anual.

O breakeven é um indício de que a empresa está no caminho certo para recuperar o investimento inicial. Como é momento em que as receitas cobrem os custos, mostra que o negócio está perto de dar lucro. E será nessa altura que o valor investido inicialmente começa a ser pago.

O tempo que uma nova empresa demora a alcançar o breakeven e o payback depende do tipo de empresa e do modelo de negócio. No caso das startups, por exemplo, podem ser necessários vários anos até que as receitas igualem os custos e mais algum tempo até que o investimento obtenha retorno.

O breakeven nos pequenos negócios

Para os pequenos negócios, porém, pode ser mais complicado esperar pelo momento em que a empresa começa finalmente a vender para cobrir os custos. Até porque o investidor está, muitas vezes, dependente desse rendimento para pagar as suas despesas.

Por isso, é importante ter ferramentas de gestão que sejam úteis na análise financeira e na definição de uma estratégia. Um software de faturação e gestão, como o Cegid Vendus, permite, simultaneamente, faturar, gerir o stock e acompanhar o desempenho do negócio em tempo real.

Além disso, conta com relatórios avançados de gestão e vendas que permitem obter informação valiosa para uma tomada de decisão mais estratégica.

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